Lista completa de Questões sobre Fisiologia Animal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualmente, admite-se que saúde deve ser caracterizada como bem-estar físico, mental e social. Algumas propostas de referenciais alimentares incluem exercícios físicos como parte importante na definição de uma dieta equilibrada. A relação entre alimentação, estilo de vida e saúde está corretamente apresentada em:
As gorduras, em exercícios de alta intensidade, são preferencialmente metabolizadas no corpo para obtenção de energia, ajudando no combate à obesidade.
A ingestão de menor quantidade de gordura ajuda a evitar obesidade, que é um fator de risco para desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Carboidratos armazenados no corpo na forma de amido e gorduras, principalmente na forma de triglicerídeos, são as principais fontes de energia para o corpo, durante a realização de atividade física.
Dados de pesquisa científica apontam que emoções como a raiva e a hostilidade exercem pouca influência na saúde geral do indivíduo.
O risco de desenvolver problemas como aterosclerose, artrites e dores lombares não apresenta relação dose-dependente com excesso de peso.
Os humanos estão expostos a diversos fatores estressantes ligados ao ambiente e também a condições de natureza biológica. A má nutrição deve ser entendida como um desses fatores. Dessa forma:
Dietas deficientes em calorias e satisfatórias em proteínas são possíveis e comuns em regiões subdesenvolvidas.
A deficiência na ingestão de lipídeos de origem vegetal não pode ser relacionada a problemas de má nutrição.
A deficiência protéica na nutrição humana pode ser atribuída principalmente à falha na ingestão dos aminoácidos essenciais.
O marasmo é uma doença presente em crianças submetidas a dietas com deficiência de micronutrientes.
A quantidade de alimento pode ser adequada, nos casos de subnutrição, porém a ingestão de nutrientes apresenta deficiência.
Considerando os processos fisiológicos humanos, está correto:
As trocas gasosas entre o sangue e o ar dos pulmões ocorrem nos brônquios.
As válvulas do coração humano têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.
A passagem do impulso nervoso de uma célula para a outra, por meio de mediadores químicos, consiste na sinapse nervosa.
Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãosalvo.
Os aminoácidos, após a digestão das proteínas no sistema digestório, passam para a corrente sanguínea e são absorvidos no estômago.
Sobre os efeitos do álcool no organismo, considere:
I. O álcool não deve ser considerado uma droga psicotrópica, pois atua no sistema nervoso central.
II. Os fatores que podem levar ao alcoolismo envolvem aspectos de origem biológica, psicológica e sociocultural.
III. A síndrome de abstinência do álcool, segundo o Cebrid, é um quadro que tem início de 6 a 8 horas após a parada da ingestão de álcool.
IV. As doenças mais frequentes no alcoolismo são as relacionadas ao sistema respiratório (p. ex. asma) e ao sistema digestório (p. ex. pancreatite).
Está correto o que se afirma em
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III, IV.
Diuréticos são utilizados no tratamento da hipertensão arterial há mais de 40 anos e permanecem como uma das cinco classes de medicamentos anti-hipertensivos de primeira linha.
Quanto aos diuréticos, é correto afirmar que
a furosemida é uma droga derivada do ácido antranílico que atua na inibição da reabsorção de eletrólitos na altura do ramo ascendente da alça de Henle, levando ao aumento da diurese.
a diminuição da diurese é um dos efeitos almejados por desportistas quando utilizam diuréticos; com isso, atletas de desportos que envolvam categorias de peso, como no boxe e no halterofilismo, obtêm um rápido aumento de peso corporal.
a diminuição da diurese é um dos efeitos almejados por desportistas quando utilizam diuréticos; com isso, atletas de desportos que envolvam categorias de peso, como no boxe e no halterofilismo, obtêm um rápido aumento de peso corporal.
os diuréticos de alça agem estimulando a reabsorção de sódio e cloro na alça de Henle, o que causa diminuição da pressão osmótica no sentido da reabsorção de água, a qual é então excretada em menor quantidade.
um dos efeitos indesejáveis do uso de diuréticos é o aumento dos níveis séricos de potássio, que pode ocasionar hipocalemia, hiponatreima, alcalose metabólica, acidose metabólica e hiperuricemia.
