Lista completa de Questões de Biologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
Metilação é uma modificação química na molécula de DNA que pode ser induzida pelo ambiente.A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
Agentes desmetilantes são candidatos a se tornar drogas potentes na terapia contra o câncer porque a metilação do DNA não é normal e as células que a apresentam darão origem a câncer.A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
Os promotores geralmente estão situados na extremidade 5 do gene e são sítios de ligação da enzima RNA-polimerase.A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
Silenciamento gênico é sinônimo de expressão gênica constitutiva.Um tema que vem sendo pesquisado e discutido desde a introdução dos organismos geneticamente modificados (OGMs) é a possibilidade de co-existência entre estes e a agricultura orgânica. De acordo com dados atuais, essa co-existência é extremamente problemática, e a agricultura orgânica tende a uma drástica redução nas regiões de cultivo extensivo de OGMs. Paralelamente à questão social, a contaminação por parte dos OGMs tem sido também alvo de investigações e, até o momento, não há consenso com relação ao tema. Relatos de escape gênico, isto é, de pólen de plantas transgênicas participando da polinização de não-OGM, podem ser encontrados com freqüência na literatura. Considerando esse assunto e temas a ele relacionados, julgue os itens subseqüentes. A utilização da tecnologia do DNA recombinante na produção de OGMs é um tipo de seleção de genótipos correntemente usado em melhoramento genético.
Um tema que vem sendo pesquisado e discutido desde a introdução dos organismos geneticamente modificados (OGMs) é a possibilidade de co-existência entre estes e a agricultura orgânica. De acordo com dados atuais, essa co-existência é extremamente problemática, e a agricultura orgânica tende a uma drástica redução nas regiões de cultivo extensivo de OGMs. Paralelamente à questão social, a contaminação por parte dos OGMs tem sido também alvo de investigações e, até o momento, não há consenso com relação ao tema. Relatos de escape gênico, isto é, de pólen de plantas transgênicas participando da polinização de não-OGM, podem ser encontrados com freqüência na literatura. Considerando esse assunto e temas a ele relacionados, julgue os itens subseqüentes. Organismos transgênicos são um tipo de OGM em que obrigatoriamente ocorre a incorporação de região ou regiões do genoma de um organismo em outro organismo.
Um tema que vem sendo pesquisado e discutido desde a introdução dos organismos geneticamente modificados (OGMs) é a possibilidade de co-existência entre estes e a agricultura orgânica. De acordo com dados atuais, essa co-existência é extremamente problemática, e a agricultura orgânica tende a uma drástica redução nas regiões de cultivo extensivo de OGMs. Paralelamente à questão social, a contaminação por parte dos OGMs tem sido também alvo de investigações e, até o momento, não há consenso com relação ao tema. Relatos de escape gênico, isto é, de pólen de plantas transgênicas participando da polinização de não-OGM, podem ser encontrados com freqüência na literatura. Considerando esse assunto e temas a ele relacionados, julgue os itens subseqüentes. A conseqüência direta do escape gênico em plantações orgânicas é a possibilidade de encontro de material genético alheio à espécie em cultivo.
A maioria das variações dos caracteres dos organismos multicelulares é quantitativa e não qualitativa. Dessa forma, pode ser difícil extrapolar o genótipo de indivíduos partindo-se do fenótipo, o que dificulta a análise da genética dessas características. Essa dificuldade baseia-se no fato de que a maior parte dessas características apresenta herança poligênica e multifatorial. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Uma das dificuldades na seleção de genótipos desejáveis em plantas é o fato de que um genótipo selecionado poderá não ter a mesma produção em ambientes diferentes.
A maioria das variações dos caracteres dos organismos multicelulares é quantitativa e não qualitativa. Dessa forma, pode ser difícil extrapolar o genótipo de indivíduos partindo-se do fenótipo, o que dificulta a análise da genética dessas características. Essa dificuldade baseia-se no fato de que a maior parte dessas características apresenta herança poligênica e multifatorial. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Com relação a caracteres quantitativos, como produção de leite, indivíduos com diferentes genótipos podem apresentar o mesmo fenótipo.
A maioria das variações dos caracteres dos organismos multicelulares é quantitativa e não qualitativa. Dessa forma, pode ser difícil extrapolar o genótipo de indivíduos partindo-se do fenótipo, o que dificulta a análise da genética dessas características. Essa dificuldade baseia-se no fato de que a maior parte dessas características apresenta herança poligênica e multifatorial. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A herdabilidade de uma característica é um parâmetro da genética de populações cuja principal aplicação é na seleção de genótipos monogênicos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...