Lista completa de Questões de Biologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Microbiologia - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
No Brasil existem doenças infecciosas e parasitárias ainda fora de controle, pois apresentam grande número de pessoas afetadas. As seguintes doenças NÃO são causadas por bactérias ou vírus:
leishmaniose; sarampo; raiva; oncocercose; doença de Chagas;
leishmaniose; amebíase; esquistossomose; filariose; ancilostomíase;
leishmaniose; amebíase; esquistossomose; hanseniase; poliomielite;
febre tifoide; amebíase; malária; leishmaniose; leptospirose;
varíola; amebíase; esquistossomose; dengue; doença de Chagas,
A coloração mais frequentemente usada para corar bactérias é a coloração de Gram, a qual cora diferentemente a bactéria conforme a composição de sua parede celular. Sobre esta coloração, assinale a alternativa INCORRETA:
O procedimento de coloração consiste em aplicar em sequência um corante primário (cristal de violeta), descorante (álcool ou álcool-acetona) e solução de iodo (lugol).
A solução de iodo (lugol) funciona como mordente, permitindo que o corante fique aderido ao objeto a ser corado.
A etapa de descoloração é bastante importante, pois um tempo excessivo nesta etapa pode, eventualmente, remover a coloração primária até mesmo dos organismos Gram-positivos, causando a sua identificação incorreta.
As reações de coloração de Gram são baseadas nas diferenças químicas da estrutura da parede celular bacteriana, sendo a parede das células Gram-negativas quimicamente mais complexas do que as paredes das células Gram-positivas.
Como formas de garantir a qualidade da coloração, os reativos de Gram não deverão ser usados após o limite da data de validade, e as lâminas de controle devem ser usadas para verificar os reativos de coloração e a técnica do profissional.
Os métodos utilizados para identificação bacteriana incluem a morfologia microscópica, a aparência da colônia e o crescimento em meios especiais, dentre outros. Em relação aos meios comumente utilizados para isolamento e identificação de bactérias, estabeleça a relação entre as colunas e assinale a alternativa correta:
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
4 2 1 3 5.
5 1 3 2 4.
4 1 5 3 2.
4 3 5 1 2.
1 5 4 2 3.
Uma cultura de lesões cutâneas de um paciente com impetigo (pioderma) apresenta numerosas colônias circundadas por uma zona de β hemólise em placas de Ágarsangue. Um esfregaço corado com Gram apresentou cocos Gram-positivos. Considerando-se que o teste da catalase foi negativo, marque a alternativa, a qual identifica o microrganismo que tenha sido o mais provavelmente isolado.
Streptococcus pyogenes.
Streptococcus viridans.
Staphylococcus aureus.
Staphylococcus epidermidis.
Com relação à Neisseria meningitidis, todas as afirmativas abaixo são corretas, EXCETO:
É um diplococo Gram-negativo.
Apresenta reação de oxidase positiva.
Possui uma cápsula polissacarídica que é antifagocítica.
Produz uma exotoxina que estimula a adelilatociclase das meninges, causando um intenso processo inflamatório.
Em relação aos fungos, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Leveduras são fungos que se reproduzem por brotamento.
Fungos filamentosos e leveduras possuem uma parede celular de peptideoglicano.
Fungos filamentosos têm filamentos alongados denominados hifas.
Fungos dimórficos existem como leveduras a 37oC e como fungos filamentosos a 25 oC.
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, dandolhe um grande potencial para provocar incapacidades físicas que podem inclusive evoluir para deformidades.
Com relação à hanseníase é CORRETO afirmar que:
A hanseníase é causada pelo Mycobacterium hansen.
A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae.
O meio de cultura utilizado para isolamento e identificação do Bacilo de Hansen é o Thayer Martin.
O diagnóstico da hanseníase só pode ser confirmado através de um resultado positivo na baciloscopia.
O diagnóstico da hanseníase só pode ser confirmado através de um isolamento positivo na cultura em Ágar sangue.
Considerando os meios de cultura utilizados na microbiologia de Mycobacterium tuberculosis, assinale a opção CORRETA.
O preparo do meio de Lowenstein-Jensen para cultura de micobactérias compreende a adição de azul de bromotimol e de fenolftaleína como indicadores de presença de carboidratos.
Quando a cultura de micobactérias é feita no meio de Lowenstein-Jensen, a leitura final pode ser feita após 48 h de incubação.
Quando se preparam novos lotes do corante de auramina, deve-se fazer um controle de qualidade, sendo recomendado M. tuberculosis para o controle positivo e Escherichia coli para o controle negativo.
Provas de esterilidade de meios suplementados após a esterilização não devem ser realizadas por meio de subculturas.
A sensibilidade da detecção de M. tuberculosis pelo método de Ziehl-Neelsen é maior que por cultura em meio Lowenstein-Jensen.
Em todas as fases de exploração, refino, transporte e distribuição do petróleo podem ocorrer vazamentos e danos ao ecossistema aquático.
Algumas bactérias podem ser utilizadas para transformar os produtos encontrados no petróleo em subprodutos menos danosos ao ecossistema. A utilização de microrganismos, como bactérias e fungos, para eliminar a poluição do ecossistema é denominada de:
bioacumulação.
magnificação trófica.
biorremediação
eutrofização.
biorredução.
Os protistas são animais unicelulares, microscópios, isolados ou coloniais e os representantes mais primitivos dos eucariontes. Quando as condições ambientais tornam-se desfavoráveis para a espécie, o protista realiza a egestão e excreção: o citoplasma se desidrata, diminui de volume e secreta uma membrana resistente que o isola do meio externo, transformando-se em um:
fagócito.
cisto.
orgânulo.
pinocócito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...