Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em face das informações e figuras do texto e considerando aspectos de citogenética, assinale a opção correta.
O estudo do cariótipo não deve ser realizado em linfócitos nem em fibroblastos.
A figura 5 mostra um cariótipo em ampliação de 400x, sendo que cada cromossomo mostrado contém um número de moléculas de DNA que varia de 2 × 105 a 5 × 106.
A técnica de hibridização in situ fluorescente (FISH) é usada em estudos de citogenética em que o fenótipo sugere uma microdeleção.
Anomalias de cromossomos ligados ao sexo não podem ser causadas por não-disjunção.
As células da figura 3 são freqüentemente usadas para análise de cariótipo, uma vez que apresentam material genético mais condensado que as demais células.
Os principais constituintes químicos da urina normal, além da água, são
proteína e cetona.
uréia e glicose.
uréia e creatinina.
uréia e bilirrubina.
proteína e bilirrubina.
Julgue os próximos itens, relativos à caracterização e valoração de recursos genéticos.
O pré-melhoramento constitui uma importante etapa para o desenvolvimento de uma planta geneticamente modificada por meio da tecnologia do DNA recombinante.
NÃO é um mecanismo de transmissão de Toxoplasmose:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As dosagens bioquímicas do sangue relacionadas com função renal, função hepática e infarto do miocárdio são, respectivamente:
Considerando os aspectos mencionados no texto e suas implicações, julgue os itens que se seguem.
Plasmídeos e vírus bacteriófagos são usados como vetores de clonagem de DNA.Tendo em vista as informações e figuras do texto e considerando as correlações entre citologia e análise de cariótipo, assinale a opção correta.
A visualização de uma imagem semelhante à mostrada na figura 5 é necessária para que se possa realizar a clonagem gênica em um microrganismo.
Uma anomalia cromossômica comum em humanos decorre da falha na segregação durante a anáfase I.
O material mostrado na figura 5 apresenta tamanho e resolução suficientes para se realizar o diagnóstico citogenético de leucemia mielóide crônica, uma vez que para tal diagnóstico é suficiente analisar a quantidade e o pareamento dos cromossomos.
A célula que deu origem ao cariótipo observado na figura 5 encontrava-se na telófase II.
A figura 2 mostra gametas.
O aumento do volume urinário é chamado de
oligúria.
proteinúria.
piúria.
anúria.
poliúria.
Diversos microrganismos apresentam a capacidade de sintetizar substâncias tóxicas aos seres humanos. O estudo das características desses organismos e de suas toxinas permite que se desenvolvam métodos de prevenção, identificação e tratamento das intoxicações, e também que se elaborem aplicações úteis desses compostos.
Um exemplo típico de tal situação envolve o Clostridium botulinum, um bacilo Gram-positivo encontrado na natureza capaz de sintetizar uma toxina que apresenta DL50 de 300 pg/kg. Estudos mostram que esse organismo e sua toxina são responsáveis por milhares de casos de intoxicação e podem ser usados como armas biológica e química e como medicamento. A identificação do microrganismo é útil tanto no reconhecimento de focos de intoxicação quanto na possível caracterização de sua modificação e uso como arma biológica. Nesse aspecto, diversas técnicas de biologia molecular se apresentam como ferramentas importantes. A toxina botulínica tipo A, um biopolímero composto de aminoácidos, sintetizado em microrganismos pela tradução de material genético, apresenta uma pequena região com a seqüência de aminoácidos Val-Ile-Ile-Gly-Pro, obtida a partir da seqüência de RNA mensageiro GUAAUAAUAGGACCA. Considerando os aspectos mencionados no texto e suas implicações, julgue os itens que se seguem.A aplicação de doses, entre 1 mg e 5 mg de toxina botulínica tipo A, tem efeito terapêutico e estético.
Julgue os próximos itens, relativos à caracterização e valoração de recursos genéticos.
A biotecnologia, em especial a cultura de tecidos, tem auxiliado na propagação vegetativa ou seminífera, a qual tem possibilitado a domesticação de algumas espécies de plantas nativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...