Questões de Biologia

Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto a aspectos relacionados às pesquisas com células-tronco, julgue os itens a seguir.

De acordo com a legislação vigente no Brasil, é permitido se realizar uma pesquisa com células-tronco embrionárias obtidas a partir de embriões humanos, desde que sejam produzidos a partir de inseminação in vitro, sejam viáveis e tenham sido produzidos há, no máximo, 3 semanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de diferentes métodos de esterilização e limpeza de materiais de laboratório, julgue os itens que se seguem.

A esterilização em autoclave demanda o aquecimento a temperaturas geralmente entre 121 ºC e 130 ºC, associado ao aumento da pressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos aspectos de fisiologia vegetal, julgue os próximos itens.

As plantas possuem vários hormônios, entre as quais estão as giberelinas, o ácido abscísico, as citocininas, as auxinas, o etileno, os brassinosteróides, as poliaminas, o ácido jasmônico e o ácido salicílico. Estas substâncias podem induzir ou inibir o crescimento e o desenvolvimento vegetal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à biologia e à ecologia da espécie baleia-jubarte, julgue os itens a seguir.

O animal é classificado como Tetrapoda, Amniota e Diapsida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um determinado estudante de Ciências Biológicas, pretende se especializar em Botânica e entre os seus esforços para buscar seus objetivos, é monitor da disciplina Botânica Geral de sua Universidade. Em uma de suas aulas, este estudante fez um esquema simplificado para representar um corte transversal de um tronco de uma árvore, como o mostrado abaixo. Neste esquema, os principais tecidos encontrados foram destacados. Após apresentar tal esquema, pediu aos seus alunos que definissem as funções de cada um dos tecidos apresentados e definiram estes tecidos, como se pode conferir a seguir:

1) Súber é um tecido secundário, constituído por células poligonais, mortas quando maduras, com paredes celulares impregnadas por suberina, resistente à passagem de gases e vapor d’água.

2) Felogênio é um tecido meristemático, comum em caules e raízes de gimnospermas e angiospermas lenhosas, com função de dar origem ao súber e ao feloderma.

3) Feloderma é um tecido localizado na parte interna da periderme, constituído principalmente de células meristemáticas, precursoras do floema.

4) Floema é um tecido condutor de seiva elaborada, constituído por elementos crivados, vários tipos de células parenquimáticas, fibras e esclereides.

5) Câmbio (vascular) consiste de uma bainha cilíndrica de células parenquimáticas cujas divisões originam células do xilema, sendo esta a sua função na planta.

6) Xilema é um tecido vascular complexo, caracterizado pelos elementos traqueais, através do qual água e sais minerais são conduzidos na planta.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A. 1, 2
  • B. 2, 3, 4, 6
  • C. 3, 5 e 6
  • D. 1, 2, 4, 6
  • E. 1, 2, 3, 4, 5, 6

Quanto a aspectos relacionados às pesquisas com células-tronco, julgue os itens a seguir.

Caso sejam produzidas células-tronco que contenham modificações genéticas introduzidas por tecnologia de DNA recombinante, seu descarte não poderá ser feito diretamente no meio ambiente, mesmo que sejam células de organismos não patogênicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de diferentes métodos de esterilização e limpeza de materiais de laboratório, julgue os itens que se seguem.

A exposição ao óxido de etileno e ao paraformaldeído constitui um método de esterilização, desde que a exposição seja realizada nas concentrações suficientes para cada composto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos aspectos de fisiologia vegetal, julgue os próximos itens.

A fotossíntese é realizada nos cloroplastos. Essas organelas possuem um sistema interno de membrana formado por lamelas e tilacóides e uma matriz amorfa constituída principalmente por proteínas. As reações dos fotossistemas I e II ocorrem no estroma enquanto que o ciclo de Calvin nos tilacóides.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à biologia e à ecologia da espécie baleia-jubarte, julgue os itens a seguir.

A baixa densidade de indivíduos no ambiente pode levar a baixa taxa de encontros entre machos e fêmeas na população, o que diminui as chances de eventos reprodutivos, padrão que, conhecido como efeito Allee, ocorre com algumas espécies de baleias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A adrenalina é um hormônio que atua como mediador químico ou neurormônio, facilitando a passagem do impulso nervoso dos terminais axônicos de um neurônio, para as extremidades dendríticas do seguinte. Sua ação no organismo se faz acompanhar de efeitos simpaticomiméticos, tais como taquicardia, hipertensão arterial e palidez, por vasiconstrição periférica (Soares JL., Dicionário etmológico e circunstanciado de Biologia). Sem dúvida, a adrenalina é um dos hormônios mais populares, sendo lembrada nas diversas situações em que o homem se depara no cotidiano, as quais requerem reações de “fuga ou luta”. A(s) glândula(s) responsável(is) pela liberação da adrenalina na circulação é(são):

  • A. Suprarrenais.
  • B. Pâncreas.
  • C. Tireoide.
  • D. Hipófise.
  • E. Paratireoide.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...