Lista completa de Questões sobre Conservação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Mata Atlântica e seus ecossistemas associados cobriam, na época do descobrimento, 1.360.000 km 2 . Atualmente, apenas 8% da área do bioma preserva suas características bióticas originais. Apesar da devastação a que foi submetido, esse bioma abriga ainda altíssimos níveis de riqueza biológica e de endemismos. A fragmentação e perda de habitat é uma das principais causas da perda da biodiversidade no bioma e deve-se aos cultivos seculares de café e cana-de-açúcar bem como às atividades pecuárias.
Com relação à fragmentação da Mata Atlântica, julgue os itens a seguir.
O efeito de borda consiste em mais quantidade de ventos, mais umidade do ar e aumento de algumas espécies generalistas.
Recentemente, foi lançada a nova versão da lista da fauna ameaçada de extinção (MMA, 2008). Apesar de muitos pesquisadores questionarem o fato de muitas espécies consideradas ameaçadas terem sido excluídas da lista por motivos econômicos, como, por exemplo, a retirada de várias espécies de peixes, para não prejudicar o setor de pesca, a referida lista ainda é de extrema importância na delimitação de políticas de conservação e manejo. De acordo com os aspectos gerais dessa publicação e acerca do processo de extinção de espécies animais, julgue os itens de 76 a 84.
A sobrepesca, uma das principais causas do declínio das espécies de peixes marinhos, causa impacto na ictiofauna e em outros grupos, incluindo em espécies consideradas ameaçadas de extinção, como albatrozes e tartarugas marinhas, em decorrência da captura incidental nas redes de pesca.
O Brasil é conhecido mundialmente por ser detentor de notável biodiversidade. Ao mesmo tempo, as atividades humanas estão causando aumento crescente da lista de espécies consideradas ameaçadas de extinção. Com o propósito de mudar essa situação, o governo brasileiro lançou uma série de publicações de planos de ação denominada Série Espécies Ameaçadas. Tais publicações consistem na reunião de informações sobre a biologia da espécie ou do grupo ameaçados de extinção e propõem medidas para o manejo de espécies.
Com relação à formulação e ao conteúdo desses planos de ação e às espécies ameaçadas de extinção, julgue os itens de 90 a 96.
Nenhuma espécie de Accipitridae está presente na lista de espécies ameaçadas.
João, servidor do IBAMA, durante ato de fiscalização, no estado do Amazonas, no dia 5/12/2008, encontrou uma pessoa com um tatu recém abatido, sem que para tanto houvesse qualquer licença ou autorização da autoridade competente. João verificou que o animal fora abatido naquele mesmo dia, a poucas horas, e que não era uma espécie constante de listas oficiais de risco ou ameaça de extinção.
Acerca da situação apresentada e de seus possíveis desdobramentos, julgue os itens de 101 a 107.
Matar o referido animal configura infração administrativa contra a fauna, que comporta a aplicação de pena de advertência, mediante a lavratura de auto de infração, já que configura-se como infração de menor lesividade.
Com relação à biologia da conservação, julgue os itens seguintes.
A maior causa da perda de diversidade do bioma mata atlântica é a explosão populacional de espécies exóticas seguida da perda e da fragmentação de habitat em decorrência do desmatamento.
Com relação à biologia da conservação, julgue os itens seguintes.
Apesar da importância das unidades de conservação, estas ainda são insuficientes para eliminar os processos de extinção.
Com relação à biologia da conservação, julgue os itens seguintes.
O cerrado brasileiro está profundamente ameaçado pelo avanço da soja e da braquiária, devido às atividades carvoeiras, e expansão de cidades ou populacional.
Atualmente considera-se que um ecossistema restaurado deve
estar isolado da matriz ecológica, para prevenir fluxos bióticos e abióticos que rompam seu equilíbrio.
apresentar exclusivamente as espécies nativas originais para o sucesso do programa de restauração.
conter espécies do ecossistema de referência para uma estrutura apropriada da comunidade.
ser mantido sob constante e intenso monitoramento, pois sistemas restaurados não são auto-sustentáveis.
ser monitorado para evitar que a composição das comunidades seja alterada.
A biologia da conservação surgiu com o objetivo de conservar a diversidade biológica, desenvolvendo abordagens práticas para prevenir a extinção de espécies. Dentre os conceitos corretos desenvolvidos pela biologia da conservação tem-se que
áreas geologicamente mais novas apresentam maior diversidade que as mais velhas.
a conservação ex situ é ideal para espécies cujo tamanho das populações é desconhecido.
corredores ecológicos têm por objetivo promover o fluxo gênico entre as populações.
as sementes recalcitrantes são as que melhor se conservam em bancos de sementes.
a riqueza de espécies de uma comunidade é equivalente à sua diversidade beta.
Sobre as unidades de conservação foram feitas as seguintes afirmações:
I. As "áreas de proteção ambiental" são de administração privada e destinadas a assegurar a existência e reprodução das espécies locais, não sendo permitidas visitações.
II. Nas "reservas biológicas" podem ser realizadas pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, de recreação, de contato com a natureza e turismo ecológico.
III. "Estação ecológica" compreende uma área representativa de um ecossistema, destinada a pesquisas, à proteção do ambiente e à educação ambiental.
Está correto APENAS o que é afirmado em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...