Durante os últimos anos, a prevalência de sobrepeso e obesidade aumentou dramaticamente em todo o mundo. O excesso de peso contribui para o aparecimento e agravamento de doenças crônicas, ficando evidentes para a saúde pública a dimensão e a importância clínico-epidemiológica da obesidade, epidemia global que já atinge também o Brasil.
A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - Tanto as doenças cardiovasculares, tais como infartos agudos do miocárdio, morte súbita, insuficiência cardíaca por coronariopatia, como também as doenças cerebrovasculares, tais como os acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e hemorrágicos são responsáveis por mais da metade dos óbitos no Brasil, e a profilaxia dessas doenças é prioridade para a saúde pública.
II - O tratamento mais eficaz contra a obesidade consiste no uso de medicamentos do tipo anfetamina e derivados da fenfluramina, pois exibem relações risco- benefício claramente favoráveis a pacientes com IMC até 25.
III - A obesidade está associada a pelo menos três fatores de risco a hipertensão, as dislipidemias e a resistência à insulina. Com isso, são fundamentais a prevenção e o controle, que implicam a economia de elevados recursos financeiros destinados ao tratamento da própria doença, bem como de doenças associadas ou decorrentes.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
I e II
I e III
II e III
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte por doença evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta (1 bilhão e 200 milhões de pessoas) sejam fumantes. Dados indicam que crianças filhas de mães fumantes têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não-fumantes. Sobre esse fato, um estudante atento de biologia fez as seguintes afirmações.
I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumante.
II. O CO se associa à hemoglobina formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que favorece a ligação da hemoglobina ao oxigênio.
III. O oxigênio, ligado à hemoglobina, fica indisponível para as células e desse modo o sangue materno chega à placenta com taxas reduzidas de oxigênio.
IV. A constrição dos vasos sanguíneos maternos diminui o aporte de sangue à placenta, e desse modo reduz-se a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam ao feto.
V. Com menos oxigênio e menos nutrientes, o desenvolvimento do feto é mais lento, e a criança chegará ao final da gestação com peso abaixo do normal.
Sabendo-se que a afirmação I está correta, então podemos afirmar que:
afirmação II também está correta, mas esta não tem por consequência o que está contido na afirmação III;
as afirmações II e III também estão corretas, e ambas têm por consequência o que está contido na afirmação V;
a afirmação IV também está correta e tem por consequência o que está contido na afirmação V;
a afirmação III também está correta, mas esta não tem por consequência o que está contido na afirmação V;
as afirmações II, III e IV estão corretas, e têm por consequência o que está contido na afirmação V.
Várias doenças metabólicas são decorrentes de disfunções hormonais. A glândula tireoide produz tetraiodotironina e triiodotironina, hormônios com quatro e três átomos de iodo na molécula, respectivamente. A formação de tumores ou a produção de anticorpos contra proteínas da tireoide resultam em hipofunção ou hiperfunção da glândula.
Quais são as características do hipertireoidismo?
A ação glandular é deficiente, resultando em ganho de peso.
A glândula passa a funcionar acima do nível normal, resultando em apatia e ganho de peso.
Mixedema é uma das características da doença.
Exoftalmia e bócio são características da doença.
Redução acentuada de peso.
Considerando o processo de maturação das células do epitélio escamoso e sua correlação com os hormônios sexuais femininos, é CORRETO afirmar que:
em condições de baixa produção de estrógenos, observa-se predomínio de células parabasais no esfregaço vaginal.
os estrógenos induzem à maturação completa das células do epitélio escamoso, resultando no predomínio de células intermediárias e parabasais no esfregaço.
durante a gestação e na fase progestacional do ciclo menstrual se observa predomínio de células superficiais no esfregaço cérvico-vaginal.
a avaliação cito-hormonal é muito utilizada na rotina citopatológica.
a presença de células endocervicais em predomínio no esfregaço citopatológico é característica de uma provável deficiência estrogênica.
Com relação à reprodução humana, em especial na adolescência, julgue os itens a seguir.
O estrógeno e a progesterona são hormônios produzidos pela hipófise e responsáveis pela ovulação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...