Lista completa de Questões de Biologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura abaixo mostra a variação de fatores ambientais em um corpo dágua antes e após a recepção de efluentes domésticos.
As variáveis representadas pelas curvas 1, 2 e 3 são, correta e respectivamente:
Um dos fatores que interferem na fertilidade do solo é a
Se encontramos a distância de 15 cm entre os pontos A e B de um mapa, cuja escala é 1:100.000, a distância real corresponde a
Considere as afirmações abaixo
I. A avaliação de riscos ambientais é um processo que visa estimar a probabilidade de um ambiente ser alterado em função da exposição a agentes estressores variados.
II. A caracterização de risco é a primeira fase da avaliação de riscos ambientais, sendo composta por estimativa e descrição do risco.
III. Entre os agentes estressores sujeitos à avaliação de riscos estão substâncias químicas, alteração do uso do solo, doenças, espécies invasoras e alterações climáticas.
IV. A descrição do risco combina informações sobre perfis e efeitos de exposição.
Está correto o que se afirma em
Biologia - Meio Ambiente - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Em relação às características do solo, analise as afirmativas a seguir.
I. Se as partículas do solo forem grandes, a água da chuva infiltra e fica retida, deixando o solo encharcado.
II. A argila presente no solo são partículas muito finas que deixam as águas da chuva se infiltrarem e deslocarem entre elas ficando pouca umidade retida.
III. As partículas de argila no solo têm propriedades de reter minerais como os de Ca2+, K+ e Mg+, favorecendo sua absorção pelas plantas.
IV. As partículas que compõem as camadas superiores do solo, mais sujeitas ao intemperismo, têm diâmetro menor que o das que compõem as camadas mais profundas.
V. O horizonte O, uma das camadas do solo, é formada por rocha decomposta em pequenas partículas.
Estão INCORRETAS apenas as afirmativas
A utilização da experimentação em sala de aula é uma tendência já defendida desde a década de 1970 pelos projetos curriculares, no entanto até hoje há resistências para sua incorporação. Uma das potencialidades pedagógicas e os principais desafios de se utilizar a experimentação nas aulas de ciências são, respectivamente,
Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:
Para introduzir na sala de aula um projeto pedagógico que tenha como eixo principal um tema de pesquisa atual na ciência, o professor pode escolher diferentes estratégias, dentre elas:
I. Utilizar materiais audiovisuais, como um vídeo de divulgação cientifica sobre o assunto.
II. Convidar um pesquisador especialista para dar uma palestra sobre o assunto, levantando anteriormente com os alunos questões para serem discutidas com o convidado.
III. Dar como tarefa de casa a leitura na íntegra de um artigo científico publicado em revista internacional sobre o assunto.
IV. Elaborar uma questão problema para introduzir o tema, incentivando atividades de pesquisa roteirizada sobre o tema.
Dentre as afirmativas, são adequadas para a realidade escolar brasileira APENAS
Recentes pesquisas sobre educação em ciências defendem a Alfabetização Científica como meta de ensino e aprendizagem das ciências.
A alternativa que descreve um objetivo da Alfabetização Científica é:
O aparecimento do microscópio eletrônico de transmissão (MET) revolucionou a pesquisa científica, aprimorando drasticamente várias áreas, tanto das ciências biológicas quanto da ciência dos materiais. Como resultado das novas observações que ele tornou possíveis, a compreensão da organização dos tecidos vegetais e animais foi enormemente ampliada, e muitos conceitos a respeito da construção e função celulares foram radicalmente alterados. Com relação à microscopia eletrônica de transmissão, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...