Questões de Biologia do ano 2016

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Acerca do meio de cultura Ágar chocolate, assinale a alternativa correta.

  • A. Apenas uma espécie de bactéria cresce nesse meio de cultura.
  • B. É um meio de cultura que permite a utilização de sangue de cavalo vencido para se obter o crescimento de um microrganismo específico.
  • C. É um meio de cultura que facilita o crescimento de vários tipos de microrganismos.
  • D. Pode-se adicionar sangue de cavalo, de coelho, ou de boi à composição desse meio de cultura.
  • E. Apesar de receber o nome chocolate, esse meio de cultura apresenta uma coloração verde.

Assinale a alternativa que apresenta exemplo de erro potencial na realização de exames clínicos.

  • A. checagem prévia do volume da pipeta
  • B. vidrarias e recipientes mal lavados
  • C. estabilidade na leitura fotométrica
  • D. monitoramento do tempo de reação da amostra, conforme protocolo
  • E. equipamentos calibrados

Com relação a microscopia ótica e eletrônica, assinale a opção correta.

  • A. Apesar da qualidade das lentes e das técnicas atuais, os comprimentos de onda da radiação eletromagnética no espectro visível limitam a resolução na microscopia ótica convencional.
  • B. Assim como em um microscópio eletrônico de transmissão, a lente objetiva de um microscópio ótico se localiza tipicamente entre a mesa para amostras e a lente ocular.
  • C. O cromatismo, aberração ótica caracterizada pela presença de um halo colorido na imagem, resulta da difração da luz ao atravessar as lentes objetivas, motivo pelo qual atualmente se evita a associação de lentes em microscopia ótica.
  • D. Resolução e aumento são parâmetros equivalentes em microscopia ótica.
  • E. A focalização da imagem da amostra em um microscópio ótico moderno pode ser feita ajustando-se o diafragma.

No que se refere ao microscópio eletrônico de varredura (MEV), assinale a opção correta.

  • A. A espessura de uma amostra de osso a ser analisada pelo MEV não pode ser superior a 100 nm.
  • B. Como encontram-se dentro do espectro visível, os sinais gerados por fótons no MEV são adquiridos sem o emprego de um detector apropriado.
  • C. Os elétrons secundários (ES) são uma interferência comum na geração de imagens, motivo pelo qual o detector deve ser calibrado para suprimir os sinais originados pelos ES.
  • D. O aspecto tridimensional observado nas imagens obtidas no MEV é resultado da captação do feixe de elétrons em dois ângulos distintos, o que gera um efeito conhecido como estereoscopia.
  • E. Em um MEV, a resolução está relacionada à dimensão da sonda de varredura.

A interação do feixe de elétrons com a amostra origina uma série de fenômenos físicos, os quais podem ser medidos por vários detectores. Entre eles, os mais comuns detectam elétrons

  • A. transmitidos, que indicam a composição da amostra, e elétrons espalhados, que fornecem informações quanto à topografia da amostra.
  • B. transmitidos, que fornecem detalhes do interior da amostra, e elétrons retroespalhados, que indicam a morfologia da amostra.
  • C. primários, que fornecem dados quanto à superfície da amostra, e elétrons secundários, que permitem identificar a composição e topografia da amostra.
  • D. secundários, que fornecem informações quanto à superfície da amostra, e elétrons retroespalhados, que fornecem informações quanto à composição e topografia da amostra.
  • E. livres, que fornecem informações quanto à morfologia da amostra, e elétrons de camadas mais internas, que indicam a composição da amostra.

Em um laboratório, sempre é necessário tomar várias medidas de segurança e seguir protocolos específicos, e não é diferente no manuseio de material vegetal. De acordo com as técnicas de coleta e preparo de material vegetal, assinale a alternativa correta.

  • A. As necessidades de uma boa preservação do material vegetal têm base no respectivo endurecimento, apenas para melhor manuseio.
  • B. Para que seja produzida uma lâmina de qualidade, é necessário realizar cortes finos e retos, utilizar como fixador álcool 70% ou FAA, e passar pelas fases de desidratação e infiltração, além de outras.
  • C. Para a realização dos cortes do material vegetal, não é utilizado meio de apoio.
  • D. A identificação do material é prescindível durante a confecção das lâminas.
  • E. Para a coloração de secções vegetais em parafina, utilizam diretamente os corantes, sem que haja necessidade de aplicar qualquer outra solução.

Um professor de Biologia de uma escola de Ensino Médio do município de São Paulo, para fazer com que os alunos entendessem a ação do fermento de pão (Saccharomyces cerevisiae), fez o experimento representado na figura a seguir.

Fundamentado nos dados do experimento, os alunos concluíram que o processo ocorrido no tubo I e os produtos resultantes eram, respectivamente,

  • A. fermentação; etanol e ácido lático.
  • B. fermentação; etanol e CO2.
  • C. respiração aeróbia; etanol e CO2.
  • D. respiração aeróbia; ácido lático e CO2.
  • E. respiração aeróbia; etanol e ácido lático.

Em um laboratório há a necessidade de manuseio com uma série de elementos químicos ácidos; portanto, deve-se atentar quanto às suas peculiaridades de efeitos de incompatibilidade. O ácido sulfúrico, por exemplo, apresenta incompatibilidade com:

  • A. Ar.
  • B. Água.
  • C. Sódio.
  • D. Peróxido orgânico.

No que se refere aos corantes hematoxilina e eosina, utilizados na coloração de material biológico para observação ao microscópio de luz, é correto afirmar que

  • A. a hematoxilina é um corante aniônico (rico em cargas negativas) com afinidade com as proteínas do citoplasma.
  • B. o núcleo da célula apresenta a coloração azul, violeta ou roxa após o uso do corante eosina.
  • C. a utilização da hematoxilina resulta em um citoplasma com as cores azul, violeta ou roxo.
  • D. a hematoxilina é um corante básico (catiônico) azul-violeta comumente usado para corar o núcleo de uma célula eucariótica.
  • E. estruturas que se corem com corantes básicos, como a eosina, são denominadas acidófilas ou basófilas.

Na situação de um laboratório de análises clínicas dispensar, como lixo comum, uma caixa de papelão identificada como "resíduo não contagioso" contendo recipientes plásticos, vazios e lavados que foram usados para coleta de urina,

  • A. houve infração sanitária, apenas, se uma análise provar que os recipientes continham micro-organismos patogênicos.
  • B. não houve infração sanitária, desde que, o responsável técnico prove que os recipientes foram esterilizados antes do descarte.
  • C. não houve infração sanitária, dado que, os frascos não eram material pérfuro-cortantes.
  • D. não houve infração sanitária, visto que, a caixa de papelão fora fechada e identificada de modo correto.
  • E. houve infração sanitária, desde que, o resíduo descartado pertença à classe A4.
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