Questões de Biologia

Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A. A vitamina K é encontrada nos laticínios, na gema do ovo e vegetais ricos em óleos. Sua ausência causa dificuldade na coagulação do sangue.
  • B. A ausência de vitamina C causa o escorbuto, doença que provoca inflamação e sangramento das gengivas, lesão na mucosa intestinal e fraqueza.
  • C. O raquitismo é uma doença que torna os ossos fracos e defeituosos, devido à carência de vitamina do complexo B.
  • D. As alterações no sistema nervoso, lesões na pele, anemia, fadiga e dormência são sintomas causados pela ausência da vitamina D.
  • E. As lesões nos nervos periféricos, pele seca e áspera, diarréia, depressão, anemia e distúrbios nervosos são sintomas causados pela carência da vitamina E.

Num almoço de domingo, uma família apresentou sintomas de vômito e náuseas cerca de duas horas depois de comer. De todos os alimentos ingeridos, verificou-se que o arroz havia sido requentado, depois de passar a noite fora da geladeira. O provável agente causador da doença transmitida pelo alimento foi:

  • A.

    Salmonella sp.

  • B.

    Clostridium botulinum.

  • C.

    Staphylococcus aureus.

  • D.

    Bacillus cereus.

  • E.

    Listeria monocitogenes.

O tucunaré, saboroso peixe da Amazônia, é o alvo predileto dos traficantes da pesca esportiva. Em razão dessa preferência, ele foi transportado dos rios do norte do país para se reproduzir em outras regiões, como o Pantanal e represas do Paraná. O resultado foi bom para os pescadores, mas desastroso para o meio ambiente. Animal de grande porte, o tucunaré passou de caça a caçador e está devorando pequenos peixes e camarões. Uma prova do desequilíbrio ecológico foi constatada em um lago do Paraná, onde populações de mais de 20 espécies foram reduzidas depois da chegada do predador. O problema é grave.

Veja, n.º 44, 1988, p. 87 (com adaptações).

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

I Ao ser introduzido em regiões diferentes daquela em que vivia, o tucunaré passou a ocupar um nicho ecológico diferente daquele que ocupava anteriormente.

II A convenção sobre diversidade biológica determina que os países signatários evitem situações como as descritas no texto acima.

III As informações do texto permitem inferir que as espécies cujas populações foram reduzidas após a introdução do tucunaré não eram alvo de predação por nenhuma espécie antes de sua introdução.

IV A introdução de espécies, como a descrita no texto, tende a aumentar a diversidade de espécies em um ambiente, tornando as teias alimentares mais complexas a longo prazo.

Estão certos apenas o itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

A respeito dos tipos sangüíneos, considere as seguintes afirmativas:

1. Na maioria das pessoas, as substâncias A, B, H e Lea podem ser encontradas nas secreções externas – saliva, urina, líquido seminal, suco gástrico e leite materno – como glicolipídeos de pesos moleculares heterogêneos.

2. A determinação do tipo sangüíneo pode ser feita com a utilização dos testes de absorção-inibição e absorçãoeluição, que necessitam de hemácias íntegras para que possam ser realizados.

3. Mesmo nos indivíduos secretores, as moléculas A, B, H e Lea estão ausentes nos componentes da superfície do tecido conjuntivo e das células musculares.

4. Os antígenos solúveis Lewis podem ser encontrados no plasma e na saliva. As hemácias não produzem os antígenos Lewis, mas podem adquiri-los do plasma.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Apenas a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Apenas as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • D. Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

As células eucariontes diferenciam-se das células procariontes principalmente pela presença, nas primeiras, de uma estrutura celular. Assinale a alternativa que apresenta essa estrutura.

  • A.

    Parede celular

  • B.

    Membrana celular

  • C.

    Retículo endoplasmático

  • D.

    Mitocôndria

  • E.

    Núcleo

Acerca do organismo acima ilustrado, assinale a opção correta.

  • A.

    É um organismo de vida livre encontrado em ambientes aquáticos como lagos, rios, estuários, mares e oceanos.

  • B.

    Esse organismo sintetiza seu material nutricional usando raios solares como fonte de energia.

  • C.

    É um protozoário flagelado, capaz de mudar de forma de acordo com o ambiente em que se encontra.

  • D.

    É um protozoário que só necessita de um hospedeiro para causar a malária.

Considerando o sangue como uma suspensão celular em um meio líquido, a separação das suas diversas frações pode ser necessária para realização de determinados exames. Assinale a alternativa que contiver uma dessas frações:

  • A.

    Soro

  • B.

    Plasma

  • C.

    Sangue desfibrinado

  • D.

    Suspensão Celular

  • E.

    Toda as alternativas estão corretas.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA.

I. Existem vários processos desenvolvidos para a conservação dos alimentos, dentre eles podemos citar a esterilização, a pasteurização, a tindalização, a refrigeração e o congelamento.

II. Os alimentos orgânicos são os únicos de que necessitamos para nossa nutrição.

III. Os alimentos minerais e os orgânicos sofrem transformações quando passam pelo nosso sistema digestivo.

IV. Os aditivos alimentares são substâncias acrescidas aos alimentos, com diversas finalidades, como, por exemplo, conservar, realçar o sabor, dar cor, melhorar o aroma e adoçar.

V. Os alimentos orgânicos são, ao mesmo tempo, plásticos e energéticos. No entanto, alguns, como as proteínas, são mais plásticos do que energéticos, ocorrendo ao contrário, por exemplo, com os carboidratos.

  • A. Apenas III, IV e V estão corretas.
  • B. Apenas II, III e IV estão corretas.
  • C. Apenas I e III estão corretas.
  • D. Apenas I, II e V estão corretas.
  • E. Estão corretas todas as afirmativas.

Nas células eucarióticas, a carioteca delimita o núcleo, estrutura que contém o material genético celular. Considere as seguintes afirmativas sobre a carioteca e a composição química dos ácidos nucléicos:

1. Algumas proteínas são dirigidas para o interior do núcleo através de um processo seletivo que envolve proteínas G, importinas, exportinas, RanGAP nuclear e hidrólise de GTP.

2. As bases dos nucleotídeos que compõem o DNA e o RNA podem reagir com outras bases ou com proteínas.

3. O RNAm possui, na extremidade 3', uma estrutura chamada capa (cap), uma cauda poli A na extremidade 5' e uma região codificadora central contendo códons, que determinam a seqüência de aminoácidos em uma proteína ou que emitem um sinal.

4. Em nucleosídeos, a base nitrogenada liga-se ao carbono anomérico do açúcar através de uma ligação N-glicosídica.

5. Nas cadeias de DNA, um dos grupamentos ��OH do fosfato se ioniza, liberando próton em pH fisiológico. Assim, cada hélice de DNA tem cargas negativas envolvendo sua superfície, as quais facilitam a associação com as histonas (H2A, H2B, H3 e H4).

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

O ensino sobre desequilíbrios ambientais - em particular o aquecimento global - tem se tornado prioritário na educação básica graças aos problemas ecológicos que a humanidade tem enfrentado recentemente. O tema da Ecologia que mais diretamente permite a inclusão do aquecimento global no currículo de ciências é:

  • A.

    o conceito de nicho ecológico

  • B.

    as interações populacionais

  • C.

    a dinâmica populacional

  • D.

    a sucessão ecológica

  • E.

    o ciclo da matéria

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...