Questões de Biologia do ano 2016

Lista completa de Questões de Biologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A figura abaixo mostra a variação de fatores ambientais em um corpo d’água antes e após a recepção de efluentes domésticos.

As variáveis representadas pelas curvas 1, 2 e 3 são, correta e respectivamente:

  • A. demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido e fauna de água limpa.
  • B. concentração de nutrientes, oxigênio dissolvido e bactérias anaeróbias.
  • C. turbidez, demanda bioquímica de oxigênio e organismos fotossintetizantes.
  • D. demanda bioquímica de oxigênio, transparência da água e turbidez.
  • E. nitrato, oxigênio dissolvido e material particulado em suspensão.

Um dos fatores que interferem na fertilidade do solo é a

  • A. granulometria, uma vez que os solos arenosos têm menor capacidade de reter nutrientes devido à sua maior porosidade.
  • B. capacidade de troca catiônica que é relacionada à retenção de elementos minerais por cargas elétricas positivas das argilas.
  • C. microbiota que, ao decompor a matéria orgânica dos horizontes O e A, promove a liberação de nutrientes inorgânicos.
  • D. capacidade de campo, uma medida da concentração de nutrientes disponíveis diretamente para as plantas.
  • E. permeabilidade, uma vez que esta é diretamente proporcional à capacidade do solo de reter água e nutrientes.

Se encontramos a distância de 15 cm entre os pontos A e B de um mapa, cuja escala é 1:100.000, a distância real corresponde a

  • A. 15 Km.
  • B. 150 Km.
  • C. 1.500 Km.
  • D. 1,5 Km.
  • E. 15.000 Km.

Considere as afirmações abaixo

I. A avaliação de riscos ambientais é um processo que visa estimar a probabilidade de um ambiente ser alterado em função da exposição a agentes estressores variados.

II. A caracterização de risco é a primeira fase da avaliação de riscos ambientais, sendo composta por estimativa e descrição do risco.

III. Entre os agentes estressores sujeitos à avaliação de riscos estão substâncias químicas, alteração do uso do solo, doenças, espécies invasoras e alterações climáticas.

IV. A descrição do risco combina informações sobre perfis e efeitos de exposição.

Está correto o que se afirma em

  • A. II, III e IV, apenas.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Em relação às características do solo, analise as afirmativas a seguir.

I. Se as partículas do solo forem grandes, a água da chuva infiltra e fica retida, deixando o solo encharcado.

II. A argila presente no solo são partículas muito finas que deixam as águas da chuva se infiltrarem e deslocarem entre elas ficando pouca umidade retida.

III. As partículas de argila no solo têm propriedades de reter minerais como os de Ca2+, K+ e Mg+, favorecendo sua absorção pelas plantas.

IV. As partículas que compõem as camadas superiores do solo, mais sujeitas ao intemperismo, têm diâmetro menor que o das que compõem as camadas mais profundas.

V. O horizonte O, uma das camadas do solo, é formada por rocha decomposta em pequenas partículas.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e V.
  • C. I, IV e V.
  • D. II, III e IV.

A utilização da experimentação em sala de aula é uma tendência já defendida desde a década de 1970 pelos projetos curriculares, no entanto até hoje há resistências para sua incorporação. Uma das potencialidades pedagógicas e os principais desafios de se utilizar a experimentação nas aulas de ciências são, respectivamente,

  • A. permitir que os alunos possam resolver um problema real; falta de infraestrutura das escolas e falta de interesse dos alunos.
  • B. estimular o professor; falta de interesse dos alunos e falta de recursos.
  • C. compreender a ciência como um produto e não como um processo; falta de infraestrutura nas escolas.
  • D. compreender a ciência como um processo e não como um produto; falta de preparo dos professores e falta de infraestrutura das escolas.
  • E. estimular o professor; falta de infraestrutura das escolas.

Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:

  • A. Ter a preocupação com os aspectos sociais, culturais e ambientais do local a ser visitado e conduzir uma pesquisa sobre esses aspectos antes da visita.
  • B. Não ser influenciado pelos contextos locais e manter o seu objetivo pedagógico para além da realidade local.
  • C. Tentar se manter isento dos conflitos locais, uma vez que a relação entre escola/comunidade/sociedade pode ser muito complexa.
  • D. Levar em conta que a relevância pedagógica do local a ser visitado deve pesar mais na escolha do que a idade, escolaridade e expectativa dos seus alunos.
  • E. Escolher locais que os alunos não poderiam visitar espontaneamente.

Para introduzir na sala de aula um projeto pedagógico que tenha como eixo principal um tema de pesquisa atual na ciência, o professor pode escolher diferentes estratégias, dentre elas:

I. Utilizar materiais audiovisuais, como um vídeo de divulgação cientifica sobre o assunto.

II. Convidar um pesquisador especialista para dar uma palestra sobre o assunto, levantando anteriormente com os alunos questões para serem discutidas com o convidado.

III. Dar como tarefa de casa a leitura na íntegra de um artigo científico publicado em revista internacional sobre o assunto.

IV. Elaborar uma questão “problema” para introduzir o tema, incentivando atividades de pesquisa roteirizada sobre o tema.

Dentre as afirmativas, são adequadas para a realidade escolar brasileira APENAS

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I e IV.
  • E. II e III.

Recentes pesquisas sobre educação em ciências defendem a Alfabetização Científica como meta de ensino e aprendizagem das ciências.

A alternativa que descreve um objetivo da Alfabetização Científica é:

  • A. Limitar a participação da população na elaboração de políticas públicas.
  • B. Diminuir os questionamentos sobre as verdades científicas.
  • C. Incentivar o posicionamento crítico em relação aos rumos da ciência.
  • D. Compreender que o processo de produção da ciência não é passível de controvérsias.
  • E. Reconhecer a neutralidade do processo de produção da ciência.

O aparecimento do microscópio eletrônico de transmissão (MET) revolucionou a pesquisa científica, aprimorando drasticamente várias áreas, tanto das ciências biológicas quanto da ciência dos materiais. Como resultado das novas observações que ele tornou possíveis, a compreensão da organização dos tecidos vegetais e animais foi enormemente ampliada, e muitos conceitos a respeito da construção e função celulares foram radicalmente alterados. Com relação à microscopia eletrônica de transmissão, assinale a alternativa correta.

  • A. No MET, a imagem é formada por dois tipos de elétrons: os transmitidos, que atravessam o espécimen em estudo, e os elasticamente espalhados, que proporcionam o contraste obtido pelo efeito de dispersão ou espalhamento (scattering).
  • B. A microscopia eletrônica de transmissão envolve um feixe de elétrons de alta voltagem, emitido por um cátodo (usualmente um filamento de tungstênio) e focado por eletrostática e por lentes eletromagnéticas.
  • C. A etapa de contrastação realizada para o preparo das amostras a serem analisadas no MET é realizada por meio da impregnação da amostra com metais pesados, e tem a finalidade de estabilizar proteínas e lipídios, visto que a uranila tem afinidade com ambos.
  • D. A microscopia eletrônica é capaz de produzir imagens de alta resolução e apresenta como vantagens o baixo custo e a baixa toxicidade dos corantes utilizados no processamento de materiais.
  • E. Um dos fatores que limitam a resolução do MET é conhecido como aberração cromática, a qual compreende um efeito óptico causado pelo aumento da refração dos raios luminosos, que ocorre quando esses atingem uma lente ou um espelho próximo aos respectivos limites ou às bordas, em comparação com os raios que atingem a região central da lente ou espelho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...