Lista completa de Questões sobre Ecologia de populações para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a seguinte teia alimentar:
Na teia considerada, o homem é:
Apenas consumidor de 1ª ordem.
Apenas consumidor de 2ª ordem.
Apenas consumidor de 3ª ordem.
Consumidor de 1ª e 2ª ordens.
Biologia - Ecologia de populações - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os organismos que assumem, exclusivamente, a posição de consumidor terciário são
onças, apenas.
sapos, apenas.
cobras, apenas.
sapos e onças.
onças e cobras.
Biologia - Ecologia de populações - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Boa parte da vida de um ser vivo é utilizada na obtenção de matéria para a formação de seu corpo e de energia para suas atividades. As relações alimentares e o ambiente desempenham papel importante na vida da comunidade.
Relacionando-se essas informações com a teia alimentar esquematizada, é correto afirmar quelagartas, cobras e sapos apresentam maior quantidade de energia do aqueles que os antecedem.
pequi e mangaba são dispensáveis para essa relação alimentar porque não apresentam muita energia armazenada.
tamanduás mirim, veados campeiro e onças recebem a mesma quantidade de energia em seus níveis tróficos.
formigas e lagartas recebem maior quantidade de energia do que a população de cobras.
a extinção de lagartas e de formigas não alterará o fluxo de energético que ocorre nas cadeias em que estão presentes.
Biologia - Ecologia de populações - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Analise, isoladamente, a população de onça, representada por uma linha contínua _________ ; e a população de veado campeiro, representada por uma linha tracejada -------------- .
O gráfico que representa a relação ecológica entre essas populações é:
Biologia - Ecologia de populações - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma das características dos ecossistemas naturais é a circulação da matéria entre os níveis tróficos de uma cadeia alimentar. Os organismos estão constantemente retirando da natureza os elementos químicos de que necessitam e retornando de uma forma ou outra ao ambiente, formando um ciclo.
Analisando essas trocas, conclui-se o seguinte:ocorre no ciclo da água; ela deve entrar obrigatoriamente nos seres vivos e depois voltar à atmosfera por evapotranspiração e excreção.
o gás carbônico é liberado por seres autótrofos e heterótrofos e somente os autótrofos o reutilizam na fotossíntese.
o gás oxigênio é sintetizado por seres heterótrofos e, depois, tanto os heterótrofos quanto os autótrofos o utilizam na respiração celular.
ocorre no ciclo do carbono; o fitoplâncton realiza a fixação para a produção de matéria orgânica, transformando quimicamente o gás carbônico em gás oxigênio.
a decomposição e a fotossíntese consomem gás carbônico, e a combustão e a respiração celular liberam-no para a atmosfera.
Biologia - Ecologia de populações - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a cobra pode ser classificada tanto como consumidor secundário quanto terciário ou quaternário, dependendo da cadeia alimentar considerada.
besouro, gafanhoto e preá são os consumidores secundários dessa teia.
besouro, gafanhoto e preá são os organismos produtores dessa teia.
o gavião pode ser classificado tanto como consumidor secundário quanto terciário ou quaternário, dependendo da cadeia alimentar considerada.
os microrganismos decompositores não foram representados, pois não são parte importante dessa teia alimentar.
Assinale a alternativa que traz as definições corretas de comunidade, ecossistema e ecótone, de acordo com o autor Celso Martins em seu livro Biogeografia e Ecologia, Editora Nobel, São Paulo, 1978:
Comunidade: conjunto de organismos de duas ou mais espécies que tem relações ecológicas mútuas e com o meio físico-químico ambiente; Ecossistema: conjunto de do meio físico-químico (o habitat) da comunidade mais a própria comunidade; Ecótone: o limite entre duas comunidades.
Comunidade: conjunto de do meio físico-químico (o habitat) da comunidade mais a própria comunidade; Ecossistema: conjunto de organismos de duas ou mais espécies que tem relações ecológicas mútuas e com o meio físico-químico ambiente; Ecótone: o limite entre duas comunidades.
Comunidade: conjunto de organismos de duas ou mais espécies que tem relações ecológicas mútuas e com o meio físico-químico ambiente; Ecossistema: o limite entre duas comunidades; Ecótone: conjunto de do meio físico-químico (o habitat) da comunidade mais a própria comunidade.
Comunidade: o limite entre duas comunidades; Ecossistema: conjunto de do meio físico-químico (o habitat) da comunidade mais a própria comunidade; Ecótone: conjunto de organismos de duas ou mais espécies que tem relações ecológicas mútuas e com o meio físico-químico ambiente.
As espécies não vivem em isolamento, a todo o momento ocorrem associações com outras espécies. Entre as relações ecológicas que a biota exerce está a simbiose, que é uma associação física estreita entre diferentes espécies, mas com sugestão de mutualismo, ou seja, com benefícios entre os organismos. Pode-se considerar como um exemplo de simbiose:
mamíferos que dispersam sementes ao se alimentar de frutos de vegetais.
plantas que oferecem néctar das flores para atrair insetos e assim polinizar.
peixes limpadores de outros organismos aquáticos.
a tênia no intestino deumser humano.
rizóbios que vivem e fixam nitrogênio nos nódulos das raízes da maioria das leguminosas.
É praticamente impossível discutir o manejo de pequenas populações em fragmentos sem mencionar a necessidade de acrescentar indivíduos à população. Esses acréscimos podem ser feitos de três maneiras distintas: dispersão, translocação ou reintrodução. Há dispersão quando ocorre
uma medida ativa de manejo de populações selvagens de modo que indivíduos de uma população existente são transportados pelos manejadores para outra localidade.
o fenômeno natural da passagem de indivíduos de uma população para outra.
o processo de devolver à natureza indivíduos provenientes de cativeiro, que irão fundar novas populações em áreas de habitat adequado e dentro dos limites de ocorrência original da espécie, porém não ocupado pela mesma.
o movimento de uma população inteira de um lugar para outro.
Sabendo-se que o advento da fotossíntese repercutiu de modo marcante na evolução da vida no Planeta, analise as alternativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de proposição verdadeira, e a letra F, quando se tratar de proposição falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A fotossíntese exige o espaço bidimensional característico das biomembranas face à sequência específica dos complexos enzimáticos envolvidos no processo.
( ) O estabelecimento da fotossíntese aeróbica sustentou a evolução da vida heterotrófica, disponibilizando alimento e oxigênio.
( ) As alterações atmosféricas associadas à fotossíntese aeróbica favoreceram a ocupação da terra firme pelos animais e plantas.
( ) A energia contida nas ligações químicas dos carboidratos resultantes da fotossíntese é proveniente da captura do oxigênio atmosférico.
( ) A captura da energia luminosa durante a fotossíntese depende de moléculas especiais, sensíveis aos diferentes comprimentos de onda do espectro de luz solar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...