Questões de Biologia

Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à biologia molecular e a organismos geneticamente modificados (OGMs), julgue os próximos itens.

A inoculação de vírus do mosaico dourado em feijoeiros é uma técnica de biotecnologia vegetal comum para a inserção de genes com finalidade de melhoramento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.

Nas reações representadas pelas retas 2 e 3, a estrutura primária da enzima é alterada em relação àquela correspondente à reação representada na reta 1.

  • C. Certo
  • E. Errado

No citoplasma das células eucariontes, existem organelas com funções e estruturas específicas. Acerca das peculiaridades dessas organelas, julgue os itens seguintes.

As vesículas achatadas e esféricas e os túbulos intercomunicantes que formam um sistema contínuo denominado retículo endoplasmático possuem uma unidade de membrana, diferentemente das mitocôndrias, que possuem duas unidades de membrana, uma externa e outra interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ecologia de populações e de ecossistemas, julgue os itens subsequentes tendo como referência o texto acima.

Em um ambiente sem limitação de recursos e sem predadores, a população de determinada espécie tende a crescer exponencialmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as técnicas e os equipamentos utilizados em laboratórios de biologia molecular, julgue os itens que se seguem.

Em um sistema de eletroforese de proteínas com uso de SDS (dodecil sulfato de sódio), espera-se que todas as proteínas migrem em direção ao pólo positivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A preparação de soluções e o uso de equipamentos são tarefas rotineiras em um laboratório e necessitam de atenção e conhecimento. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Para a preparação de 500 mL de uma solução de permanganato de sódio (NaMnO4 – massa molar aproximada de 160 g/mol) a 1,5 molar é necessário cerca de 120 g do respectivo sal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os diversos componentes presentes na água, que alteram seu grau de pureza, podem ser retratados em termos de suas características físicas, químicas e biológicas. Essas características podem ser traduzidas na forma de parâmetros de qualidade da água. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Alcalinidade é a concentração de cátions multimetálicos em solução, como os divalentes Ca 2+ e Mg 2+

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à biologia molecular e a organismos geneticamente modificados (OGMs), julgue os próximos itens.

Alguns sistemas de cultura de células animais permitem a multiplicação celular em suspensão, sem a obrigatoriedade de adesão celular a uma superfície.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.

Caso o sítio catalítico da enzima seja composto por argininas, a acidificação do meio onde ocorre a reação aumentará a tendência à formação de cargas positivas nesse sítio.

  • C. Certo
  • E. Errado

As células possuem capacidade de crescer e se reproduzir. Com relação aos processos cíclicos que ocorrem nas células, denominados ciclos celulares, julgue os próximos itens.

Existem três tipos básicos de ciclos de vida entre os vários organismos. Naquele denominado diplobionte, há uma fase que ocorre nos organismos haploides (N) em que os esporos produzidos na meiose dão origem a organismos adultos diploides (2N).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...