Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere um experimento laboratorial em que se deseja modificar o material genético de um microrganismo (bactéria obtida a partir de cultura em uma região infectada na pele de um animal) pela inserção de um plasmídio semelhante ao mostrado na figura acima. Na figura, 1 representa um marcador de fluorescência, 2 representa um gene para a síntese de betalactamase, que confere resistência a agentes antimicrobianos, 3 representa a seqüência do promotor e 4 representa a origem de replicação. As regiões contidas entre 1, 2, 3 e 4 apresentam diversos sítios de restrição diferentes. Considerando os aspectos da bioquímica e da biologia molecular envolvidos nesse experimento, julgue os itens de 71 a 85.
Pelas informações do experimento, é possível deduzir que a espécie do microrganismo em questão não sofria mutações antes da manipulação genética.
Acerca da fisiologia humana, julgue os itens que se seguem.
O sangue que chega ao coração vindo dos pulmões é do tipo venoso, e apresenta alta concentração de gás carbônico.
A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
Metilação é uma modificação química na molécula de DNA que pode ser induzida pelo ambiente.Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.
Diversas espécies arbóreas de mangue se reproduzem por viviparidade, o que permite que as sementes permaneçam na árvore-mãe até se transformarem em plântulas (propágulos).
Os efeitos da poluição atmosférica começaram a ser considerados problema de saúde pública a partir da Revolução Industrial. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
A poluição atmosférica tem afetado de maneira geral a saúde da população, sendo as crianças e os idosos os grupos mais suscetíveis.
Um projeto de pesquisa foi submetido à análise de viabilidade e de características técnicas, tais como a adequação da metodologia utilizada aos objetivos propostos. O projeto a ser analisado apresenta como proposta a caracterização de alterações nas vias metabólicas de leucócitos em resposta a infecções bacterianas. A estratégia sugerida para atingir o objetivo proposto envolve, entre outros ensaios, a separação de leucócitos, a divisão da população de células em duas alíquotas (uma a ser exposta a microrganismos e a outra a ser usada como grupo controle); a lise celular dos leucócitos; a separação, identificação e caracterização de biomoléculas das células em questão, de forma a se realizar uma comparação entre células expostas e células não expostas ao contato com determinado tipo de microrganismo. Nos objetivos do projeto, encontram-se a comparação entre mecanismos de sinalização envolvendo diferentes tecidos e a comparação entre vias metabólicas nos leucócitos. Pretende-se, por exemplo, quantificar enzimas da via glicolítica presentes nos diferentes estados. Nas justificativas apresentadas, é referido que outros autores já identificaram diminuição na concentração de ATP e de NADH em leucócitos expostos a microrganismos.
Considerando a situação descrita, julgue os itens que se seguem.
A quantificação de RNAm das referidas enzimas seria uma abordagem alternativa à quantificação das proteínas, desde que o projeto não tenha por objetivo a análise de modificações pós-traducionais ou de variações de splicing.
Biologia - Microbiologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
No processo de micropropagação clonal de plantas em grande escala, a seqüência de técnicas fundamentais adotadas para a transferência dos explantes são:
produção de protoplastos, exposição à luminosidade e cultivo de meristemas.
plaqueamento em gel de duas fases e dormência de brotos.
organogênese, multiplicação e aclimatização.
cultivo de anteras, redução de carvão ativado e redução da aeração.
Considerando os diversos aspectos do trabalho em um laboratório de microbiologia e os conceitos correlatos, julgue os itens que se seguem. O mecanismo mais comum de metabolismo aeróbio em bactérias é o uso da cadeia transportadora de elétrons presente em suas mitocôndrias.
A partir do texto apresentado, julgue os itens a seguir.
A heterogeneidade de espécies e de conceitos de espécies não permite a criação de sistemas de informação capazes de prover o armazenamento e a recuperação de informações fundamentais de biodiversidade.
Considere um experimento laboratorial em que se deseja modificar o material genético de um microrganismo (bactéria obtida a partir de cultura em uma região infectada na pele de um animal) pela inserção de um plasmídio semelhante ao mostrado na figura acima. Na figura, 1 representa um marcador de fluorescência, 2 representa um gene para a síntese de betalactamase, que confere resistência a agentes antimicrobianos, 3 representa a seqüência do promotor e 4 representa a origem de replicação. As regiões contidas entre 1, 2, 3 e 4 apresentam diversos sítios de restrição diferentes. Considerando os aspectos da bioquímica e da biologia molecular envolvidos nesse experimento, julgue os itens de 71 a 85.
A dimerização de nucleotídios de timina é um tipo de dano ao DNA que pode ser corrigido pelo mecanismo de excisão de nucleotídeos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...