Lista completa de Questões de Biologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que a fermentação é um processo metabólico que envolve a conversão de um açúcar (ou outra molécula orgânica) em um produto orgânico que funciona como aceptor final de elétrons, assinale a opção correta.
A fermentação é um processo largamente empregado pela indústria de alimentos, como, por exemplo, no uso de extrato de malte para a produção de etanol nas cervejas, leite para a produção de ácido lático presente em queijos e iogurtes e etanol para a produção de vinagres.
Durante os processos fermentativos, o ATP é produzido durante a conversão do ácido pirúvico com a formação dos produtos finais da fermentação (por exemplo, etanol, ácido lático, ácido propiônico).
Em geral, o primeiro passo da fermentação envolve a conversão de glicose em ácido pirúvico e, em seguida, as coenzimas da glicólise recebem elétrons do ácido pirúvico, levando à formação dos produtos finais da fermentação.
O rendimento de ATP durante a fermentação é superior ao obtido durante a respiração aeróbica, evidenciando a alta eficiência desse processo metabólico.
Na fermentação industrial, são utilizados principalmente protozoários como microrganismos fermentadores.
Os organismos quimiotróficos se valem da quebra de compostos químicos para a produção de energia sob a forma de ATP. Eles também dependem da quebra desses compostos para a obtenção de precursores para a síntese de aminoácidos, proteínas, lipídios, polissacarídeos e ácidos nucléicos. Julgue os próximos itens, considerando os sistemas catabólicos microbianos.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
A energia resultante da quebra de compostos químicos e armazenada sobre a forma de ATP, GTP ou UDP é utilizada pelos micróbios para sintetizar várias classes de compostos essenciais à suas vidas. Julgue os itens seguintes, considerando a biossíntese de aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos pelos micróbios.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
A partir da situação apresentada no texto, assinale a opção correta com relação às dosagens de enzimas.
Para o preparo de 50 mL de uma solução de 2,4 dinitrofenilidrazina 1 mmol/L em HCl, deve-se utilizar uma pipeta graduada para adicionar o HCl à dinitrofenilidrazina em um béquer, até o volume de 50 mL.
A dosagem de proteínas no plasma pelo método do biureto permite uma estimativa da concentração de enzimas hepáticas circulantes.
A eletroforese na presença de dodecilsulfato de sódio, uréia 7 mol/L e ditiotreitol é um método adequado e comum para a medida de atividade enzimática em análises clínicas.
Caso o resultado de uma dosagem enzimática, em um sistema em que o único componente de origem biológica seja o plasma sanguíneo, e ainda que seja expresso por meio da alteração de cor do produto formado em uma reação, o equipamento mais adequado à quantificação de tal alteração é o citômetro de fluxo.
Para a dosagem de aspartato-aminotransferase pelo método da quantificação indireta do oxaloacetato, são necessários aspartato e alfa-cetoglutarato como substratos.
Em face da situação relatada no texto e considerando os exames bioquímicos e enzimáticos, assinale a opção correta.
Ao se centrifugar uma amostra de 3 mL de sangue, procedimento suficiente para a obtenção do soro, deve-se usar uma centrífuga em que o tubo se mantenha inclinado, de forma fixa, a 30o em relação ao eixo do rotor.
O método mais preciso para dosagem de bilirrubina conjugada é o imunoensaio, apesar de ele ser pouco utilizado devido ao seu custo.
A dosagem de gama-glutamil-transferase apresenta grande especificidade, uma vez que as dosagens só se encontram aumentadas em conseqüência de infecções virais.
A dosagem de bilirrubina conjugada ao ácido glicurônico, também chamada de reação direta, quando é usado o método de Malloy e Evelyn modificado, mede a quantidade de bilirrubinas não-ligadas à albumina.
As aminotransferases a que se refere o texto são enzimas capazes de transferir grupos amino de adenina para guanina.
Tendo em vista a situação apresentada no texto e as imagens acima, que representam a visualização microscópica do sedimento urinário do paciente referido, assinale a opção correta.
Nas 3 imagens observam-se leucócitos.
A imagem C mostra um nematóide.
As imagens A e B mostram evidências de contaminação da amostra durante a coleta.
Na imagem A, podem ser observadas hemácias e hemácias crenadas.
O elemento mostrado na imagem C explica a urina escura descrita no texto.
A partir da situação apresentada no texto e considerando aspectos de hematologia, assinale a opção correta.
O retículo de Neubauer é utilizado em citometria de fluxo.
Para a contagem de eritrócitos, o método mais adequado é a fixação com metanol, coloração com corante de Wright e contagem em câmara de Fuchs.
Para a confirmação de uma possível leucopenia, é necessário realizar a coloração com peroxidase e Sudan B.
A dosagem de hemoglobina utilizando a solução de Drabkin quantifica apenas a hemoglobina extracelular, não sendo capaz de analisar a porção de hemoglobina contida nos eritrócitos.
A hemoglobina corpuscular média e o volume corpuscular médio podem ser calculados a partir dos valores de hematócrito, contagem de eritrócitos e dosagem de hemoglobina total.
Considerando testes para imunodiagnóstico mencionados no texto, assinale a opção correta.
A técnica de captura híbrida utiliza a hibridação de DNA e dispensa o uso de anticorpos.
A metodologia de escolha em bancos de sangue para evitar a transmissão do vírus da hepatite B por transfusão é a dosagem do anti-HBs.
O método mais sensível para a detecção do antígeno e do vírus da hepatite B (AgHBe) é a realização de hibridação para detecção de RNA viral.
Na fase de janela imunológica da hepatite B, as técnicas de PCR (polymerase chain reaction) não são capazes de detectar a presença do genoma viral no paciente portador do vírus.
No acompanhamento da evolução de uma infecção pelo vírus da hepatite B, é utilizada a detecção de antígenos virais e de anticorpos.
Considerando a situação apresentada no texto e os aspectos de bioquímica celular, assinale a opção correta.
Caso haja lesão de hepatócitos, espera-se encontrar níveis séricos elevados de alanina-aminotransferase, uma vez que essa enzima catalisa uma etapa importante da síntese de bases nitrogenadas no hepatócito.
Durante uma situação de exercício intenso, o tecido muscular em exercício pode sintetizar moléculas de alanina a partir de piruvato e glutamato, enviando a alanina à circulação.
As células do sistema nervoso central humano não possuem enzimas capazes de converter alfa-cetoglutarato e amônia em glutamato.
Um aumento na concentração de fumarato é característico de deficiência em enzima do ciclo da uréia.
Em uma situação de hipoglicemia, os hepatócitos degradam lipídios para, a partir do seu produto de degradação, sintetizar moléculas de glicose.
Considerando que diversos exames mencionados no texto necessitam de equipamentos para a sua realização e considerando ainda as figuras acima, em que a figura C refere-se ao esquema de funcionamento do equipamento mostrado na figura B, assinale a opção correta.
Os componentes indicados pelos números 3, 4 e 6 na figura A são usados para definir a ampliação do material observado, porém não para ajustar o foco.
O componente indicado pelo número 7 na figura A tem função semelhante ao componente indicado por detector na figura C.
O espectrofotômetro ilustrado nas figuras B e C é utilizado em dosagens de enzimas.
Os equipamentos mostrados nas figuras A e B são usados rotineiramente na análise de células do sedimento urinário.
A figura A mostra um microscópio e as figuras B e C referemse a um citômetro de fluxo, ambos úteis em análises citológicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...