Lista completa de Questões de Biologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a figura acima, julgue os itens que se seguem.
A estrutura III é o nucléolo, que está envolvido na síntese de ribossomos.
Considerando a figura acima, julgue os itens que se seguem.
A estrutura VII é uma mitocôndria, organela que possui DNA próprio, o qual é responsável pela síntese de muitas enzimas envolvidas no metabolismo oxidativo.
Considere que, em um laboratório de biologia molecular, foi obtido um mutante vegetal com as seguintes características: altura maior que a média, floração precoce e maturação precoce dos frutos. De acordo com tais características, julgue os itens seguintes.
Tal mutante deve liberar pouco etileno, visto que apresenta amadurecimento precoce dos frutos.
Considere que, em um laboratório de biologia molecular, foi obtido um mutante vegetal com as seguintes características: altura maior que a média, floração precoce e maturação precoce dos frutos. De acordo com tais características, julgue os itens seguintes.
É provável que a floração precoce seja resultado de uma produção aumentada de giberelinas
Considerando as características das células e dos tecidos vegetais, julgue os próximos itens.
O parênquima aqüífero é um tecido de reserva encontrado em cactos, no qual a água se acumula nos espaços intercelulares.
Todos os espaços ocupados pelos seres vivos estão direta ou indiretamente relacionados com as interações biológicas. O processo básico dessas interações são muitas reações químicas, entre as quais se destaca a fotossíntese, a porta de entrada para a acumulação de energia. Porém, a radiação solar, responsável por esse processo, não se distribui igualmente na superfície da terra. Em conseqüência:
as plantas compensam a redução da radiação com aumento da energia armazenada para preservar os níveis de fotossíntese necessários ao seu desenvolvimento;
a fotossíntese não é um fenômeno homogêneo e a diferença gradual da duração dos dias e das noites entre os trópicos e as zonas polares afeta a cobertura vegetal e a formação de biomassa;
as diferenças de radiação solar não chegam a afetar a distribuição das plantas que são mais dependentes dos solos e da umidade;
a fotossíntese é responsável pelas características da vegetação, porém as diferenças de insolação nos trópicos e nas zonas polares não alteram a intensidade do processo nem a produção de biomassa;
cada faixa clímato-botânica da terra, mais do que expressar as diferenças de radiação solar e de intensidade da fotossíntese, expressam as diferenças de composição dos solos e a orogênese.
O gráfico acima ilustra a relação entre a concentração do hormônio ácido indolacético (AIA), também conhecido como auxina, e a taxa de crescimento de dois órgãos vegetais. Pela análise do gráfico constata-se que concentrações elevadas de auxina
estimulam o crescimento de caules e inibem o crescimento de raízes.
Biologia - Fisiologia Vegetal - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O gráfico na coluna a seguir mostra, em porcentagem, a absorção de diferentes comprimentos de onda da luz visível (caracterizados em nanômetros) pela clorofila a, presente em todos os organismos fotossintéticos. Sabendo que cada faixa de comprimento de onda da luz visível é percebida por nós como uma cor diferente, a luz verde está situada na faixa de:
600 a 650 nm
400 a 450 nm
650 a 700 nm
500 a 550 nm
450 a 500 nm
Programas de computador analisam seqüências de DNA que foram geradas pelo projeto do Genoma Humano ou pesquisas similares. Eles indicam a localização dos prováveis genes no genoma, identificando quadros de leitura com sentido (ORFs ou open reading frames ). A confirmação de que um quadro de leitura corresponde a um gene verdadeiro
não é necessária, pois os programas de previsão têm confiabilidade superior a 95%.
depende da comprovação de que existe um RNA mensageiro correspondente a esse gene.
depende da clonagem do gene em uma biblioteca genômica.
depende da confirmação da seqüência, realizada em outro centro de pesquisa.
depende da síntese de um anticorpo que reage com o gene específico.
Observe o trecho a seguir:
Estudos de material genético obtido de restos animais ou vegetais muito antigos só se tornaram factíveis após
a descoberta das enzimas de restrição, que cortam o material genético em seqüências aleatórias.
os estudos do proteoma humano, pois se tornou possível comparar as proteínas humanas com as isoladas no material do Neanderthal.
a conclusão do seqüenciamento completo do genoma humano, quando foram inventadas as técnicas necessárias para esse tipo de estudo.
o desenvolvimento da técnica de Southern Blotting, por meio da qual sondas de DNA humano podem ser usadas para hibridar com o material do Neanderthal.
o desenvolvimento da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR ou polymerase chain reaction) que aumenta o número de moléculas de DNA disponíveis para estudo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...