Questões sobre Educação Ambiental

Lista completa de Questões sobre Educação Ambiental para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma empresa de mineração foi autuada por descartar rejeitos perigosos em um lixão clandestino. Considere as afirmações abaixo.

I. Não houve disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos que deveriam ter sido distribuídos de maneira ordenada em aterro adequado.

II. Os rejeitos deveriam ter sido sujeitos a destinação final ambientalmente adequada, o que inclui o processo de reciclagem.

III. A empresa está sujeita às penas previstas na Lei de Crimes Ambientais por dar disposição final ambientalmente inadequada a resíduos perigosos.

As afirmações que podem ser utilizadas para a aplicação da autuação são:

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I e III, apenas.

Para o uso racional da água é necessário

  • A. investir na ampliação do sistema produtor de água a fim de fornecer água em quantidades que garantam o desenvolvimento futuro.
  • B. incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias, voltadas ao aumento da produção de água, a fim de manter o nível do consumo.
  • C. investir na criação de novos mananciais, garantindo a curto e médio prazos, o fornecimento da água necessária à população.
  • D. incentivar mudanças de hábitos e eliminar vícios de desperdício, com foco na conservação, e consequente aumento da disponibilidade de água.
  • E. investir na ampliação do sistema de tratamento de esgoto de modo que a degradação da água por efluentes clandestinos seja minimizada.

Com base nas informações descritas e nos conceitos de ecologia, julgue os itens subsecutivos.

Sendo o papel o tipo de resíduo mais abundante na universidade, os devidos investimentos em infraestrutura e recursos humanos viabilizariam a produção do calendário com papel reciclado a partir dos resíduos gerados no campus.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

É correto o que se afirma em

  • A. III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e III, apenas.

Isabel Cristina de Moura Carvalho, no livro Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico (2008), sugere que para renovar a nossa visão de mundo, às vezes, é importante trocar as lentes, implicando em desnaturalizar os modos óbvios que tínhamos de ver as coisas. Isso é necessário, por exemplo, nas questões relativas ao meio ambiente. Propondo lançar novos olhares sobre a percepção de ambiente disseminada no conjunto da sociedade, a autora propõe uma visão socioambiental que consiste, em linhas gerais, numa visão

  • A.

    que tende a considerar a natureza como o mundo de ordem biológica, pacificada, equilibrada, estável em suas interações ecossistêmicas, o qual segue vivendo como autônomo e independente da interação com o mundo cultural humano.

  • B.

    orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como sinônimo de natureza intocada, mas que pode ser afetado pelas constantes ações antrópicas e por fenômenos naturais.

  • C.

    orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e a base física e biológica dos processos vitais.

  • D.

    que tende a considerar a natureza como o mundo de ordem biológica, o qual segue vivendo como autônomo e independente da interação com o mundo cultural humano, exceto no caso de populações ribeirinhas e indígenas.

  • E.

    orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar, pensando o ambiente como um campo de interações entre a cultura e a sociedade, desconsiderando- se a base física e biológica dos processos vitais.

A educação ambiental brasileira é conhecida pelo seu engajamento político na construção de uma sociedade justa, sustentável e democrática, bem como o conhecimento acerca legislação ambiental. Das afirmativas abaixo, assinale a INCORRETA.

  • A.

    A responsabilidade civil pelos danos ambientais é objetiva.

  • B.

    O princípio do desenvolvimento sustentável tem por conteúdo a manutenção das bases vitais da produção e reprodução do homem e de suas atividades, garantindo igualmente uma relação satisfatória entre os homens e destes com o seu ambiente, para que as futuras gerações também tenham a oportunidade de desfrutar os mesmos recursos que temos hoje a nossa disposição.

  • C.

    Os locais de valor histórico ou artístico podem ser enquadrados nos valores estéticos em geral, cuja degradação afeta também a qualidade ambiental.

  • D.

    A Constituição não prevê a responsabilidade penal da pessoa jurídica por dano ao meio ambiente.

  • E.

    Evidenciada sua existência no princípio de prevenção do dano ambiental, o EIA/RIMA constitui um dos mais importantes instrumentos de proteção ao meio ambiente. A sua essência é preventiva.

A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.

Investimento em programas de educação ambiental visando ao controle de queimadas propositais ou acidentais pode contribuir para a melhoria da qualidade do ar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma visão socioambiental da natureza, incluindo a espécie humana como parte integrada dessa natureza, exige

  • A.

    que o meio ambiente seja preservado o mais intocado possível, possibilitando a sobrevivência das espécies existentes, inclusive a humana.

  • B.

    a interpretação do meio ambiente como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e as bases física e biológica dos processos vitais.

  • C.

    o reconhecimento da separação entre aspectos culturais e sociais daqueles ditos naturais para possibilitar a manutenção da vida na Terra.

  • D.

    interpretações das intervenções humanas no ambiente, baseadas mais em valores socioculturais e menos nos aspectos ecológicos.

  • E.

    que o papel da espécie humana no ambiente seja considerado de maneira distinta frente às outras espécies.

No que concerne à Educação Ambiental e à Política Nacional de Educação Ambiental, analise:

I. A primeira deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.

II. A primeira pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

III. A primeira é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada e, segundo a Constituição Federal, restrita a todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal.

IV. A segunda tem sua esfera de ação restrita aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente e instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino.

V. A segunda é coordenada por um órgão gestor que define as diretrizes para sua implementação e articula, coordena e supervisiona os planos, programas e projetos na área de educação ambiental em âmbito nacional.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Considerando que, entre os fatores determinantes da vida saudável, incluem-se condições ambientais, econômicas, políticas, psicológicas, sociais, culturais e comportamentais dos indivíduos e das comunidades, julgue os itens abaixo.

A valorização da solidariedade, do combate à violência, do respeito mútuo e da integração do sujeito ao meio ambiente é fundamental para a promoção da saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...