Lista completa de Questões de Biologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à estrutura e à composição dos componentes citoplasmáticos, julgue os itens a seguir.
O retículo endoplasmático rugoso, que desempenha função de desintoxicação, caracteriza-se por apresentar ribossomos associados ao seu sistema de túbulos e por ser abundantemente encontrado nos hepatócitos.
Como a codificação do DNA é usada como base para a codificação do RNA, e este, como base para a codificação de uma proteína, como ilustrado na figura acima, é possível estabelecer algumas analogias com os conceitos de linguagem de programação, código fonte e código executável e execução de programas. Considerando essas possibilidades de analogia, julgue os itens subseqüentes.
Em uma célula, um ribossomo desempenha função análoga mais próxima à de um carregador de programas do sistema operacional do que à desempenhada pelo escalonador de processos.
Como a codificação do DNA é usada como base para a codificação do RNA, e este, como base para a codificação de uma proteína, como ilustrado na figura acima, é possível estabelecer algumas analogias com os conceitos de linguagem de programação, código fonte e código executável e execução de programas. Considerando essas possibilidades de analogia, julgue os itens subseqüentes.
O DNA, o RNA e uma proteína são análogos, respectivamente, ao código objeto, ao código fonte e ao código executável de um sistema de programação.
A partir da figura acima, que representa uma célula de sangue (eritroblasto), julgue os itens seguintes quanto a princípios de citologia e histologia.
Se a célula for colocada em um meio hipotônico, ela perde água, acarretando diminuição do seu volume.
A partir da figura acima, que representa uma célula de sangue (eritroblasto), julgue os itens seguintes quanto a princípios de citologia e histologia.
Nos ribossomos, há RNA (ácido ribonucléico) e proteínas, como a hemoglobina.
Considerando-se as fases do ciclo celular: G1-S -G2 -M -C, assinale a opção correta.
Na grande maioria dos organismos, a fase G1 é muito curta.
A fase S é conhecida como intérfase e é nela que ocorre a divisão das cromátides-irmãs.
Durante a fase M, observa-se a segregação dos cromossomos duplicados com a conseqüente formação de dois núcleosfilhos geneticamente idênticos.
Na fase C (citocinese), inicia-se a desintegração do fuso mitótico.
A fase G2 caracteriza-se pela reorganização do citoesqueleto com a formação do fuso mitótico.
Considerando as características das células procarióticas e das células eucarióticas, assinale a opção correta.
Mesmo havendo várias diferenças entre as células procarióticas e as eucarióticas, os dois tipos de células apresentam um centríolo.
As células procarióticas e as células eucarióticas são dotadas de vesículas do complexo de Golgi e de ribossomos.
Mesmo existindo nas células eucarióticas e nas células procarióticas, as mitocôndrias são mais numerosas nas células eucarióticas.
Apesar de ocorrerem nos dois tipos de células, os plasmídios são mais freqüentes nas células procarióticas.
Células de bactérias autotróficas com capacidade fotossintética são dotadas de cloroplastos.
Com relação às células procarióticas e às células eucarióticas, assinale a opção correta.
A parede celular está presente em todos os procariotos e é constituída, na sua maioria, por peptidioglicanos.
A parede celular nos eucariotos, quando presente, é constituída principalmente por polissacarídeos como a celulose. Outros componentes minoritários são a quitina, a lignina e peptidioglicanos.
A estrutura da membrana citoplasmática constituída por duas camadas de fosfolipídios e proteínas está presente em todos os organismos procariotos e eucariotos, porém, os esteróis estão presentes apenas nas membranas dos procariotos.
Compostos inorgânicos como o sulfato de amônio servem como única fonte de energia para organismos procariotos autotróficos.
Organismos eucariotos não fixam o nitrogênio atmosférico, porém, algumas espécies têm a habilidade de reduzir nitratos a nitrogênio gasoso.
Considerando as informações e as figuras do texto, bem como aspectos relacionados a citologia, assinale a opção correta.
Nas análises dos tipos citológicos observados na figura 2, espera-se encontrar uma relação núcleo-citoplasmática elevada, caso o exame seja normal.
As figuras 1, 2 e 3 mostram diferentes aumentos de células do mesmo tecido.
Caso as imagens das figuras 1 e 4 fossem de amostras da mesma pessoa, tais imagens seriam sugestivas de infecção bacteriana.
As figuras 1 e 2 mostram análises de citologia cervical uterina, sendo que as características das células da lâmina 2 são normais quanto ao tamanho celular e às características do núcleo.
A figura 4 mostra um maior aumento da figura 3, evidenciando a presença de um grande número de basófilos nas regiões mais escuras da figura 3.
Em face das informações e figuras do texto e considerando aspectos de citogenética, assinale a opção correta.
O estudo do cariótipo não deve ser realizado em linfócitos nem em fibroblastos.
A figura 5 mostra um cariótipo em ampliação de 400x, sendo que cada cromossomo mostrado contém um número de moléculas de DNA que varia de 2 × 105 a 5 × 106.
A técnica de hibridização in situ fluorescente (FISH) é usada em estudos de citogenética em que o fenótipo sugere uma microdeleção.
Anomalias de cromossomos ligados ao sexo não podem ser causadas por não-disjunção.
As células da figura 3 são freqüentemente usadas para análise de cariótipo, uma vez que apresentam material genético mais condensado que as demais células.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...