A Floresta Amazônica deve ser compreendida como controladora do regime climático das regiões mais densamente povoadas do Brasil. Sem a floresta, praticamente todo o país teria um clima semiárido, com chuvas escassas, raramente mais intensas, porém associadas à temporais. Tal cenário certamente seria prejudicial para um grande contingente populacional e para o meio ambiente como um todo, com graves problemas socioambientais e econômicos, principalmente. (Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/32923145/rios-voadores-e-floresta-amazonica-influenciam-nas-chuvas-de-boa-parte-do-territorio-nacional). A importância da Amazônia na formação dos rios voadores a que se refere o trecho acima é devido:
A) À intensa evapotranspiração da floresta somada às altas temperaturas da região, que abastecem ainda mais a atmosfera com vapor dágua.
B) Ao sequestro de carbono realizado pela floresta no processo de fotossíntese.
C) À intensa gutação que promove a liberação de água na forma de vapor em função das elevadas temperaturas da região.
D) À floresta funcionar como uma barreira à passagem da umidade que se desloca desde o oceano Atlântico carregada pelos ventos alísios.
E) Aos fenômenos El Niño e La Niña, que são diretamente influenciados pela intensa evapotranspiração da floresta e geram umidade sobre o continente.