Questões sobre Conservação

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Com relação à categoria de unidade de conservação “estação ecológica”, assinale a alternativa correta.

  • A. A estação ecológica é classificada como unidade de conservação de proteção integral.
  • B. A estação ecológica é classificada como unidade de conservação de uso sustentável.
  • C. A estação ecológica é de posse e domínio públicos. No entanto, as áreas particulares incluídas em seus limites não podem ser desapropriadas.
  • D. Pesquisas científicas podem ser desenvolvidas sem a autorização prévia do órgão responsável pela administração da estação ecológica.
  • E. Na estação ecológica, não são permitidas coletas de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas.

A Biologia da Conservação tem como objetivo principal o estudo das causas da perda da biodiversidade em todos os níveis (individual, ecossistema, genética) e de que maneira é possível minimizar esta perda. Sobre os agentes que provocam a extinção de uma espécie, segundo a Biologia da Conservação, analise as afirmativas a seguir.

I. A exploração que gera a redução da população efetiva.

II. As interações sinérgicas por meio das quais a extinção de uma espécie gera a extinção de outras, graças a um efeito em cadeia.

III. A introdução de espécies invasoras que competem com habitats nativos ou modificados.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os seguintes percentuais

  • A. 80%, em imóveis situados em área de florestas na Amazônia Legal.
  • B. 60%, em imóveis situados em área de Cerrado.
  • C. 35%, em imóveis situados em área de Campos gerais.
  • D. 40% em imóveis situados em área de Restinga.
  • E. 70%, em imóveis situados em área de Mata Atlântica.

 

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

A exemplo do caso descrito no texto, desenvolvimento econômico e preservação ambiental não têm, necessariamente, objetivos opostos. O uso racional da água e a substituição de agroflorestas por amplas monoculturas são objetivos comuns dos esforços ecológicos e econômicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas informações descritas e nos conceitos de ecologia, julgue os itens subsecutivos.

Características como vigília diurna do ninho, caça noturna, hábito de esconder alimentos e consumo da presa ao longo do dia estão inter-relacionadas e podem ser explicadas pela ecologia com base em conceitos como estratégia reprodutiva, trade-off e oferta de alimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tudo que nos cerca, tudo que nossos sentidos podem perceber, apresenta-se incessantemente em uma admirável multiplicidade de fenômenos. Reina em todo o planeta uma atividade espantosa, porém muitas causas podem reduzir seu equilíbrio, e as relações que existem nos ambientes naturais parecem sujeitas a transformações permanentes. A partir das ideias apresentadas no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na ecologia, o termo população foi cunhado originalmente para denotar um grupo de seres humanos, posteriormente expandiu-se para incluir todos os organismos abióticos e bióticos.

  • B.

    O termo série contínua é usado para designar a disposição de populações silvestres e suas comunidades ao longo de gradientes em ecossistemas, e o termo série desordenada é aplicado para populações ou comunidades fragmentadas que formam o efeito de borda.

  • C.

    Como assinalou Novikoff (1945), existe continuidade e descontinuidade na evolução do universo. Pode-se considerar o desenvolvimento como contínuo, porque envolve uma mudança eterna; porém também é descontínuo, uma vez que permanece em um mesmo nível de organização.

  • D.

    Para que a sociedade inicie a implementação de soluções holísticas para os problemas ambientais relacionados aos biomas e à biosfera, o nível de organização de um ecossistema deve ser a primeira preocupação.

  • E.

    Um ecossistema apresenta permanente heterogeneidade do ponto de vista topográfico, botânico e zoológico, pedológico, hidrológico e geoquímico. Do ponto de vista termodinâmico, é um sistema mutável no tempo por ser fechado.

Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Nesse caso, o peixe-boi está em categoria de ameaça maior do que o cuxiú-de-uta-hick.
  • B. A categoria de espécie ameaçada inclui os níveis em perigo, vulnerável, criticamente em perigo e extinta regionalmente.
  • C. Uma espécie está extinta regionalmente quando estiver extinta em um bioma de uma região.
  • D. Uma espécie é considerada extinta quando não houver população em sua área de distribuição natural, podendo a sua sobrevivência ser conhecida apenas em cultivo ou cativeiro.
  • E. Uma espécie quase ameaçada, apesar de não necessitar de ações de conservação de imediato, é provável que venha a se enquadrar em uma categoria de ameaça num futuro próximo.

De acordo com a Lei no 9985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), as unidades de conservação dividem-se em:

I. Unidades de Proteção Integral – cujo objetivo básico é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos na referida Lei. Constituem este grupo as seguintes categorias: Estação Ecológica, Reserva Biológica, ParqueNacional, Monumento Natural e Refúgio da Vida Silvestre;

II. Unidades de Uso Sustentável – cujo objetivo básico é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela de seus recursos naturais. Pertencem a este grupo: Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural;

III. Unidades de Restauração Ambiental - cujo objetivo básico é preservar a natureza, sendo admitido o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos na referida Lei. Pertencem a este grupo: Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Reserva de Fauna, Estação Ecológica, Reserva Biológica, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural.

  • A.

    Todas as afirmativas são corretas

  • B.

    Todas as afirmativas são falsas

  • C.

    Apenas a afirmativa III falsa

  • D.

    Apenas a afirmativa I é falsa

Texto para as questões 46 e 47

A Lei n.º 9.985/2000 define unidade de conservação como o espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

  • A.

    O exemplo de APA apresentado é atipicamente extenso para essa categoria de unidade de conservação, que em geral, possui dimensões reduzidas.

  • B.

    Ao contrário do que ocorre com as terras públicas, propriedades privadas localizadas em uma APA não estão sujeitas ao estabelecimento de normas para sua utilização.

  • C.

    Nas áreas de propriedade privada em uma APA, caberá ao seu proprietário o estabelecimento das condições para pesquisa e visitação, observadas as exigências e restrições legais.

  • D.

    O conselho de uma APA deve ser presidido por representante de organização da sociedade civil.

Todas as Unidades de Conservação abaixo são consideradas de proteção integral, EXCETO:

  • A.

    Reserva Particular do Patrimônio Natural.

  • B.

    Parque Nacional.

  • C.

    Reserva Biológica

  • D.

    Monumento Natural.

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