Lista completa de Questões sobre Citologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do leucograma e da contagem de plaquetas, julgue os itens a seguir.
As plaquetas são estruturas do sangue que contêm citoplasma azul claro, com grânulos vermelho púrpura homogeneamente distribuídos e núcleo com cromatina densa.
Analise a figura abaixo:
Os elementos indicados na figura, pelas letras A e B são, respectivamente:Além do DNA genômico, presente no núcleo das células, também há DNA nas mitocôndrias. No contexto da análise forense, considere as seguintes afirmativas acerca dos tipos de DNA:
1. O DNA mitocondrial possui regiões polimórficas que permitem sua individualização.
2. As técnicas de processamento do mitocondrial fornecem resultados em tempo menor que a análise do DNA genômico.
3. O mitocondrial é mais resistente à degradação que o DNA nuclear, resistindo a incêndios e explosões, por exemplo.
4. O mitocondrial permite traçar a linhagem materna de uma pessoa.
5. Análise do DNA nas mitocôndrias permite resultados mais precisos que a análise do DNA genômico.
Assinale a alternativa correta.
Com referência à estrutura e à função de células eucarióticas, julgue os itens a seguir.
A capacidade de sustentação e movimentação de uma célula eucariótica deve-se à presença de proteínas denominadas microfilamentos ou microtúbulos.
As mitocôndrias são organelas do citoplasma importantes para os processos de produção de energia nas células eucarióticas. Elas também representam um papel importante na atividade do perito criminal. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
A membrana interna das mitocôndrias é semipermeável e possui invaginações internas onde acontecem as reações da via metabólica conhecida como cadeia de transporte de elétrons, e onde se encontra a ATP-sintase.
Na matriz mitocondrial localiza-se a maioria das enzimas para o ciclo dos ácidos tricarboxílicos e outras rotas de oxidação.
A mitocôndria possui cerca de 20000 pares de bases de DNA, que codificam apenas 13 diferentes subunidades de proteínas envolvidas na fosforilação oxidativa.
A maioria das proteínas presentes na mitocôndria é codificada por DNA nuclear e sintetizada nos ribossomos citoplasmáticos.
A análise de DNA mitocondrial (mtDNA) é utilizada para a solução de crimes e identificação de pessoas, em tecidos como ossos, cabelos e dentes.
A composição química da membrana plasmática e dos componentes intracelulares é um importante fator para a manutenção das condições fisiológicas adequadas ao bom desempenho dos processos vitais da célula, tais como permeabilidade, síntese de substâncias, excreção e regulação osmótica. Acerca do assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Os principais lipídeos da membrana plasmática são os glicerofosfolipídeos, os esfingolipídeos e o colesterol, sendo este último importante para a manutenção da fluidez da membrana.
No interior da célula, o cátion mais abundante é o potássio, e o ânion mais abundante é o bicarbonato, enquanto que nos fluidos extracelulares predominam os íons sódio e cloreto.
Os carboidratos variáveis dos glicolipídeos da superfície da célula podem funcionar como marcadores de reconhecimento celular. A determinação dos grupos sangüíneos ABO e alguns sítios de ligação para vírus e toxinas bacterianas são exemplos disso.
Os lisossomos são organelas intracelulares que contêm enzimas, como as catepsinas (proteases). O pH ótimo para a ação das hidrolases – 5,5 – é mantido por ATPases vesiculares que bombeiam prótons ativamente para dentro do lisossomo.
As partículas dispersas no citoplasma, tais como lisossomos, grânulos de glicogênio e ribossomos, são solúveis em meio aquoso devido às cargas elétricas iônicas negativas em suas superfícies, e permanecem dispersas devido à repulsão mútua de cargas.
Células diplóides, grandes, arredondadas, situadas próximo à membrana basal nos túbulos seminíferos é uma descrição que se refere a:
Com o auxílio da figura acima, julgue os itens a seguir.
I A figura ilustra uma célula fotografada ao microscópio de luz.
II As células produtoras de hormônios protéicos apresentam a estrutura 1 desenvolvida.
III As células musculares estriadas cardíacas possuem pequenas quantidades de estruturas como a representada em 3.
IV As estruturas 2 e 4 inexistem em células procarióticas.
Estão certos apenas os itens
Os eventos do ciclo celular, a quiescência, a diferenciação e a morte celular são coordenados por diversas proteínas. Acerca desse assunto e com o auxílio da figura acima, assinale a opção correta.
O processo ilustrado na figura ocorre em células da linhagem germinativa.
As células tornam-se quiescentes depois de ultrapassar o ponto de restrição em G1 .
Qualquer alteração nos genes que codificam proteínas que regulam os eventos do ciclo celular induz, na fase S, as células à morte por apoptose.
A figura acima ilustra uma fotomicrografia do esfregaço sanguíneo de um organismo pertencente à classe
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...