Lista completa de Questões sobre Biologia Animal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para a energia luminosa ser utilizada pelos sistemas vivos, é necessário que ela primeiro seja absorvida.A substância que absorve a luz é denominada pigmento. Os principais são:
clorofilas, flavonoides, antocianinas.
carotenoides, delfinidina, pelargonidina.
clorofilas, carotenoides, ficobilinas.
ficobilinas, clorofilas, cianidinas.
clorofilas, antocianinas, betacianinas.
Os Squamata apresentam uma variedade de modos reprodutivos, desde a oviparidade (desenvolvimento nutricional lecitotrófico) até a viviparidade (desenvolvimento nutricional matrotrófico). Condições intermediárias incluem a retenção dos ovos por um período após terem sido fertilizados e a produção de filhotes precociais nutridos primariamente pelo material vitelínico. Em relação a estes aspectos reprodutivos em Squamata, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
A viviparidade é geralmente uma estratégia reprodutiva de baixo investimento energético. Em geral, as fêmeas de Squamata vivíparos produzem números relativamente pequenos de jovens de pequeno porte.
O benefício mais comumente mencionado da viviparidade é a oportunidade que ela oferece, a uma fêmea de serpente ou lagarto, de utilizar seu próprio comportamento de termoregulação para controlar a temperatura dos embriões durante o desenvolvimento.
A viviparidade reduz potencialmente o rendimento reprodutivo, uma vez que uma fêmea que está retendo uma ninhada de ovos não pode produzir outra ninhada.
Em hábitats quentes, os lagartos ovíparos podem produzir mais de uma ninhada numa estação, o que não é possível para uma espécie vivípara porque o desenvolvimento é muito demorado.
Em habitats de clima frio, os lagartos vivíparos apresentam o mesmo rendimento reprodutivo dos lagartos ovíparos, devido a estes não serem capazes de produzir mais de uma ninhada de ovos numa estação reprodutiva.
A reprodução sexuada e assexuada são ambas estratégias de vida viáveis. Talvez devêssemos nos surpreender que o sexo ocorra considerando seus custos para o organismo. As gônadas são órgãos dispendiosos que conferem pouco benefício direto ao indivíduo. O acasalamento envolve grandes arranjos florais e elaborados rituais de corte, demandando tempo e recursos, bem como elevando os riscos de predação e parasitismo
(RICKLEFS, R. E., 2011, com adaptações).
Analise as seguintes afirmativas sobre a reprodução nos seres vivos:
I Para os organismos nos quais os sexos são separados a reprodução sexuada têm um custo muito mais alto devido ao fato de que somente metade do material genético de cada indivíduo produzido vem de cada um dos pais.
II O sexo é mantido pelas vantagens de produzir filhotes geneticamente variados.
III A promiscuidade pode surgir quando os machos contribuem muito, além do que com seus genes, para a quantidade ou sobrevivência dos seus filhotes.
IV Um fator que pode favorecer o sexo é a eliminação de mutações, que de outra forma se acumulariam nos clones dos indivíduos produzidos assexuadamente.
Está correto o que se afirma em:
III e IV
I, II e IV
I, III e IV
II e III
I, II, III e IV
Podem ser considerados organismos sésseis:
protozoários.
platelmintos.
poríferos.
artrópodes.
a AIDS e o HIV são a mesma coisa, pois uma pessoa soropositiva é um aidético.
os heterossexuais constituem o grupo de maior exposição na atualidade.
a doença manifesta-se, desde o início até os dias atuais, em grupos específicos, os chamados grupos de risco.
a AIDS não ameaça pessoas casadas ou em relacionamentos estáveis.
A Doença Renal Crônica (DRC) consiste em lesão renal e geralmente perda progressiva e irreversível da função dos rins, podendo levar à falência do órgão e à necessidade de hemodiálise e transplante.
