Lista completa de Questões de Biologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A interação entre leguminosas e algumas bactérias, que acontece em nódulos nas raízes dessas plantas, é bem conhecida e utilizada na agricultura. O texto a seguir ensina como colocar artificialmente as bactérias do gênero Rhizobium em contato com sementes de feijão:
O processo executado pelas bactérias inoculadas e que leva à maior produtividade agrícola éa produção de hormônios de crescimento, que aceleram a frutificação da planta.
a fermentação celular, que produz glicose para o uso da planta.
o combate a outras bactérias, o que protege a planta de agentes nocivos.
a aceleração da fotossíntese, o que aumenta o tamanho das folhas.
a fixação de nitrogênio gasoso, que é convertido em nutrientes para a planta.
Recentemente foi encontrado na localidade de Tiaraju, no Rio Grande do Sul, um fóssil que pode ajudar a esclarecer parte da história evolutiva dos tetrápodes. O fóssil foi batizado como Tiarajudens eccentricus. A imagem a seguir é uma árvore filogenética que foi retirada de uma reportagem que divulgava o achado.
De acordo com essa imagem, está correto:
O fóssil Tiarajudens não é de um dinossauro, mas sim de um contemporâneo a ele.
Aves, crocodilos e mamíferos são descendentes dos arcossauros.
Os parentes viventes mais próximos do Tiarajudens são os crocodilos.
A ausência de pernas é uma característica que exclui as cobras do grupo dos tetrápodes.
Os mamíferos são evolutivamente mais próximos das aves que os crocodilos.
As plantas vasculares (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) compartilham
estrutura especializada para proteção e nutrição do embrião, originada a partir do óvulo fecundado.
alternância de gerações (esporofítica e gametofítica), que não podem ser diferenciadas.
tecidos vasculares, xilema e floema, responsáveis pela condução da seiva bruta e elaborada para os diversos tecidos da planta.
o desenvolvimento de endosperma a partir da fecundação de células diferenciadas no óvulo.
gametófito masculino reduzido e disperso com grãos de pólen.
A evolução da reprodução das plantas nos ambientes terrestres ocorreu na direção de diminuir a dependência de água. As briófitas são características de locais úmidos, sendo sempre dependentes da água, ao menos para o deslocamento do anterozoide flagelado até a oosfera. As briófitas são plantas
diplobiontes, cujo zigoto germina sobre a planta-mãe, dando origem ao esporófito dominante, que possui esporos contidos nos esporângios reunidos em soros. Esses esporos, ao germinarem, darão origem a uma nova planta-mãe.
diplobiontes, apresentando alternância de gerações heteromórfica entre gametófito ramificado, fotossintetizante e independente e esporófito não ramificado e ao menos parcialmente dependente do gametófito.
diplobiontes, apresentando alternância de gerações, cuja fase esporofítica é predominante sobre a fase gametofítica. Possuem pequenas flores que reúnem as estruturas para reprodução, podendo ser monoclinas ou diclinas.
haplobionte-haplonte, onde apenas o zigoto, formado pela fusão dos gametas, é diploide e sofre meiose para formar células haploides que darão origem a novas plantas por mitoses.
haplobionte-diplonte, onde todas as células somáticas são diploides e somente as células germinativas sofrem meiose e dão origem aos gametas haploides.
Com relação às diferentes formações vegetais, define-se:
I. Floresta: apresenta dominância de indivíduos lenhosos, com pelo menos três estratos arbóreos, e indivíduos emergentes.
II. Savana: possui estrato herbáceo contínuo, geralmente graminoso, com elementos lenhosos esparsos em maior ou menor grau.
III. Floresta: apresenta dominância de indivíduos arbóreos obrigatoriamente formando um dossel contínuo.
IV. Campo rupestre: possui dominância de indivíduos herbáceos, cobertura incompleta do substrato e eventuais arbustos.
V. Manguezal: possui dominância de elementos arbóreos, cujas espécies apresentam riqueza muito alta.
Está correto o que consta APENAS em
I, II e IV.
II, III e IV.
I e V.
II e V.
III e IV.
As três florestas caracterizadas a seguir são encontradas no complexo vegetacional da Floresta Atlântica:
− floresta 1: reveste as serras e morros, em altitudes de 800 a 1.500 m, sobre solos formados pela decomposição de rochas cristalinas, com dossel de 20-30 m e árvores emergentes de até 40 m;
− floresta 2: sobre solos hidromórficos permanentemente inundados e ácidos, é uma floresta relativamente aberta, com baixa diversidade de espécies arbóreas, cuja altura máxima está entre 8 e 10 m;
− floresta 3: ocupa as planícies costeiras, sobre terraços quaternários e pouco acima do nível do mar, tendo o dossel cerca de 12-18 m de altura.
Essas caracterizações melhor identificam, respectivamente, as florestas:
pluvial montana; paludosa e ripária.
pluvial baixo-montana; ciliar e estacional semidecídua.
de Araucária; paludosa e ripária.
de neblina; estacional semidecídua e de restinga.
pluvial montana; paludosa e de restinga.
Quando, no plantio de mudas de espécies nativas, realizado para acelerar o processo de restauração florestal de uma área, consideram-se os grupos funcionais das espécies para definir a composição e distribuição das mudas no terreno, diz-se que se está adotando um modelo de restauração (ou de revegetação) do tipo:
pioneiro.
Sucessional.
biológico.
de enriquecimento.
de alta diversidade.
Os que se iniciam no conhecimento das ciências da natureza atingem a ideia de que a paisagem é sempre uma herança, de processos fisiográficos e biológicos, e patrimônio coletivo dos povos que historicamente as herdaram como território de atuação de suas comunidades e os transformam cotidianamente. Com referência a esse assunto e a aspectos fitogeográficos, julgue os itens de 81 a 86.
Na vegetação do cerrado brasileiro, de aparência xeromórfica, os ciclos biogeoquímicos gasosos e sedimentares, espaço envolvendo, entre outros elementos, carbono, nitrogênio e oxigênio ajustam-se de forma lenta ao período seco entre março e agosto , quando a flora dos campos está exposta ao máximo de iluminação pelo clima.
Com relação aos estudos de botânica, julgue os itens que se seguem.
A produção de dois tipos de esporos, o megásporo (gametófito feminino) e o micrósporo (gametófito masculino), pelos esporófitos denomina-se homosporia.
Com relação aos estudos de botânica, julgue os itens que se seguem.
As plantas dividem-se em criptógamas, as que apresentam flores e frutos, e fanerógamas, as que, por não apresentarem flores e frutos, dependem da água para se reproduzirem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...