Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das informações apresentadas, e considerando a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), julgue os próximos itens.
A criação de uma área protegida voltada para a preservação de populações da Phyllomedusa bicolor está de acordo com os objetivos da política de conservação da diversidade biológica.
Ainda quanto às infecções por helmintos e protozoários e a seus respectivos ciclos de vida, assinale a opção correta.
O achado laboratorial de basofilia associada a eosinopenia sugere infecção por helmintos.
Freqüentemente observa-se anemia de padrão ferroprivo em infecções por ancilostomídeos.
Para o exame parasitológico de fezes deve-se colher, no máximo, 10 g de fezes.
Formalina e álcool polivinílico não devem ser usados em amostras de fezes, pois destroem os parasitos.
Os três métodos disponíveis para concentração de ovos em amostras de fezes são embasados na centrifugação da amostra em diferentes soluções.
Considerando a técnica da PCR, julgue os próximos itens.
Nessa técnica, a cada ciclo, os produtos recém-sintetizados são retirados do sistema de reação.
Ayahuasca é o nome indígena do cipó da planta Banisteriopsis caapi, cujo nome significa em português "cipó da alma" ou "Santo Daime". Sua utilização pelos indígenas está diretamente ligada a atividades místicas, como cerimônias religiosas de cura e encontro com espíritos (espíritos-guia, guardiões, familiares) e deuses.
Transformada em bebida, essa planta assume características alucinógenas poderosas, capazes de levar quem a ingere a um estado de êxtase, razão pela qual é utilizada nas referidas cerimônias. Algumas tribos indígenas consideram o cipó sagrado.Em 1986, um americano chamado Loren Miller, registrou a patente de uma variação da Banisteriopsis caapi, batizando-a de oir eke de "Da Vine".
Internet:
Tendo o texto acima como referência, assinale a opção incorreta.
A ayahusca é um tipo de planta alucinógena primária, que atinge o cérebro, mas praticamente não altera as outras funções do organismo.
Plantas alucinógenas causam perturbações no sistema nervoso central de animais, fazendo que tenham falsas percepções (visuais, auditivas ou ambas) a respeito dos acontecimentos a sua volta.
O grau de intoxicação provocado por uma planta alucinógena depende da idade, do peso, do sexo, do estado nutricional e da sensibilidade do animal intoxicado, bem como do princípio tóxico da planta.
Do ponto de vista da Convenção sobre Diversidade Biológica, o caso do registro da ayahuasca citado no texto pode ser considerado uma tentativa de biopirataria.
A doença de Chagas, que apresenta distribuição exclusiva nas Américas, é endêmica no Brasil. Estima-se que de 3 a 5 milhões de brasileiros estejam infectados com essa doença. Sua distribuição, que, antes, era principalmente rural, passou a ser também urbana, tendo sido observada prevalência de sangue infectado (em bancos de sangue) de até 53% em algumas regiões da América do Sul, o que supera a contaminação do sangue pelo vírus da hepatite. Alguns métodos para o diagnóstico da doença de Chagas, principalmente na fase aguda da infecção, incluem, em suas etapas, a busca do parasita por microscopia. As figuras de I a V acima mostram imagens desse parasita obtidas por microscopia óptica.
Considerando as informações e as figuras acima, assinale a opção correta no que se refere à doença de Chagas.
As figuras I e III mostram formas trofomastigotas intracelulares de Tripanosoma cruzi.
A figura II mostra uma forma tripomastigota do Tripanosoma cruzi, que pode ser encontrada na circulação durante a fase aguda da doença.
As figuras II, III e IV mostram diferentes estágios do Tripanosoma cruzi.
Na figura IV, as setas apontam para formas epimastigotas de Tripanosoma cruzi.
A figura V mostra células musculares que contêm formas tripomastigotas de Tripanosoma cruzi.
Governos e sociedades civis de todo o mundo estão divididos entre aprovar ou não os organismos geneticamente modificados (OGM) em processos agrícolas. Quando se trata de aplicações na área médica, os produtos da biotecnologia têm melhor reputação junto à população. Mas plantas transgênicas, como soja, algodão, milho e tomate, ainda não são bem recebidas pelos consumidores. Internet:
No Brasil, a transmissão vetorial do protozoário ainda é a principal forma de disseminação da doença de Chagas.
Considerando a figura acima, que mostra o ciclo de vida do Tripanosoma cruzi, assinale a opção correta.
Uma das etapas mais comuns do ciclo de vida do parasita referido acima envolve a transmissão direta de formas amastigotas de animais, como, por exemplo, do macaco, para o homem.
A transmissão para o vetor ocorre quando este suga sangue que contém formas extracelulares do parasita.
O inseto, ao picar o homem ou outros animais, injeta formas tripomastigotas do parasita que estão em sua saliva.
As formas intracelulares do parasita somente ocorrem em células do vetor.
A doença de Chagas não é transmitida em regiões nas quais o inseto está ausente.
Para se estudar o corpo humano, são realizadas divisões das partes anatômicas humanas em planos. As porções direita e esquerda e as porções ventral e dorsal do corpo são visualizadas, respectivamente, pelos cortes
coronal e transversal.
sagital e coronal.
coronal e sagital.
sagital e transversal.
Os componentes clorofenóxicos, conhecidos como agente laranja, atualmente são amplamente usados para:
evitar o crescimento de ervas daninhas em diferentes culturas, tais como frutas, cana-de-açúcar e cacau.
Considere que uma amostra de sangue tenha sido colhida de um paciente com suspeita de doença de Chagas e enviada a outra cidade para análises laboratoriais, com a finalidade de se confirmar o diagnóstico e, a seguir, assinale a opção correta acerca dessa situação hipotética.
O material colhido deve ser imediatamente congelado, para preservação durante o envio.
A observação microscópica de diversas hemácias, cada uma contendo um único parasita, confirmaria o diagnóstico de doença de Chagas.
Se a temperatura do material colhido for reduzida a 4 ºC, não há risco de contaminação de quem realizar o transporte, pois os parasitas estarão mortos.
Para o correto procedimento de coleta, é suficiente que o material usado seja previamente submetido a desinfecção.
Se forem encontradas formas tripomastigotas de Tripanosoma cruzi no sangue periférico, o diagnóstico de doença de Chagas estará confirmado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...