Questões de Biologia

Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A alteração patológica básica na fase crônica do processo esquistossomótico é

  • A.

    o granuloma que se forma em torno dos ovos do parasito.

  • B.

    a ação espoliativa dos vermes adultos no intestino.

  • C.

    a ação invasiva dos vermes adultos na mucosa intestinal.

  • D.

    a alteração cutânea, representada por prurido e exantema.

  • E.

    o processo de lesão no nível pulmonar pelos vermes adultos.

Após o seqüenciamento dos genomas de várias espécies, a grande questão que se segue é compreender como esses genomas funcionam. Acerca de estudos de expressão gênica, julgue os itens subseqüentes.

A técnica de northern blotting possibilita detectar a presença de transcritos específicos de um gene. No entanto, não distingue tamanhos diferentes de transcritos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque a opção que contém os três tipos de Estudos Ambientais.

  • A.

    Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA), Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

  • B.

    Plano de Monitoramento, Medidas Mitigadoras e Reassentamentos

  • C.

    Relatório Ambiental Simplificado, Passivo Ambiental e Medidas Mitigadoras.

  • D.

    Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Ativo Ambiental e Estudo de Viabilidade Ambienta

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na coloração de Gram, a presença de cocos Gram-positivos em cadeia e cocos Gram-negativos, reniformes é sugestiva, respectivamente, de:

  • A. Staphylococcus e Neisseria.
  • B. Streptococcus e Neisseria.
  • C. Streptococcus e Staphylococcus.
  • D. Neisseria e Streptococcus.

Considere as afirmações sobre a Taenia sp.

I. A transmissão da teníase para o homem ocorre por meio de ingestão de carne de porco ou boi, contendo a larva cisticerco.

II. A transmissão da cisticercose ocorre por meio da ingestão da carne de porco, contendo a larva cisticerco.

III. A forma adulta de Taenia solium pode migrar para o cérebro causando a neurocisticercose.

IV. O porco ou o boi adquirem a cisticercose ao ingerir água ou alimento contaminado por ovos de Taenia sp.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Após o seqüenciamento dos genomas de várias espécies, a grande questão que se segue é compreender como esses genomas funcionam. Acerca de estudos de expressão gênica, julgue os itens subseqüentes.

A determinação da fase exponencial da PCR é necessária quando se deseja quantificar e comparar a expressão de um gene entre diferentes tratamentos. Essa fase corresponde ao intervalo de ciclos em que os níveis de síntese do produto crescem exponencialmente, sendo diretamente proporcionais à quantidade inicial de produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os Planos de Monitoramento Ambiental, conforme contempla a Resolução CONAMA 001/86, estudam os ambientes com a finalidade expressa de

  • A.

    monitorar a área de influencia direta do empreendimento.

  • B.

    mitigar impactos ambientais.

  • C.

    solicitar estudos complementares aos Relatórios de Impacto Ambiental.

  • D.

    detectar alterações que possam ser atribuídas a fontes poluentes e dar alerta em caso de impacto.

Em relação à rotina bacteriológica, não é correto afirmar que

  • A.

    a placa de Petri é usada para colocar o meio de cultura.

  • B.

    os balões devem ser tamponados com algodão hidrófilo.

  • C.

    a agulha microbiológica é usada para pescar colônias isoladas.

  • D.

    o semeio de urocultura deve ser realizado com alça calibrada.

  • E.

    não se deve usar cotonete para a realização de antibiogramas e, sim, swab esterilizado.

Nas espécies da família Ancylostomatidae, a cápsula bucal é bem desenvolvida, com paredes internas espessas e providas de estruturas cuticulares responsáveis pelas lesões na mucosa do hospedeiro. Nos gêneros Ancylostoma e Necator, essas estruturas são representadas, respectivamente, por

  • A.

    cápsula cefálica e lâminas cortantes.

  • B.

    cápsula cefálica e boca tri-labiada.

  • C.

    dentes e cápsula cefálica.

  • D.

    boca tri-labiada e lâminas cortantes.

  • E.

    dentes e lâminas cortantes.

O melhoramento animal data do início da domesticação dos animais pelo homem. Algumas raças de animais sofreram intensa seleção artificial, tornando-se muito produtivas, outras sofreram maior influência da seleção natural, tornando-se muito adaptadas a certas regiões e climas específicos. A respeito da conservação de recursos genéticos animais, julgue os próximos itens.

Entre as etapas de um programa de conservação, incluem-se a identificação, a caracterização fenotípica e a caracterização genética, mas não se inclui a avaliação do potencial de produção dos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...