Lista completa de Questões sobre Biodiversidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Biodiversidade - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A avaliação ideal da biodiversidade de um local, para fins de monitoramento ambiental e conservação, NÃO envolve:
a identificação das espécies e de suas abundâncias;
o posicionamento filogenético relativo das espécies;
o papel funcional das principais espécies nos ecossistemas;
a avaliação da diversidade genética das principais espécies;
o sequenciamento total do genoma das principais espécies dos ecossistemas.
No tocante à biodiversidade e aos ecossistemas brasileiros, assinale a opção correta.
As alterações ambientais que ocorreram em diferentes partes do planeta no último ano estão afetando positivamente os ecossistemas naturais, tendo causado, por exemplo, aumento da biodiversidade, por meio da modificação e aumento de habitats naturais e pelo modelo usual de ocupação do solo.
Aproximadamente 10% do território do estado da Bahia é ocupado por UCs federais e estaduais que abrangem diversos biomas brasileiros, como a Mata Atlântica, a caatinga, o cerrado e o Pantanal, além dos biomas costeiro e marinho.
A diversidade biológica pode ser entendida como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos, outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte.
A conservação da biodiversidade brasileira, praticamente inesgotável, tem papel secundário na saúde e no bem-estar humanos.
O Brasil possui uma rica biodiversidade e vários crimes ambientais são cometidos. Marque a alternativa que NÃO representa um crime ambiental:
Caça de animais silvestres.
Corte de árvore ameaçada de extinção.
Observação de aves na natureza.
Desmatamento em APP.
No que se refere aos conceitos de riqueza de espécies e de diversidade, assinale a opção correta.
O conceito de riqueza leva em consideração apenas o número de espécies, enquanto o de diversidade considera, ainda, a abundância de cada espécie.
Ambos representam o número de espécies de determinada localidade.
A riqueza está relacionada ao número de espécies de uma única localidade, e a diversidade, ao número de espécies de mais de uma localidade.
Os dois conceitos representam a abundância das espécies de determinada localidade.
O planeta Terra vive, hoje, uma das maiores crises de perda de biodiversidade já documentadas. As principais causas diretas da perda de biodiversidade incluem
o avanço da fronteira agrícola, as mudanças climáticas, as espécies exóticas invasoras, a superexploração e a poluição.
a falta de disciplinas básicas da área ambiental no ensino fundamental, como educação ambiental e manejo de plantas olerícolas bem como práticas silviculturais.
a falta de projetos de recuperação de áreas degradadas, de monitoramento ambiental nas áreas que sofreram processo de perturbação antrópica e avanço da fronteira agrícola.
as mudanças climáticas globais, as queimadas naturais e antrópicas, a falta de monitoramento ambiental nas áreas que sofreram processo de perturbação antrópica.
Um artigo de Norman Myers, de 1988, trouxe, pela primeira vez, o conceito de hotspots. Myers identificou dez hotspots em florestas tropicais caracterizados tanto por níveis excepcionais de endemismo de plantas, como por taxas notáveis de destruição de habitats. Atualmente, para qualificar-se como hotspot, a região deve preencher pelo menos dois critérios: abrigar no mínimo 1.500 espécies de plantas vasculares endêmicas e ter 30% ou menos da sua vegetação original (extensão da cobertura do habitat histórico) mantida. Assinale a opção correspondente aos biomas brasileiros que são considerados hotspots.
Cerrado e Mata Atlântica
Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica
Amazônia, Caatinga e Cerrado
Caatinga e Mata Atlântica
De acordo com as definições adotadas pela Convenção Internacional sobre Diversidade Biológica (CDB, 1992), na 6.ª Conferência das Partes (CDB COP-6, decisão VI/23, 2002), uma espécie é considerada exótica (ou introduzida) quando está situada em local diferente do local de sua distribuição natural por causa de introdução mediada por ações humanas. Uma espécie é considerada exótica invasora se
após ser introduzida, conseguir se reproduzir e gerar descendentes férteis, com alta probabilidade de sobreviver no novo habitat.
introduzida voluntariamente e há intenção de uso da espécie para fins específicos.
após ser estabelecida, expandir sua distribuição no novo habitat, ameaçando a biodiversidade nativa.
introduzida involuntariamente, acidentalmente, como no caso das pragas agrícolas e vetores de doenças como vírus e bactérias.
Na distribuição dos organismos, a diversidade de seres vivos não é a mesma sobre a superfície da Terra. Existem áreas que possuem uma diversidade de espécies maior que outras, enquanto há espécies diferentes ocupando áreas semelhantes. A respeito de conceitos relativos a esse assunto, assinale a opção correta.
Biogeografia estuda a distribuição geográfica dos seres vivos no espaço ao longo do tempo, com o objetivo de entender os padrões de organização espacial dos organismos e os processos que resultaram nesses padrões.
Ecossistemas são adaptações das espécies a meios em contínuas mudanças.
Cartografia é a unidade funcional básica na ecologia, pois inclui tanto os organismos quanto o ambiente abiótico.
Evolução biológica é considerada ciência e a arte de expressar (representar), por meio de mapas e cartas, o conhecimento da superfície terrestre.
De acordo com a Lei n.º 11.959/2009, a autoridade competente poderá adotar, para o exercício da atividade pesqueira, atos administrativos, como autorização, cessão, concessão, licença e permissão. A autorização é utilizada
na operação de embarcação de pesca e para operação de embarcação de esporte e recreio, quando utilizada na pesca esportiva; e para a realização de torneios ou gincanas de pesca amadora.
para o pescador profissional e amador ou esportivo; para o aquicultor; para o armador de pesca; para a instalação e operação de empresa pesqueira.
para exploração, por particular, de infraestrutura e de terrenos públicos destinados à exploração de recursos pesqueiros.
para uso de espaços físicos em corpos dágua sob jurisdição da União, dos estados e do Distrito Federal, para fins de aquicultura.
Para algumas espécies, a condição de captura de uma ou de todas as classes de idade na população são tão elevadas que reduz a biomassa, reduz o potencial de desova e as capturas no futuro a níveis inferiores aos de segurança. A designação correta dessas espécies é
espécies sobre-explotadas.
espécies introduzidas de forma involuntária.
espécies ameaçadas de sobre-explotação.
espécies ameaçadas de extinção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...