Lista completa de Questões sobre Biologia Celular para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os possíveis danos a serem causados ao meio ambiente ou ao ser humano pela nanotecnologia devem ser estritamente considerados pela sociedade, pelos governos e cientistas em geral. Em virtude de muitas nanopartículas terem grande potencial de aplicação na resolução de problemas biomédicos, de alimentos e de remediação ambiental, entre outros, estudos de dissolução de partículas são necessários para o entendimento da relação das nanopartículas com os organismos/ambientes.
Considerando o texto, julgue os itens a seguir.
Por meio de espectroscopia UV-VIS (ultravioleta visível), determina-se a concentração das espécies moleculares em solução, mas não, a distribuição do tamanho das partículas submicroscópicas dissolvidas.
Os possíveis danos a serem causados ao meio ambiente ou ao ser humano pela nanotecnologia devem ser estritamente considerados pela sociedade, pelos governos e cientistas em geral. Em virtude de muitas nanopartículas terem grande potencial de aplicação na resolução de problemas biomédicos, de alimentos e de remediação ambiental, entre outros, estudos de dissolução de partículas são necessários para o entendimento da relação das nanopartículas com os organismos/ambientes.
Considerando o texto, julgue os itens a seguir.
A cinética de dissolução de nanopartículas em uma solução depende da composição química dessas partículas, mas não, do tamanho delas.
Considerando a figura acima, que representa eventos associados aos ciclos lítico e lisogênico, e conhecimentos relacionados à biologia molecular do fago lambda, assinale a opção correta.
Existe um equilíbrio entre lisogenia e ciclo lítico que depende da concentração do repressor CI. Tal repressor é um dímero cuja dissociação promove a manutenção da lisogenia.
Bactérias crescidas em meio rico em nutrientes produzem mais proteases que degradam CII, favorecendo a entrada no ciclo lítico.
Quando o DNA do fago lambda entra na célula, ocorre a produção das proteínas Cro e N que são expressas a partir dos promotores pR (direita) e pL (esquerda), respectivamente, levando a célula a uma maior produção do repressor CI, uma vez que a proteína Cro ativa a síntese de CI a partir de PRM
Nos mecanismos de reparo do DNA, existe a participação da proteína RecA, cuja atividade proteásica é induzida pela radiação ultravioleta. Nessa condição, a RecA é capaz de degradar a proteína Cro, desencadeando o ciclo lítico.
O repressor CI auxilia na ligação da RNA polimerase a PL e PR, permitindo a transcrição dos genes N e cro.
Considerando as técnicas de melhoramento genético clássicas e por meio da tecnologia do DNA recombinante (TDR), assinale a opção correta.
Existem altos riscos associados ao melhoramento genético utilizando TDR, pois pode-se facilmente promover, mesmo que acidentalmente, a conversão de um organismo não-patogênico em um organismo patogênico.
Os alimentos geneticamente modificados normalmente contêm novas proteínas, mas, como tais modificações são pontuais, a avaliação da segurança desses alimentos não precisa incluir testes da alergenicidade de tais proteínas.
A TDR recombinante apresenta vantagens em relação às técnicas convencionais de melhoramento genético, principalmente devido à especificidade do gene de interesse (responsável pela característica a ser alterada) e de uma maior precisão na inserção desse gene no organismo receptor.
Com o crescente aumento na oferta de alimentos produzidos a partir de organismos geneticamente modificados (OGM), vários laboratórios estão desenvolvendo novos métodos para detecção de tais OGM. Esses testes envolvem exclusivamente a detecção das seqüências de DNA geneticamente modificadas presentes nos alimentos.
A mutagênese in vitro é uma técnica largamente empregada no melhoramento genético de espécies frutíferas, uma vez que permite facilmente a obtenção de plantas mutantes com poucas mutações.
Na classificação dos seres vivos, considera-se, inicialmente, se o organismo é portador de célula procariótica ou eucariótica. Julgue os itens a seguir, a respeito das características e ocorrências de células procarióticas e células eucarióticas.
I Morfologicamente, a ausência de membrana nuclear na célula procariótica é a principal característica que a diferencia de uma célula eucariótica.
II Até o momento, a ocorrência de célula procariótica só foi observada em organismos unicelulares, fato este que serviu de suporte para a divisão dos seres vivos em dois grupos distintos: monocelulares e pluricelulares.
III Como em alguns vírus, as bactérias, consideradas entre os organismos mais primitivos, apresentam o material genético sob a forma de ácido desoxirribonucléico.
IV Nas células eucarióticas, além do ácido desoxirribonucléico, pode-se também encontrar o ácido ribonucléico.
Assinale a opção correta.
Apenas um item está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I, III e IV estão certos.
Apenas os itens II, III e IV estão certos.
Todos os itens estão certos.
A respeito da célula, unidade mínima de um organismo capaz de atuar de maneira autônoma, assinale a opção correta.
Nas células eucarióticas e procarióticas, os centríolos consistem em uma rede de filamentos protéicos responsáveis pela manutenção da forma da célula.
Nas células procarióticas, a interação do núcleo com o citoplasma ocorre através dos poros nucleares.
As células somáticas duplicam os cromossomos no final da mitose.
As células dos indivíduos da espécie humana surgiram a partir de uma única célula inicial, o óvulo fecundado, por meio de divisão mitótica.
Genótipo é o conjunto particular de genes que o indivíduo possui, e ambiente é toda circunstância não-genética que afeta o seu valor fenotípico. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.
O valor fenotípico é determinado pelo genótipo e pelo ambiente.
Biologia - Biologia Celular - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No Brasil, um dos países mais avançados nas pesquisas com células-tronco, centenas de doentes já foram beneficiados por terapias à base dos chamados "curingas da esperança". Células tronco podem ser obtidas de duas principais fontes, adultas e embrionárias e são utilizadas no tratamento de insuficiência cardíaca, cirrose hepática e acidente vascular cerebral, entre outras patologias. Depois que as primeiras células do embrião se diferenciam, qualquer célula tronco colhida de uma pessoa é considerada adulta. Quais as fontes de células tronco adultas mais utilizadas em seres humanos?
O cordão umbilical e o embrião
A medula óssea e tecidos
O óvulo e células clonadas
O embrião e células clonadas
O cordão umbilical e a medula óssea
Considerando a fecundação e o desenvolvimento embrionário humano, julgue os itens que se seguem.
O primeiro trimestre da gestação humana é a fase de desenvolvimento do feto, quando predomina a organogênese. Nessa fase, é importante evitar, se possível, o uso de medicamentos, uma vez que várias drogas interferem na formação do embrião, promovendo alterações teratogênicas.
Com o auxílio do gráfico acima, julgue os itens que se seguem.
Considerando o progresso alcançado com a utilização dos anti-retrovirais na redução da mortalidade, é correto afirmar que o impacto de casos de AIDS nos índices de mortalidade de adultos em idade reprodutiva é hoje muito inferior que há dez anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...