Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em um levantamento da variabilidade genética de 4 espécies de animais de uma grande região, encontraram-se os seguintes resultados, a partir do estudo de populações de 10 locais distribuídos ao longo desta região.
Foram feitas as seguintes afirmações:
I. A conservação da variabilidade genética da espécie A depende da manutenção de muitas populações.
II. B tem a menor variabilidade interpopulacional.
III. C têm mais variabilidade intrapopulacional que D. IV. D apresenta evidências de depressão por endocruzamento.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
III e IV.
I e III.
II, III e IV.
Um tema que vem sendo pesquisado e discutido desde a introdução dos organismos geneticamente modificados (OGMs) é a possibilidade de co-existência entre estes e a agricultura orgânica. De acordo com dados atuais, essa co-existência é extremamente problemática, e a agricultura orgânica tende a uma drástica redução nas regiões de cultivo extensivo de OGMs. Paralelamente à questão social, a contaminação por parte dos OGMs tem sido também alvo de investigações e, até o momento, não há consenso com relação ao tema. Relatos de escape gênico, isto é, de pólen de plantas transgênicas participando da polinização de não-OGM, podem ser encontrados com freqüência na literatura. Considerando esse assunto e temas a ele relacionados, julgue os itens subseqüentes. A conseqüência direta do escape gênico em plantações orgânicas é a possibilidade de encontro de material genético alheio à espécie em cultivo.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens que se seguem a respeito do cerrado e de sua ocupação.
A fertilidade dos solos do cerrado constitui uma das principais razões para sua rápida ocupação com atividades agropecuárias.
Considerando a legislação ambiental brasileira, julgue os itens seguintes.
Segundo a Lei dos Crimes Ambientais (Lei n.º 9.605/1998), ao ser verificada uma infração que envolva a apreensão de animais, estes devem ser libertados em seu habitat ou entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, desde que fiquem sob a responsabilidade de técnicos habilitados.
Diante de uma pessoa com uma doença grave, há razões tanto para lhe comunicar quanto para não lhe comunicar sua real situação, razões que estão ligadas à ética e a aspectos psicológicos e práticos. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.
A favor da revelação do diagnóstico da doença grave ao paciente estão os seguintes motivos: instaurar uma relação de confiança, colocar fim na incerteza que atormenta e favorecer o processo de luto.
Coacervatos são aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e de salinidade. No processo de formação de um coacervato, moléculas de proteínas agrupam-se em glóbulos microscópios, ao redor dos quais se organiza uma película de moléculas de água, que passa a separar o conteúdo do coacervato do ambiente ao redor. De acordo com a teoria de Aleksandr I. Oparin 1894-1980), os primeiros seres eram
Considere um experimento laboratorial em que se deseja modificar o material genético de um microrganismo (bactéria obtida a partir de cultura em uma região infectada na pele de um animal) pela inserção de um plasmídio semelhante ao mostrado na figura acima. Na figura, 1 representa um marcador de fluorescência, 2 representa um gene para a síntese de betalactamase, que confere resistência a agentes antimicrobianos, 3 representa a seqüência do promotor e 4 representa a origem de replicação. As regiões contidas entre 1, 2, 3 e 4 apresentam diversos sítios de restrição diferentes. Considerando os aspectos da bioquímica e da biologia molecular envolvidos nesse experimento, julgue os itens de 71 a 85.
Para que seja produzida uma bactéria classificada como organismo geneticamente modificado é necessário um sistema que permita a inserção de novos genes em seu núcleo.
O termo biotecnologia é utilizado stricto sensu para designar técnicas bioquímicas e de biologia molecular que permitem manipular e transferir informação genética entre seres vivos de espécies diferentes. Com relação à biotecnologia de plantas, julgue os seguintes itens.
Em lavouras de algodoeiros transgênicos resistentes a insetos via expressão de proteínas de Bacillus thuringiensis, o plantio de áreas contíguas com algodoeiros convencionais desfavorece a eficiência dessa tecnologia, pois aumenta a pressão de seleção entre os insetos para resistência às proteínas expressas pela planta.
Relacione as colunas abaixo.
Coluna 1
I. Genótipo
II. Fenótipo
III. Autossômico
IV. Genealogia
V. Gene dominante
Coluna 2
( ) Manifesta-se mesmo em pares diferentes (heterozigose).
( ) Estudo das características genéticas de uma família.
( ) Tipos de genes que o indivíduo apresenta.
( ) Manifestação de uma certa característica.
( ) Gene responsável pelas características não sexuais.
A seqüência correta, assinalada de cima para baixo é:
A maioria das variações dos caracteres dos organismos multicelulares é quantitativa e não qualitativa. Dessa forma, pode ser difícil extrapolar o genótipo de indivíduos partindo-se do fenótipo, o que dificulta a análise da genética dessas características. Essa dificuldade baseia-se no fato de que a maior parte dessas características apresenta herança poligênica e multifatorial. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Uma das dificuldades na seleção de genótipos desejáveis em plantas é o fato de que um genótipo selecionado poderá não ter a mesma produção em ambientes diferentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...