Questões sobre Identidade dos seres vivos

Lista completa de Questões sobre Identidade dos seres vivos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Sistema Nervoso Central, as células da glia possuem diferentes funções. Sobre elas, marque a alternativa correta:

    A) A micróglia é responsável por formar uma rede de proteção dos neurônios e produção do líquido cerebrospinal.

    B) Os oligodendrócitos ajudam a manter as condições ideais para produção dos impulsos nervosos e nutrição dos neurônios.

    C) As células ependimárias são responsáveis pela produção do estrato mielínico dos axônios

    D) A micróglia é produzida na medula óssea e tem a função de defender os neurônios.

    E) Os astrócitos atuam diretamente na nutrição e no amortecimento do Sistema Nervoso Central.

Os neurônios são células especializadas em receber e transmitir os estímulos. Assinale a opção que contenha o sentido correto de propagação do estímulo nervoso:

    A) Axônio - dendrito – corpo celular

    B) Dendrito - corpo celular – axônio

    C) Axônio – corpo celular – dendrito

    D) Corpo celular – dendrito – axônio

    E) Dendritos - axônio – corpo celular

Sobre os leucócitos, marque V, para as alternativas verdadeiras e F, para as alternativas falsas.
( ) Os linfócitos B fazem parte do grupo do agranulócitos.
( ) Os linfócito B se originam na medula óssea e chegam ao timo onde iniciam seu processo de diferenciação em linfócitos T auxiliares e T citotóxicos.
( ) Os linfócitos T auxiliares tem a função de reconhecer as células infectadas por vírus, bactérias, células tumorais ou que não estejam funcionando devidamente.
( ) Os basófilos produzem histamina e outras substâncias envolvidas nos processos inflamatórios e alérgicos.

    A) V, F, F, V

    B) V, V, F, F

    C) F, V, V, F

    D) V, V, F, V

    E) F, V, F, V

Anatomicamente, nosso Sistema Nervoso é dividido em periférico e central, cada uma dessas partes são responsáveis por diversas funções importantes e essenciais para a nossa vida. Em relação ao sistema nervoso periférico, assinale a opção correta:

    A) O sistema nervos periférico é constituído pelo encéfalo e pela medula espinal.

    B) O tronco encefálico é um dos órgãos que compõem o sistema nervoso periférico, cuja principal função é controlar os órgãos motores e sensoriais.

    C) Os nervos compõem o sistema nervoso periférico e são formados por feixes de fibras nervosas.

    D) Os nervos sensitivos e motores fazem parte do sistema nervoso periférico; o primeiro transmite o impulso nervoso do SNC para os órgãos efetores; o segundo, levam os sinais captados dos receptores sensoriais para o SNC.

    E) A medula espinal, importante órgão do sistema nervoso periférico, é responsável por várias funções, entre elas: a condução dos impulsos nervoso sensoriais e motores.

Muitos dispositivos de ótica fazem uso de lentes únicas por exemplo, câmeras fotográficas, lupas e óculos. Também encontramos dispositivos óticos importantes que possuem associação de lentes para seu bom funcionamento, como o microscópio e telescópios. Sobre esses dispositivos, qual alternativa abaixo apresenta a descrição incorreta?

    A) Os elementos básicos de uma câmera são: uma lente convergente, uma caixa hermética, um obturador para abrir a lente durante determinado intervalo de tempo e um meio sensível à luz, para registrar a imagem. Nas câmeras digitais esse meio é um sensor eletrônico, nas câmeras antigas é uma película fotográfica (filme)

    B) Uma lupa simples fornece uma imagem virtual no infinito, através do uso de uma lente convergente. Essa imagem é interpretada pelo olho como uma objeto real que subtende um ângulo maior que o observado sem a lupa.

    C) O microscópio composto e o telescópio não funcionam sob o mesmo princípio ótico. Visto que a associação de lentes é feita entre uma convergente e outra divergente para o microscópio, e entre uma convergente e de superfície cilíndrica no caso do telescópio.

    D) O microscópio composto é formado pela associação de duas lentes convergentes. Uma chamada ocular e a outra chamada objetiva. O resultado dessa associação é a ampliação ocular total, formada por dois fatores. Um fator é a ampliação transversal da objetiva e o segundo fator é a ampliação angular da ocular.

    E) O telescópio astronômico possui sistema ótico semelhante ao do microscópio composto. O telescópio refletor é diferente pois possui no lugar da lente objetiva, um espelho côncavo.

Um olho normal forma sobre a retina uma imagem de um objeto que se encontra no infinito quando o olho está relaxado. Sobre os defeitos da visão, indique qual forma de correção está correta:

    A) O globo ocular de um olho míope, é muito alongado em comparação ao raio de curvatura da córnea ou a córnea é curva demais. O olho míope forma a imagem antes da retina. O uso de lente divergente corrige esse problema.

