Lista completa de Questões de Biologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos cuidados gerais a serem observados no procedimento de coleta de amostras de água para análise físicoquímica, julgue os próximos itens.
Quando a coleta da amostra for feita manualmente, a água deve ser coletada em contracorrente, ou seja, com a boca do frasco apontada para montante, a qual deve ser vedada rapidamente após a coleta. Outra opção igualmente correta de coleta consiste em mergulhar o frasco na água com a boca para baixo.
Com relação aos cuidados gerais a serem observados no procedimento de coleta de amostras de água para análise físicoquímica, julgue os próximos itens.
Os frascos de coleta devem ser de vidro inerte, lavados, esterilizados, com a tampa esmerilhada e coberta com papel alumínio. O tempo entre a coleta e o início do exame, para águas poluídas ou não, deve ser, no máximo, 24 h, devendo a amostra ser mantida refrigerada a uma temperatura inferior a 4 ºC durante esse tempo.
Quanto às técnicas de preservação de amostras e suas principais limitações, julgue os itens subsequentes.
A técnica de congelamento tem como objetivo preservar a amostra, aumentando o tempo entre a coleta e a análise. Contudo, alguns constituintes, como resíduos sólidos, são alterados após o descongelamento.
Acerca da aplicabilidade dos equipamentos de amostragem em profundidade, julgue os seguintes itens.
Para fins limnológicos, a garrafa de Meyer deve ser utilizada em profundidades maiores que 100 m.
A respeito de análises químicas de campo, julgue os itens a seguir.
A temperatura da água deve ser medida após a estabilização, utilizando-se um termômetro adequado. O valor do pH da água pode ser determinado in loco com papel tornassol ou com pastilhas phenol red.
Acerca do controle de qualidade da água, julgue os itens a seguir.
Cor verdadeira e turbidez são características da água relacionadas com a presença, respectivamente, de substâncias dissolvidas — substâncias húmicas, ferro e manganês, entre outras — e de material em suspensão, como argila e silte, entre outras.
Acerca do controle de qualidade da água, julgue os itens a seguir.
Para uma análise preliminar acerca do tempo de ocorrência de acidente ambiental que envolva derrame de efluentes com características de esgoto doméstico em determinado rio, sendo disponíveis apenas dados de nitrogênio no trecho do acidente, deve-se considerar que, sob condições aeróbias, elevado nível de nitrato é indicativo de poluição recente, ou seja, com poucas horas de ocorrência.
Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
Lagoas anaeróbias constituem uma alternativa de tratamento de efluentes de indústrias de abatedouros. As condições estritamente anaeróbias são alcançadas por meio do lançamento de grande carga de DBO por unidade de volume da lagoa, o que faz que a taxa de consumo de oxigênio seja várias vezes superior à taxa de produção.
Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
As lagoas anaeróbias são usualmente rasas, com profundidade entre 0,50 m e 1,5 m e, portanto, no tratamento de água realizado nelas, a área requerida é maior que a correspondente para uma lagoa aeróbia.
Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
Ao se elaborar um projeto de um trecho de tubulação para drenagem de águas pluviais, o único limite imposto, no que tange à velocidade do escoamento, é que velocidades elevadas sejam evitadas, dado o risco de erosão das paredes da tubulação ou de sobrecarga em uma entrada, no ponto de conexão com outras tubulações do sistema de coleta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...