Lista completa de Questões de Biologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo como referência as informações acima, julgue os seguintes itens.
Considerando-se que, na estação de tratamento de esgoto, o esgoto seja tratado com lodos ativados em nível terciário, é correto afirmar que o corpo dágua receptor para onde toda a água corre está livre da influência dos resíduos gerados pelas unidades.
A tabela acima apresenta os registros de vazões mensais, em m3/s, observados em determinado local de um rio durante dois anos consecutivos. Nesse local, será construído um reservatório sem comporta, para a regularização de 60% da vazão média. No dimensionamento desse sistema, empregou-se o método do diagrama de Rippl, cujo gráfico é mostrado acima. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
Para se alcançar a regularização pretendida, o volume V do reservatório deverá ser superior a 19.000.000 m3 e inferior a 20.000.000 m3.
A tabela acima apresenta os registros de vazões mensais, em m3/s, observados em determinado local de um rio durante dois anos consecutivos. Nesse local, será construído um reservatório sem comporta, para a regularização de 60% da vazão média. No dimensionamento desse sistema, empregou-se o método do diagrama de Rippl, cujo gráfico é mostrado acima. A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
No dimensionamento da barragem, a vazão regularizada de projeto terá valor entre 1,2 m3/s e 1,3 m3/s.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens de 49 a 54.
Para minimizar os problemas citados no texto e contribuir para a transformação do referido modelo de urbanização, o Ministério das Cidades priorizou o apoio ao planejamento territorial urbano e à política fundiária dos municípios por meio da criação da Secretaria Nacional de Programas Urbanos (SNPU), cuja missão é implantar o Estatuto das Cidades.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens de 49 a 54.
O manejo de águas pluviais consiste em produzir água potável a partir de uma fonte de água bruta e distribuí-la sem interrupções e com o mínimo possível de falhas.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens de 49 a 54.
Para resolver, de fato, problemas advindos das aglomerações populacionais, não basta investir em saneamento básico, conjunto de medidas cujos princípios se pautam em visão mais antropocêntrica e consequentemente tecnológica; é necessário que se invista em saneamento ambiental, caracterizado pela preservação do meio ambiente, o que lhe confere importante papel para o desenvolvimento sustentável.
Sobre ciclo hidrológico, assinale a alternativa incorreta.
Detenção é a parte da precipitação que fica retida na vegetação, em depressões do terreno e em construções.
Escoamento superficial é constituído por parte da água infiltrada na camada superior do solo, sendo bem mais lento que o escoamento subterrâneo.
A maior parte da evaporação se dá a partir dos oceanos, e não a partir dos lagos e rios.
Percolação é o processo pelo qual a água entra no solo e nas formações rochosas até o lençol freático.
Evapotranspiração é a parte da água existente no solo que é utilizada pela vegetação e é eliminada pelas folhas na forma de vapor.
Acerca dos conceitos de águas subterrâneas, assinale a alternativa incorreta.
O movimento das águas subterrâneas inclui deslocamentos laterais em que ocorrem gradientes hidráulicos em direção a áreas de descargas dos aquíferos.
A água que percola através da superfície do solo forma aquíferos não confinados, em contraste com aquíferos confinados, onde há água retida por solos mais permeáveis.
No subsolo, a porção superior da zona saturada é ocupada pelas águas subterrâneas situadas na região capilar e mantidas pela tensão superficial.
A zona insaturada se estende da superfície até profundidades que vão de menos de um metro a algumas centenas de metros em regiões semiáridas e é formada por água e ar.
Todos os tipos de rochas ígneas, sedimentares ou metamórficas confinam águas subterrâneas nas diferentes regiões.
Quanto aos conceitos que envolvem o Balanço Hídrico, analise as proposições abaixo.
1) No cálculo de balanço hídrico, é considerado que à medida que a umidade do solo decresce haverá um ponto em que a evapotranspiração potencial tornar-se-á menor do que a evapotranspiração real, o que estabelece uma relação linear entre o decréscimo de umidade do solo e o decréscimo da razão entre evapotranspiração real e evapotranspiração potencial.
2) A evapotranspiração pode ser medida através de lisímetros, que são recipientes que contêm uma amostra do solo local e cuja parte superior está no nível da superfície do terreno.
3) No balanço hídrico, considera-se que o armazenamento de água no solo varia entre o ponto de murcha e a capacidade de campo. A diferença entre a capacidade de campo e o ponto de murcha em função da profundidade radicular é definida como sendo a capacidade de água disponível no solo, a qual é estimada a partir de funções de pedo-transferência.
4) Evapotranspiração potencial é aquela que ocorre numa superfície vegetada, independente de sua área, de seu porte e das condições de umidade do solo. Portanto, é aquela que ocorre em qualquer circunstância, sem imposição de qualquer condição de contorno.
Estão corretas, apenas:
2 e 3
1, 3 e 4.
2 e 4.
1, 2 e 4.
3 e 4.
A Política Nacional de Recursos Hídricos estabelece que o gerenciamento integrado dos recursos hídricos deve ser descentralizado e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades, refletindo esses princípios nos comitês de bacias hidrográficas. À luz da referida política, assinale a alternativa que não representa atribuição legal desses comitês.
Promover o debate das questões relacionadas a recursos hídricos e articular a atuação das entidades intervenientes.
Estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir os valores a serem cobrados.
Propor ao Conselho Nacional e aos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos as acumulações, derivações, captações e os lançamentos de pouca expressão, para efeito de isenção da obrigatoriedade de outorga de direitos de uso de recursos hídricos, de acordo com os domínios destes.
Aprovar propostas de instituição dos Comitês de Bacia Hidrográfica e estabelecer critérios gerais para a elaboração de seus regimentos.
Acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos da bacia e sugerir as providências necessárias ao cumprimento de suas metas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...