São consequências diretas do mau funcionamento decorrente da DRC:acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue e elevação da pressão arterial.
redução do nível de insulina e acúmulo de produtos nitrogenados tóxicos no sangue.
diminuição na produção de bile e alteração do metabolismo de gorduras.
redução do nível de hormônio antidiurético e elevação do nível de glicose no sangue.
A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
Trichoderma sp. é um agente de controle biológico e apresenta potencial para controlar podridões radiculares e murchas vasculares causadas por Rhizoctonia, Sclerotinia, Sclerotium, Fusarium, Verticillium e Fusarium. Seu único modo de ação envolve o mecanismo de parasitismo.
Podemos classificar os ovos dos animais de acordo com a distribuição e a quantidade de vitelo.
Assinale a alternativa correta sobre este tema.
Centrolécitos são ovos característicos de aves, répteis e de algumas espécies de peixes.
Os ovos oligolécitos são ovos que contêm pequena quantidade de vitelo uniformemente distribuído pelo citoplasma. São característicos de poríferos, equinodermos, protocordados e mamíferos.
Os isolécitos são ovos que apresentam cerca da metade do volume citoplasmático ocupado pelo vitelo; o núcleo situa-se no pólo oposto.
Os ovos alécitos são característicos dos platelmintos, anelídeos, moluscos, anfíbios e de algumas espécies de peixes.
Mesolécitos ou heterolécitos são ovos nos quais a quantidade de vitelo é tão grande que ocupa quase todo o pólo vegetativo, enquanto que o núcleo ocupa um espaço mínimo no disco germinativo.
A vida agitada nos grandes centros urbanos, a falta de exercícios físicos, o estresse, a poluição, a alimentação rápida e rica em gordura e açúcar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco estão causando diversas doenças nos brasileiros.
Sobre o tema saúde, assinale a alternativa correta.
As doenças do sistema respiratório se desenvolvem no corpo humano em função de componentes genéticos associados ao estilo de vida e hábitos de alimentação; como exemplo disso temos derrame, hipertensão e infarto.
O câncer é causado por uma multiplicação excessiva de células em determinadas regiões do corpo, o que provoca o entupimento de veias e artérias, causando falha na irrigação sanguínea e infartos.
As metástases são características de células cancerígenas, mas também podem ocorrer em tumores benéficos.
Há um fator genético fundamental no desenvolvimento do câncer; à alimentação e os hábitos de vida não estão relacionados ao desenvolvimento da doença.
Nas periferias das grandes cidades, os casos de doenças infecciosas e parasitárias são uma consequência das péssimas condições de higiene, de água tratada e do deficiente sistema de esgoto, tendo sido a causa de várias doenças como a cólera, a malária, a diarréia e a hanseníase.
Analise as afirmativas abaixo:
1. Os primatas apresentam cabeça com ângulo reto com o pescoço, ossos dos membros livremente articulados, com 5 dedos distintos, artelhos e dedos geralmente oponíveis; olhos geralmente dirigidos para frente, órbita geralmente rodeada por ossos; a maioria das espécies são arborícolas.
2. Os insetos são animais invertebrados e possuem uma proteção chamada exoesqueleto. Possuem seis pernas. O exoesqueleto é formado por uma substância rígida chamada quitina. Esse exoesqueleto recobre o todo animal, inclusive as patas. Na fase jovem o inseto troca essa carapaça várias vezes. Alguns insetos são alados; outros são terrestres e outros aquáticos. Existem espécies herbívoras, nectarívoras, canibais e hematófagas.
3. A classe mammalia, que engloba os mamíferos, caracteriza-se por animais vertebrados, possuidores de corpo com pelos, e que nutrem os filhotes no início de seu desenvolvimento por leite secretado pelas glândulas mamárias das fêmeas. Eles estão subdivididos em 26 ordens, entre as quais encontramos a Ordem Rodentia, onde estão agrupados ratos, preás, esquilos, capivaras, marmotas, ouriços, cutias e pacas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...