Lista completa de Questões sobre Fisiologia Animal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
pelo diafragma, dispositivo circular de látex ou de silicone, colocado junto ao colo uterino, que atua como um obstáculo mecânico impedindo o acesso dos espermatozoides ao interior do útero e também o contágio de DST.
pelo DIU, dispositivo de plástico revestido de cobre ou hormônio, colocado no interior do útero pelo médico, que atua como um obstáculo químico e também mecânico para os espermatozoides, que não conseguem alcançar as tubas uterinas.
pela pílula anticoncepcional, que contém hormônios gonadotróficos sintéticos e é capaz de impedir o desenvolvimento e a maturação do folículo ovariano, além de tornar o útero um ambiente inóspito aos espermatozoides.
pelo preservativo feminino, uma bolsa cilíndrica de poliuretano transparente e macia, colocada no interior da vagina e que atua como obstáculo mecânico à entrada dos espermatozoides no útero, protegendo também contra as DST.
Os rins são responsáveis pela filtração do sangue e pela formação da urina. Ao se comparar a concentração de excretas e outras substâncias no sangue da artéria renal e na veia renal, tem-se que são maiores as concentrações de gás
oxigênio e ureia na veia renal, ao passo que as concentrações de glicose e gás carbônico são menores na artéria renal.
oxigênio e ureia na artéria renal, ao passo que as concentrações de glicose são menores na veia renal.
oxigênio, ureia e glicose na veia renal, ao passo que as concentrações de gás carbônico são menores na artéria renal.
carbônico e ureia na artéria renal, ao passo que as concentrações de gás oxigênio e glicose são menores na veia renal.
ovulação, e em II ocorreu nidação.
menstruação, e em II ocorreu ovulação.
ovulação, e em II ocorreu menstruação.
menstruação, e em II ocorreu fecundação.
Numa amostra de sangue retirada de uma artéria, encontrou-se grande quantidade de gás carbônico. A que artéria aplica-se essa situação?
Renal.
Coronária.
Pulmonar.
Carótida.
Considerando o organismo animal, o tecido formado de células que se transformam em fibras e adquirirem a propriedade de se contrair e relaxar, é chamado de
tecido muscular.
mitocôndria.
tecido adiposo.
complexo de Golgi.
citoplasma.
Julgue os itens seguintes, acerca dos aspectos físicos e químicos referentes às ciências biológicas.
Quando se espeta o dedo em um objeto pontiagudo, a transmissão da sensação de dor ocorre pela propagação do impulso elétrico, que depende do influxo e efluxo de íons através da membrana.
Os diversos órgãos que compõem o corpo humano trabalham em perfeito equilíbrio para que todos os processos fisiológicos ocorram adequadamente. Com relação à fisiologia do corpo humano, julgue os itens que se seguem.
O rim é o órgão responsável pela osmorregulação e a reabsorção de água para os capilares sanguíneos ocorre no túbulo contorcido distal.
Os diversos órgãos que compõem o corpo humano trabalham em perfeito equilíbrio para que todos os processos fisiológicos ocorram adequadamente. Com relação à fisiologia do corpo humano, julgue os itens que se seguem.
O suco gástrico, produzido no estômago, participa do processo de digestão dos alimentos devido à presença de enzimas, como a pepsina e a renina, em sua composição.
Biologia - Fisiologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A adolescente, que inicia sua vida sexual cedo, está exposta a doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce.
O conhecimento das transformações que ocorrem nas meninas, retratado pelo poema, pode ser interpretado poramadurecimento do primeiro folículo ovariano estimulado pelo hormônio folículo estimulante (FSH).
alterações no corpo, como desenvolvimento de mamas, estimuladas pelo hormônio testosterona.
amadurecimento do primeiro folículo ovariano estimulado pelos hormônios ocitocina e estrógeno.
alterações no corpo, como aumento dos pelos e desenvolvimento das mamas, estimuladas pelos hormônios ocitocina e folículo estimulante (FSH).
amadurecimento do primeiro óvulo estimulado por hormônios da neuro-hipófise.
Biologia - Fisiologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O gráfico ilustra os possíveis resultados e suas consequências. Com base nele e no texto, pode-se afirmar que
a amniocentese não era necessária, pois só ocorre a eritroblastose fetal quando o feto é Rh negativo e capaz de produzir anti-Rh.
a enfermidade é rara na primeira gestação, seria necessário que a mulher tivesse contato com o antígeno fator Rh.
se o resultado da amniocentese for de 0,02, significa que o feto foi afetado pela doença hemolítica e ocorrerá um parto espontâneo.
a doença hemolítica ocorre porque os antígenos anti-Rh da mãe passam para o bebê durante o parto, destruindo suas hemácias.
se o resultado da amniocentese for de 0,05, significa que a criança é Rh positiva e a mãe deverá tomar o soro Rh durante a gestação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...