Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A diversidade dos mamíferos na Era Cenozoica pode ser melhor compreendida no contexto das alterações de padrões da biogeografia. A distribuição de alguns grupos de mamíferos reflete a vicariância, como a dos motrotremados na Austrália. Outros padrões de distribuição refletem a dispersão, tais como ocorreu na Grande Troca Interamericana, quando diversos mamíferos percorreram as Américas após o estabelecimento de uma ponte de terra no Panamá, entre as Américas do Sul e do Norte no Plioceno. Sobre a biogeografia de mamíferos da Era Cenozoica, é correto afirmar que:
A presença de marsupiais na Austrália aparentemente representa a vicariância, desde a América do Sul, por meio da Antártica, no início da Era Cenozoica.
Parte da diferença quanto à distribuição dos mamíferos atuais resulta da biogeografia de dispersão, ou seja, os animais são carregados, passivamente, sobre as massas de terra em movimento.
Outros padrões de distribuição dos mamíferos podem ser explicados pela vicariância, a qual reflete os movimentos dos próprios animais, geralmente por meio de movimento de populações.
A radiação dos mamíferos ocorreu durante o fracionamento das massas continentais, quando estoques distintos foram isolados em continentes diferentes.
A dispersão pode produzir radiações, mas não ocasiona extinções.
Vertebrados terrestres usam um órgão chamado de órgão vomeronasal na detecção de uma classe particular de químicos ambientais denominados feromônios. Sobre este sistema quimiossensorial, é INCORRETO afirmar que:
Em serpentes o órgão vomeronasal (denominado órgão de Jacobson) se localiza no palato.
O órgão vomeronasal é um órgão olfatório acessório, o qual é molecular e estruturalmente distinto do epitélio olfatório.
Em muitos animais, os feromônios possuem um importante papel na manutenção das hierarquias sociais.
Assim como o epitélio olfatório, o epitélio do órgão vomeronasal expressa quimiorreceptores.
Feromônios são sinais químicos liberados por um animal, que afetam o comportamento de outros animais de espécies diferentes.
Os corações dos vertebrados têm paredes complexas consistindo em quatro partes principais (pericárdio, epicárdio, miocárdio e endocárdio). Estas paredes revestem câmaras como os átrios e ventrículos por onde o sangue circula. Em relação à divisão das câmaras dos principais grupos de vertebrados, analise as alternativas a seguir:
(A) O coração de um peixe que respira na água consiste em quatro câmaras arranjadas em série. São elas: seio venoso, átrio, ventrículo e bulbo arterial.
(B) Os anfíbios têm um coração com três câmaras, dois átrios e um ventrículo.
(C) Os corações da maioria dos répteis não crocodilianos são compostos por cinco câmaras com dois átrios e um ventrículo dividido em três compartimentos interconectados. (D) O coração de mamíferos e aves é composto por quatro câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos.
(E) Os crocodilianos diferem dos demais répteis por terem um coração de quatro câmaras com dois átrios e dois ventrículos.
Está correto o que se afirma em:
B, D e E
A, B, C, D e E
A, B, C e D
C, D e E
D e E
Sobre a taxidermia de pequenos mamíferos, é correto afirmar:
A posição do animal após a taxidermização, deve ser a mais próxima daquela verificada quando vivo e em ambiente natural.
Uma faca grande e afiada deve ser usada para cortar os ossos das pernas, nas articulações e a musculatura das pernas, deixando os ossos bem limpos.
Quando necessário, espalha-se um pouco de farinha de trigo e açúcar sobre a superfície do escalpo, para secá-la.
Corta-se a ligação dos genitais e do intestino com a pele, deixando-se apenas a parte óssea dos genitais.
Usa-se o bórax, ou borato de sódio o mesmo usado na fabricação de alimentos na pele e no interior do crânio, para a secagem.
Biologia - Zoologia Vertebrados - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
foram mencionados quatro gêneros diferentes de anfíbios, pertencentes a mesma família.
todas as espécies citadas pertencem a mesma classe, porém são de subfilos diferentes.
foram citadas cinco espécies diferentes, sendo elas de três diferentes gêneros.
as espécies citadas pertencem a mesma família, porém são de filos diferentes.
os animais mencionados são todos do mesmo filo, porém são de classes diferentes.
Biologia - Zoologia Vertebrados - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
o ser humano conviveu com os dinossauros.
os anfíbios foram os primeiros vertebrados a surgirem na Terra.
os mamíferos surgiram antes das aves.
as aves surgiram antes dos mamíferos.
os animais vertebrados surgiram antes dos invertebrados.
Biologia - Zoologia Vertebrados - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma característica marcante do pica-pau é o seu bico poderoso. Ele permite que a ave abra buracos nas árvores, podendo alimentar-se, ao longo de todo ano, de insetos que vivem sob a casca das árvores, de insetos que perfuram a madeira e da seiva da própria árvore. Além disso, os buracos nas árvores constituem abrigos seguros para a construção de ninhos. O pica-pau possui ainda uma cauda rígida, utilizada como suporte, e pernas curtas.
Essas características, que favorecem a sobrevivência do pica-pau em seu habitat, são um exemplo demiscigenação.
especiação.
hibridização.
adaptação.
fluxo gênico.
Biologia - Zoologia Vertebrados - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Os mamíferos constituem o grupo de animais que apresenta maior irradiação adaptativa na natureza. A árvore filogenética a seguir demonstra as linhagens evolutivas de alguns mamíferos.
Devido ao sucesso dessa irradiação adaptativa, surgiram várias ordens, dentre as quais a Perissodactyla. Um exemplo de animal que pertence a referida ordem é
o tatu.
a lebre.
o carneiro.
o rinoceronte.
No Brasil existem várias espécies consideradas ameaçadas de extinção, conforme Instrução Normativa 03, de 27 de maio de 2003, do Ministério do Meio Ambiente (Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção). Marque a alternativa que contém o animal considerado ameaçado de extinção:
Onça-pintada.
Bem-te-vi.
Pinguim
Capivara.
No reino animal, a classe dos mamíferos possui forte apelo para projetos relacionados com a conservação dos ambientes naturais, sendo muitas espécies símbolos de projetos bem sucedidos no cenário nacional.Amastofauna brasileira é bastante rica, com aproximadamente 652 espécies nativas, distribuídas entre 11 ordens. A ordem de mamíferos com maior número de espécies descritas no Brasil é:
Primates.
Chiroptera.
Cetacea.
Carnivora.
Rodentia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...