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Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os conteúdos educacionais a serem desenvolvidos no ensino de Ciências podem ser descritos pela articulação de competências que
I. envolvem as capacidades de ler, escrever e compreender informações de natureza científica e tecnológica;
II. tratam da resolução de problemas, incluindo a observação, a formulação de hipóteses, a proposição e a execução de procedimentos;
III. tratam das atitudes individuais e sociais frente aos problemas científicos e tecnológicos.
Essas competências constituem, respectivamente, as seguintes dimensões:
comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural.
compreensão e investigação científica; comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural.
compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural; comunicação e expressão.
comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural; compreensão e investigação científica.
comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e condicionamento social.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para que ocorra uma renovação do ensino de Ciências na Educação Básica, é necessário que ocorra não somente uma renovação epistemológica dos professores, mas é imprescindível que essa venha acompanhada por uma renovação didático-metodológica de suas aulas, exigindo um novo posicionamento do professor. Para tanto, é importante que, entre outros aspectos, o professor
oriente seu curso e a sequência das aulas pelo livro didático para garantir o desenvolvimento de um currículo mínimo organizado por especialistas.
organize seu curso e a sequência das aulas de acordo com os interesses individuais dos alunos, priorizando estratégias e recursos que proporcionem um ambiente lúdico e descontraído em sala de aula.
trabalhe com a experimentação para comprovação de fatos científicos, reproduzindo em sala de aula, com materiais do cotidiano, o trabalho dos cientistas.
trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, independentemente de terem atingido os resultados esperados.
trabalhe com a experimentação como técnica de investigação, promovendo a discussão e interpretação dos dados obtidos, desde que os resultados estejam previstos no conteúdo programático.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A ocorrência de gravidez na adolescência tem aumentado consideravelmente. O conhecimento e o uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter esse problema, assim como, em alguns casos, evitar também a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Em relação a esses métodos, é correto afirmar que:
o diaf ragma impede a chegada dos espermatozoides ao útero, mas não evita a transmissão de DSTs.
o dispositivo intrauterino, D.I.U., impede a nidação do zigoto e evita a transmissão de DSTs.
o método hormonal feminino, pílula, impede a ovulação e evita a transmissão de DSTs.
o método de tabela é eficiente, se forem evitadas relações sexuais entre o 12° e o 14° dia do ciclo, e evita a transmissão de DSTs.
o preservativo masculino, camisinha, tem ação espermicida e evita a transmissão de DSTs.
Existem vários tipos de atividades práticas que podem ser realizados nas aulas de Ciências. Em aula, um professor mostra diante da classe o que acontece ao misturar água e óleo, em um recipiente, e água e açúcar, em outro. Essa prática constitui uma
demonstração prática para ilustrar a diferença entre misturas e soluções.
demonstração sobre como o método científico distingue substâncias simples de compostas.
experimentação investigativa para distinguir certos conceitos importantes da Química, tais como elementos e misturas.
experimentação investigativa para distinguir as propriedades químicas de diferentes materiais.
experimentação descritiva para ilustrar as propriedades organolépticas dos materiais.
Fósseis são ossos presos a pedras. Esse comentário de alunos, presente no Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental 6ª série, vol. 2, pág. 19, São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2009, deixa claro que os alunos compreendem
bem o conceito de fósseis, uma vez que o esqueleto é a única estrutura que pode ser preservada e formar fósseis.
bem o conceito de fósseis, uma vez que seres vivos de corpo mole, tais como moluscos e bactérias não podem ser fossilizados.
bem o conceito de fósseis, uma vez que outras partes do corpo são impossíveis de serem fossilizadas, tais como pele, dentes e penas.
de forma limitada o conceito de fósseis, uma vez que, para esses alunos, apenas os invertebrados podem ser fossilizados.
de forma limitada o conceito de fósseis, uma vez que, para esses alunos, pegadas e excrementos conservados não são fósseis.
No Caderno do Professor (Ciências, 8a série − 1o bimestre), uma das competências e habilidades propostas na Situação de Aprendizagem 1 é: Reconhecer que as características dos materiais são resultantes das interações e não incorporadas aos mesmos. Em outras palavras, essa SA pretende desenvolver:
experimentos para verificação de pontos de fusão e de ebulição para determinar os elementos químicos.
investigação sobre propriedades intrínsecas ou extrínsecas de substâncias e misturas.
o conceito de propriedade dos materiais como resultado das interações.
diferenciação dos elementos químicos a partir da análise da Tabela Periódica.
compreensão sobre a constituição molecular da matéria e das substâncias.
Animais de estimação são temas frequentes em conversas e atividades entre alunos do Ensino Fundamental.
O trabalho com esse tema também permite
I. identificar etapas do ciclo de vida dos animais e relacioná-las com etapas do ciclo de vida dos seres humanos.
II. desenvolver hábitos responsáveis no trato com animais e ampliar o respeito aos seres vivos de modo geral.
III. reconhecer a anatomia comparada e funcionamento entre animais e seres humanos em relação aos sistemas e órgãos do corpo.
São itens voltados ao ciclo I do Ensino Fundamental aqueles contidos em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o texto como referência e a obra da qual ele foi extraído, assinale a opção correta acerca da ciência da comunidade científica e da ciência aprendida e ensinada na escola.
Trata-se da mesma ciência.
A diferença entre as duas é a profundidade de abordagem.
A escola, por não ter condições de fazer ciência, ocupa-se apenas de ensiná-la.
Os cientistas constroem modelos explicativos para os fenômenos, enquanto os alunos procuram assimilar o conhecimento construído e desenvolver o pensamento crítico.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que, entre os fatores determinantes da vida saudável, incluem-se condições ambientais, econômicas, políticas, psicológicas, sociais, culturais e comportamentais dos indivíduos e das comunidades, julgue os itens abaixo.
A saúde é uma condição que se expressa da mesma maneira em todos os indivíduos.
Biologia - Ensino em Ciências e Biologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de biologia, julgue os itens a seguir.
O ensino de Biologia deve levar em conta as necessidades e conhecimentos prévios do aluno, além de seus interesses e curiosidades.
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