    B) O globo ocular de um olho míope é muito alongado em comparação ao raio de curvatura da córnea, ou a córnea é curva demais. O olho míope forma a imagem antes da retina. O uso de lente de superfície cilíndrica corrige esse problema.

    C) É observado que a superfície da córnea não é esférica em um olho com astigmatismo, ela é acentuadamente mais curva em um plano que no outro. O uso de lente convergente corrige esse problema.

    D) O globo ocular é muito curto ou a córnea não é suficientemente curva, em um olho hipermétrope, assim os raios de um objeto situado no infinito são focalizados atrás da retina. O uso de lente com superfície cilíndrica corrige esse problema.

    E) O globo ocular é muito curto ou a córnea não é suficientemente curva, em um olho hipermétrope, assim os raios de um objeto situado no infinito são focalizados atrás da retina. O uso de lente divergente corrige esse problema.

Cada estômato presente na__________________das angiospermas é formado por duas células clorofiladas chamadas ________________, que se dispõem de modo a deixar entre elas uma abertura denominada ostíolo. Essas células abrem e fecham o ostíolo controlando a_________________ e as trocas gasosas entre a planta e o ambiente.
A alternativa que melhor completa as lacunas é

    A) colênquima, esclereides, respiração.

    B) epiderme, células-guarda, transpiração.

    C) epiderme, esclereides, transpiração.

    D) colênquima, células guarda, respiração.

    E) epiderme, células crivadas, transpiração.

A temperatura é uma das condições mais importantes para a vida dos organismos em qualquer estádio do ciclo de vida e limita a distribuição de uma espécie através de seus efeitos na sobrevivência, na reprodução, no crescimento e na interação com outras formas de vida. Os efeitos da temperatura podem ser muitas vezes indiretos e prejudiciais. O gráfico apresenta dados da incidência da ferrugem-do-milho, causada pelo Helminthosporium maydis, sobre uma população de milho crescendo em distâncias variáveis em relação às árvores que proporcionavam sombra sobre os indivíduos:
Fonte: BEGON et al., 2007.
Em relação ao efeito mostrado no gráfico, é CORRETO afirmar que

    A) as plantas de milho mais próximas das árvores e, portanto, mais sombreadas, foram as mais afetadas pela doença.

    B) as plantas de milho mais próximas das árvores e, portanto, menos sombreadas, foram as mais afetadas pela doença.

    C) as plantas de milho mais distantes das árvores e, portanto, menos sombreadas, foram as mais afetadas pela doença.

    D) as plantas de milho mais distantes das árvores e, portanto, mais sombreadas, foram as mais afetadas pela doença.

    E) as plantas de milho mais próximas das árvores e, portanto, mais sombreadas, foram as menos afetadas pela doença.

“Nos últimos anos, as plantas com histórico etnobotânico vêm sendo alvos constantes de estudos de bioprospecção, pois acredita-se que algumas propriedades medicinais atribuídas ao vegetal também possam estar relacionadas à produção de metabólitos secundários por seus fungos endofíticos”. Fonte: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/buos-99jfrp/1/tese_aline_bruna_martins_vaz.pdf.
Os fungos endofíticos são aqueles que

    A) obtêm alimentos decompondo organismos mortos, durante todo o ciclo de vida.

    B) causam efeitos negativos ao hospedeiro onde habitam durante seu ciclo de vida.

    C) habitam tecidos vegetais vivos sem causar sintomas aparentes de doença.

    D) formam relações de parasitismo com seu hospedeiro, por todo o ciclo de vida.

    E) retira os nutrientes do hospedeiro, em uma relação desarmônica de associação.

O tecido nervoso é um dos mais especializados do organismo animal. Os neurônios são células altamente especializadas, dotadas de corpo celular e numerosos prolongamentos, como mostrado no esquema: Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/neuronios.htm.
Na tabela a seguir estão descritas as funcionalidades de cada parte desta célula.
Estruturas da célula (1) Dendritos (2) Corpo (3) Axônio (4) Bainha de mielina (5) Nodo de Ranvier
Funcionalidades ( ) Prolongamento que garante a condução do impulso nervoso. ( ) Extensas ramificações que permitem estabelecer muitas conexões celulares. ( ) É formada por dois tipos celulares oligodentrócitos, no sistema nervoso central, e células de Schwann, no sistema nervoso periférico. ( ) Local do neurônio onde está presente o núcleo, grande parte das organelas celulares e de onde partem os prolongamentos dessa célula. ( ) Região de descontinuidade da bainha de mielina, entre uma célula de Schwann e outra.
A associação CORRETA é:

    A) 5, 2, 4, 1, 3.

    B) 3, 1, 2, 5, 4.

    C) 5, 1, 4, 2, 3.

    D) 2, 1, 4, 3, 5.

    E) 3, 1, 4, 2, 5.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...