Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A reação de imunofluorescência Fluorescent Treponemal Antibody Absortion (FTA-ABS) utiliza o Treponema pallidum como: Marque a alternativa CORRETA:
Anticorpo.
Antígeno.
Fixador.
Substrato.
A reação de VDRL de uma amostra do soro de um paciente com história clínica de sífilis deu resultado negativo. Nessa situação, suspeita-se que tenha ocorrido uma reação pró-zona. O fenômeno pró-zona ocorre quando:
O paciente não tenha produzido ainda anticorpos específicos para o T. pallidum.
O soro do paciente é muito diluído, em relação à quantidade de antígenos.
Há um excesso de anticorpos no soro, em relação à concentração de antígenos.
Há uma reação cruzada entre a cardiolipina e os antígenos do T. pallidum.
Considerando os testes de imunohematologia, assinale a opção CORRETA:
Para o teste de crioaglutininas, o sangue deve ser congelado imediatamente após a coleta.
Em pacientes com hemoglobinúria paroxística noturna, o teste do soro acidificado (teste de Ham) mostra hemólise quando as hemácias do paciente são colocadas em solução ácida.
Para a pesquisa de células LE, deve-se realizar uma centrifugação seguida de análise morfológica da fração que contenha somente eritrócitos.
A velocidade de hemossedimentação depende apenas da presença de anticorpos no plasma.
A prova de Coombs indireta serve para detectar anticorpos intracelulares.
Uma hiperfosfatemia deve ser tratada, já que ativa a enzima alfa-hidroxilase, e em decorrência, provoca hipercalcemia.
Cuidados locais na área exposta, imunização contra tétano, medidas de quimioprofilaxia, e acompanhamento sorológico para HIV e hepatite.
Cuidados locais na área exposta, imunização contra tétano, e acompanhamento sorológico para HIV.
Imunização contra tétano e acompanhamento sorológico para HIV e hepatite, além de hemograma completo.
Lavagem da área exposta, imunização contra hepatite, HIV e tétano, testes de gravidez quando há risco de gestação da profissional.
Lavagem da área exposta, imunização do profissional contra hepatite e acompanhamento do paciente com teste sorológico para HIV.
A resposta de fase aguda é a resposta inespecífica das proteínas séricas que ocorre como resultado de infecção, traumatismo, inflamação aguda e neoplasia.
A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
I- Proteína C reativa está normal na resposta de fase aguda.
II- Proteína C reativa e albumina estão elevadas na resposta de fase aguda.
III- Proteína C reativa e ferritina estão elevadas na resposta de fase aguda.
IV- Proteína C reativa, ferritina e ceruloplasmina estão elevadas na resposta de fase aguda.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
Um paciente portador de linfoma reclama de tosse freqüente e dor moderada no tórax. O exame de raio X revelou uma forma arredondada do tamanho de uma moeda semelhante a uma tuberculose cavitária. A reação de tuberculina no paciente foi negativa. A microscopia de escarro revelou a presença de longos filamentos septados.
A cultura de escarro produziu colônias com abundantes micélios aéreos. O diagnóstico mais provável é:
Candidíase.
Criptococose.
Aspergilose.
Histoplasmose.
Zigomicose.
Em relação aos erros que podem ocorrer nas contagens celulares automatizadas realizadas pelos analisadores hematológicos, considere as seguintes afirmativas:
1- A presença de eritroblastos em uma amostra de sangue colhida em EDTA pode gerar uma leucometria falsamente aumentada. Uma amostra analisada 3 dias após a coleta pode gerar uma leucometria falsamente diminuída, devido à lise de leucócitos.
2- Tanto uma elevada contagem de leucócitos como uma hiperlipidemia em uma amostra de sangue periférico podem gerar resultados falsamente aumentados na dosagem de hemoglobina.
3. A presença de plaquetas gigantes e micrócitos, ambos com volumes próximos ao threshold, pode gerar contagens imprecisas de plaquetas e eritrócitos, contudo essa interferência é menor na contagem de eritrócitos pelo fato de sua concentração ser muito superior à de plaquetas no sangue periférico.
4. A presença de crioaglutininas em uma amostra de sangue periférico normalmente não exerce influência sobre a contagem de eritrócitos, volume globular e concentração de hemoglobina corpuscular média.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Todas as alternativas são verdadeiras
As reações imunológicas (antígeno-anticorpo) são a base dos imunoensaios. Os imunoensaios podem ser utilizados para a detecção de antígenos ou de anticorpos de interesse. Para a detecção de um antígeno, o anticorpo correspondente é utilizado como um dos reagentes do ensaio e vice-versa para a detecção de um anticorpo.
Com relação aos imunoensaios, assinale a alternativa CORRETA:
Nos ensaios de imunodifusão, o antígeno ou o anticorpo se difunde em um meio gelificado e, quando se encontram, formam imunocomplexos de elevado peso molecular, que podem ser observados sob a forma de uma turvação nítida, independentemente da concentração de cada um dos componentes.
Os diferentes tipos de imunoensaios utilizam marcadores específicos para a emissão do sinal que será detectado pelos equipamentos de leitura. Nos ensaios fluorimétricos e quimioluminescentes, a detecção do sinal é realizada pela contagem de fótons de luz.
No ensaio de nefelometria, as reações de precipitação entre antígeno e anticorpo produzem um aumento da absorção da luz incidente, enquanto que na turbidimetria produzem um aumento da intensidade de luz dispersa. Ambas as técnicas podem ser aplicadas nas determinações de proteínas de significado clínico em qualquer fluido corporal, desde que essas proteínas apresentem tamanho molecular suficientemente grande para a formação dos imunocomplexos de precipitação.
A técnica de imunofluorescência indireta é caracterizada pela detecção de um antígeno em células ou tecidos utilizando um anticorpo específico marcado com fluorocromo.
Todas são correta.
Como toda vacina, as que estão sendo produzidas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para imunizar a população de Ouro Branco (MG), representam um importante avanço, pois as pessoas imunizadas:
terão uma maior concentração de mastócitos em sua corrente sanguínea, que irão fagocitar o meningococo tipo C.
aumentarão a produção de neutrófilos em sua circulação sanguínea, que se ligarão, quimicamente, ao meningococo tipo C, impedindo sua reprodução.
desenvolverão uma memória imunológica para o meningococo tipo C, que será essencial em uma resposta imunológica secundária.
produzirão uma maior quantidade de eritroblastos no tecido mieloide da medula óssea, que irão fagocitar o meningococo tipo C.
aumentarão a sua capacidade de produzir eosinófilos, que se ligarão às proteínas da cápsula do meningococo tipo C, neutralizando sua replicação.
Brasil terá vacina contra esquistossomose
Essa vacina imunizará o homem contra uma doença parasitária, causada porumparasita:
heteróxeno, cuja transmissão ocorre por meio da penetração da larva miracídio na pele de pessoas que entramemcontato com água contaminada.
heteróxeno, cuja transmissão ocorre por meio da penetração da larva cercária na pele de pessoas que entramemcontato com água contaminada.
monóxeno, cuja transmissão ocorre por meio da penetração da larva miracídio na pele de pessoas que entramemcontato com água contaminada.
monóxeno, cuja transmissão ocorre por meio da penetração da larva cercária na pele de pessoas que entramemcontato com água contaminada.
monóxeno, cuja transmissão ocorre por meio da penetração da larva oncosfera na pele de pessoas que entramemcontato com água contaminada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...