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Quando grandes quantidades de drogas são administradas a um organismo, desencadeia-se uma maior atividade enzimática pelas células hepáticas. O trabalho de desintoxicação da célula deve-se, especificamente, à organela denominada
Biologia - Biologia Celular - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O corpo humano representa um sistema aberto, trocando matéria e energia com o ambiente por meio de numerosas e complexas reações. Quando essa interação envolve substâncias tóxicas no ambiente de trabalho, configura-se a área de conhecimento da Toxicologia Industrial, em que
compreende-se a fase toxicodinâmica dos efeitos das substâncias tóxicas no organismo como aquela que inclui dois grupos distintos de processos: aqueles de distribuição, que envolvem a absorção, transporte, acumulação e excreção e outros de biotransformação, configurados pelas alterações metabólicas das substâncias tóxicas.
o estudo da interação com os sabões, detergentes e outros solventes orgânicos permitiu classificar tais substâncias como irritantes primários absolutos, que determinam ação lesiva do tipo corrosiva, levando à necrose os tecidos da epiderme em um tempo relativamente curto.
se estuda os diversos mecanismos de desintoxicação do organismo, como a redução, muito mais comum que a oxidação, que é responsável pela biotransformação de vários xenobióticos orgânicos, como alcoóis para aldeídos e a redução de compostos orgânicos mediante adição de átomos de hidrogênio.
a identificação de enzimas específicas para a metabolização de substâncias tóxicas explica sua elevada seletividade e consequente capacidade de metabolizar tais xenobióticos, neutralizando-os e até destruindo-os por meio de mecanismos como a combinação direta, a inibição competitiva e a síntese letal.
a difusão passiva é considerada como o principal mecanismo utilizado pelas substâncias químicas para atravessar as membranas celulares, sendo sua taxa proporcional ao gradiente de concentração através da membrana, da espessura da membrana, da área para difusão e de uma constante para o processo.
As enzimas são medidas através de suas atividades catalíticas e os resultados de tais determinações são expressos em
Miligrama/dl.
Unidades Internacionais/L.
Milimol/litro.
Microgramas/L.
A osmolalidade do plasma depende:
Sódio, potássio e cálcio.
Sódio, uréia e glicose.
Glicose, sódio e bicarbonato.
Glicose, sódio e potássio.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas sentenças abaixo:
( ) A hemoglobina glicada reflete a média (ponderada) dos níveis pregressos de glicemia. ( ) Anemias hemolíticas promovem diminuição no valor real de A1c. ( ) Para indivíduos diabéticos níveis de A1c acima de 7% estão associados a risco progressivo de complicações crônicas. ( ) A hemoglobina glicada não é recomendado para o diagnóstico do diabetes tipo 1.VVVV
fVfV.
VVff.
ffVf.
A atividade da adenosina deaminase (ADA) está relacionada à ocorrência de processos inflamatórios, pois sinaliza o aumento da atividade celular. O aumento da atividade desta enzima no líquido cefalorraquiano esta associado a:
Meningites bacterianas.
Meningites virais.
Meningite tuberculosa.
Abcesso cerebral.
Em uma cultura celular, as células cultivadas podem apresentar dois aspectos distintos: podem ser aderentes ou não aderentes. Como exemplo de células não aderentes temos as:
Epiteliais.
Hematopoiéticas.
Adiposas.
Musculares.
Alguns constituintes básicos das células, presentes em todos os seres vivos, são moléculas orgânicas de grandes dimensões, as macromoléculas, genericamente conhecidas como carboidratos, lipídios e proteínas que atuam como material estrutural e de reserva dos seres vivos.
Considerando a constituição química geral de plantas e animais, está correto afirmar queos constituintes orgânicos mais abundantes em plantas e animais são os lipídios.
os carboidratos são os componentes orgânicos mais abundantes em animais, ao passo que nas plantas são os lipídios.
as proteínas são os componentes mais abundantes em plantas e animais.
os carboidratos são os componentes orgânicos mais abundantes em plantas, ao passo que nos animais são as proteínas.
Biologia - Biologia Celular - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Diante da proposta dos temas estruturadores, e considerando a sua realidade específica, as necessidades de seus alunos, as particularidades de sua escola e região, o professor pode selecionar os temas que são mais significativos e resolver como deverão ser trabalhados de modo a possibilitar situações de aprendizagem a partir das vivências dos alunos.
Leia as afirmações seguintes:
I. O estudo da biologia deverá ser desafiador para os alunos, permitindo que discutam sobre diferentes temas como meio ambiente, biodiversidade e outros.
II. Vivendo num país com uma das maiores biodiversidades do planeta, é imprescindível que sejam formados alunos conscientes e participantes do processo de preservação do meio ambiente.
III. A biologia celular e a hereditariedade são assuntos articulados para que os alunos possam compreender a identidade dos seres vivos e as formas de transmissão de vida e hereditariedade.
IV. O estudo de biologia deve desenvolver assuntos ligados à saúde, ao corpo humano, à adolescência e à sexualidade.
São temas que atendem ao proposto no enunciado:
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Biologia - Biologia Celular - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No Brasil, uma em quatro pessoas pode ter tido uma doença sexualmente transmissível (DST). Como exemplos de DST, pode-se citar o seguinte conjunto de doenças:
oncocercose, tricomoníase, sífilis.
gonorreia, sífilis, condiloma.
aterosclerose, giardíase, AIDS.
AIDS, giardíase, tricomoníase.
oncocercose, clamídia, condiloma.
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