Questões de Biologia do ano 2008

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A aqüicultura pode ser definida como o processo de produção em cativeiro de organismos com hábitat predominantemente aquático. Atualmente, este é o setor de produção de alimentos de maior crescimento no mundo. O Brasil é um país com grande potencial para o desenvol vimento dessa atividade, que

  • A.

    apresenta impactos ambientais insignificantes.

  • B.

    causa eutrofização das águas adjacentes.

  • C.

    utiliza apenas organismos de fácil sexagem.

  • D.

    utiliza apenas espécies exóticas.

  • E.

    introduz variabilidade genética nas espécies.

Ensaios ecotoxicológicos ajudam a monitorar o grau de poluição das águas. Acerca deles foram feitas as seguintes afirmativas:

 I. Os efeitos mais drásticos são causados por elevadas concentrações de agentes químicos.

II. A toxicidade crônica é resultado de curtos períodos de exposição.

 III. O resultado de um ensaio com Ceriodaphnia dubia é considerado agudo quando ocorre letalidade de número significativo de organismos, dentro do período de 72 horas.

 IV. Ensaios com Hyalella azteca avaliam a toxicidade dos sedimentos coletados de rios.

 Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    II e IV.

Os órgãos públicos que administram os recursos hídricos do país preocupam-se com a poluição de rios, lagos e mares em conseqüência do excesso de dejetos humanos provenientes de esgotos domésticos. Esses dejetos, por serem constituídos de matéria orgânica, aceleram a concentração de nutrientes e a diminuição do nível de oxigênio na água, ocasionando o aumento da proliferação de bactérias aeróbicas e, conseqüentemente, a morte de várias espécies aquáticas. Esse processo denomina-se

  • A. maré negra.
  • B. magnificação.
  • C. eutrofização
  • D. inversão térmica.

Enquanto a população humana era pequena e se distribuía em povoados, a água disponível nesses locais era suficiente. Com o crescimento das populações e o aumento das cidades, a crescente demanda por água tem feito do reúso planejado de água um tema atual, principalmente na nova política nacional de recursos hídricos. Vale ressaltar que as águas de reúso podem ser potáveis ou não.

Acerca dessa temática e com auxílio da figura acima, assinale a opção correta.

  • A.

    A água de reúso não pode ser usada para fins não-potáveis, como o uso em vasos sanitários e em lavagens de pátios.

  • B.

    O reúso da água não causa impacto nos aqüíferos.

  • C.

    No Brasil, o reúso planejado de águas não deve ser prioridade da política nacional de recursos hídricos, já que o país é rico em reservas hídricas e, desse modo, pouco afetado pela escassez de água.

  • D.

    A água proveniente de esgotos domésticos pode ser reutilizada para irrigar culturas, desde que seja submetida a técnicas de desinfecção.

Uma professora, ao levar seus estudantes para uma visita orientada ao jardim zoológico, mostrou o lago de água doce onde estavam as capivaras. Pediu, inicialmente, que os alunos observassem o ambiente, o lago, a vegetação na beira do lago, e, posteriormente, que observassem uma capivara que se avistava a distância. Os alunos observaram uma vegetação lenhosa mergulhada na água junto às margens, além de água esverdeada em algumas partes do lago.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A água do ambiente descrito apresenta grande renovação de oxigênio, quando comparada com a água dos rios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora, ao levar seus estudantes para uma visita orientada ao jardim zoológico, mostrou o lago de água doce onde estavam as capivaras. Pediu, inicialmente, que os alunos observassem o ambiente, o lago, a vegetação na beira do lago, e, posteriormente, que observassem uma capivara que se avistava a distância. Os alunos observaram uma vegetação lenhosa mergulhada na água junto às margens, além de água esverdeada em algumas partes do lago.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A vegetação nas margens do lago contribui para diminuir o aporte de matéria do meio terrestre para o meio aquático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora, ao levar seus estudantes para uma visita orientada ao jardim zoológico, mostrou o lago de água doce onde estavam as capivaras. Pediu, inicialmente, que os alunos observassem o ambiente, o lago, a vegetação na beira do lago, e, posteriormente, que observassem uma capivara que se avistava a distância. Os alunos observaram uma vegetação lenhosa mergulhada na água junto às margens, além de água esverdeada em algumas partes do lago.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A água esverdeada indica a possibilidade de eutrofização e a presença de grande quantidade de algas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das condições para a existência da vida no mar e acerca da ecologia geral do meio marinho, julgue os itens seguintes.

costeira, denominada zona pelágica, e uma profunda, denominada zona nerítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das condições para a existência da vida no mar e acerca da ecologia geral do meio marinho, julgue os itens seguintes.

significativamente superior à de águas costeiras, o que sugere que o potencial pesqueiro marinho ainda é subexplorado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estuários são regiões costeiras semiconfinadas nas quais ocorre mistura de águas salinas marinhas e águas doces associadas, principalmente, ao aporte fluvial. A importância dos estuários para o ecossistema marinho como um todo está relacionada, entre outros fatores, à grande produtividade biológica que geralmente ocorre nesses frágeis ambientes, sujeitos a enorme pressão devido à intensa ocupação humana. Sobre estuários, julgue os itens que se seguem.

de macromarés, uma vez que o fluxo das marés favorece a penetração de águas marinhas para o interior do estuário, o que influencia a biota bentônica, ao contrário do que ocorre em estuários de micromaré, nos quais a comunidade bentônica sofre pouca influência de águas marinhas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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