Lista completa de Questões de Biologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 21 a 25.
Ao se analisar a evolução das estratégias para determinação de identidade genética, que se tornaram um procedimento sensível e informativo, pode-se notar três fases: uma inicial, após a descrição de um marcador voltado ao polimorfismo genético em 1980, que deu origem às impressões digitais de DNA, com a aplicação de técnicas de polimorfismo de tamanho dos fragmentos de restrição - restriction fragment length polymorphism (RFLP) -; uma segunda fase de incorporação de novas técnicas, no final da década de 80 do século XX, que permitiu um significativo aumento na sensibilidade dos métodos e a conseqüente identificação de indivíduos com amostras colhidas de fragmentos de unhas, goma de mascar etc.; e uma terceira etapa, mais recente, cuja ênfase foi a padronização metodológica e estatística e a geração de bancos de dados.
Considerando as estratégias para determinação de identidade genética e polimorfismo genético mencionadas no texto, assinale a opção correta.
Polimorfismos são úteis na diferenciação entre pais e filhos, pois não são transmitidos aos descendentes.
Polimorfismo genético refere-se à ocorrência simultânea, na população, de genomas que apresentam variações em uma determinada posição.
A detecção de polimorfismo genético é feita por seqüenciamento de DNA, uma vez que outros métodos não conseguem detectar tal característica.
Considerando as características genéticas de microrganismos e os métodos para alterá-las, assinale a opção correta.
O material genético de bacteriófagos se integra ao de bactérias durante o ciclo lítico, sendo replicado juntamente com o material bacteriano na etapa que precede a divisão celular.
A introdução de um plasmídio em um microrganismo somente causará a expressão das informações do plasmídio caso este se incorpore ao cromossomo bacteriano.
Plasmídios são usados para a modificação de microrganismos, como vetores para a clonagem de fragmentos pequenos do material genético.
Para a clonagem de DNA em um sistema baseado em células, as enzimas de restrição não podem ser utilizadas antes do isolamento das células transformadas.
Governos e sociedades civis de todo o mundo estão divididos entre aprovar ou não os organismos geneticamente modificados (OGM) em processos agrícolas. Quando se trata de aplicações na área médica, os produtos da biotecnologia têm melhor reputação junto à população. Mas plantas transgênicas, como soja, algodão, milho e tomate, ainda não são bem recebidas pelos consumidores.
Internet:
Com relação ao tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.
O tema dos OGMs é objeto do Protocolo de Cartagena sobre biossegurança, acordo firmado no âmbito da Agenda 21.
Embora seja signatário do Protocolo de Cartagena, o Brasil ainda não colocou em vigor esse protocolo.
Pela legislação em vigor, é vedada a prática de engenharia genética em células germinais humanas.
Um OGM é aquele organismo cujo DNA tenha sido modificado, não importando a técnica de engenharia genética utilizada para modificá-lo.
Texto para as questões de 21 a 25
Ao se analisar a evolução das estratégias para determinação de identidade genética, que se tornaram um procedimento sensível e informativo, pode-se notar três fases: uma inicial, após a descrição de um marcador voltado ao polimorfismo genético em 1980, que deu origem às impressões digitais de DNA, com a aplicação de técnicas de polimorfismo de tamanho dos fragmentos de restrição — restriction fragment length polymorphism (RFLP) —; uma segunda fase de incorporação de novas técnicas, no final da década de 80 do século XX, que permitiu um significativo aumento na sensibilidade dos métodos e a conseqüente identificação de indivíduos com amostras colhidas de fragmentos de unhas, goma de mascar etc.; e uma terceira etapa, mais recente, cuja ênfase foi a padronização metodológica e estatística e a geração de bancos de dados.
Considerando as estratégias para determinação de identidade genética e polimorfismo genético mencionadas no texto, assinale a opção correta.O loco gênico que codifica o sistema ABO é polimórfico e sua expressão pode determinar quatro fenótipos diferentes de grupos sangüíneos: A, B, AB e O. Essa designação é dada em função do antígeno presente na superfície das hemácias. Sobre os grupos sangüíneos, assinale a alternativa INCORRETA.
O teste de Coombs indireto identifica a presença de imunocomplexos nas hemácias humanas. Ele consiste na adição, a hemácias lavadas de um indivíduo, de um anti-soro policlonal contendo anticorpos contra imunoglobulinas e componentes do complemento humano.
Soros contendo anticorpos monoclonais específicos para os antígenos A, B e AB podem ser obtidos a partir de culturas de hibridomas murinos, que podem reagir com diversos subgrupos de A e B.
O gene H codifica a produção da enzima H-transferase, que adiciona L-fucose à G-galactose, gerando o antígeno H, que é a substância necessária para a produção e conseqüente expressão dos antígenos A e B.
Os antígenos A, B e H diferem somente em sua porção glicídica terminal. O alelo IA codifica a adição da Nacetilgalactosamina, enquanto o alelo IB codifica a adição da D-galactose na proteína H.
A concentração do antígeno H é maior nos indivíduos que apresentam tipo sangüíneo O do que naqueles que possuem tipo sangüíneo AB.
Os seres vivos diferem da matéria bruta por apresentarem diferenciações morfológicas, comportamentais, funcionais e bioquímicas entre si, todas determinadas geneticamente. As espécies que realizam reprodução sexuada geram indivíduos com uma mistura de características maternas e paternas. A essa mistura de caracteres que possibilita um grupo de indivíduos serem parecidos, mas não idênticos, denomina-se:
A partenogênese é um processo de reprodução que ocorre naturalmente em vegetais, invertebrados e até mesmo em alguns vertebrados. Acerca desse processo de reprodução, julgue os itens abaixo.
I A partenogênese é um processo de reprodução que, diferentemente das demais características dos seres vivos, é indispensável para a conservação do indivíduo, mas não da espécie.
II A capacidade de realizar partenogênese permite a reprodução a partir de uma fêmea viva isolada em uma ilha deserta.
III Do ponto de vista evolutivo, a reprodução por partenogênese aumenta a probabilidade de uma espécie sobreviver às modificações do meio ambiente.
A quantidade de itens certos é igual a
A figura acima ilustra o padrão eletroforético de uma população de determinada espécie vegetal para o lócus da enzima específica X, que apresenta padrão de herança monogênica co-dominante. Considerando que esse padrão seja produzido por um único lócus, assinale a opção que apresenta somente indivíduos heterozigotos.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.
Os mapas genéticos são construídos por meio da análise de ligação, que se baseia no princípio de que dois genes se segregam juntos se estiverem próximos fisicamente.
Quanto menor a distância entre dois genes, maior é a taxa de recombinação entre eles.
A unidade de medida dos mapas genéticos é o cM, em que 1 cM, em humanos, corresponde a um par de bases.
O projeto Genoma Humano determinou a localização dos genes causadores das doenças genéticas em humanos.
Para que possa haver seleção natural sobre um determinado fenótipo de uma população é necessário que o mesmo seja:
adaptativo e uniforme
polimórfico e hereditário
dominante e plástico
recessivo e adaptativo
uniforme e plástico
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...