Lista completa de Questões sobre Impacto ambiental para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um estudo apresentado em março deste ano pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) revela que o Brasil é um dos países da América do Sul que apresentaram a maior perda real da área de florestas nos últimos anos. Segundo o relatório, o Brasil desmatou, no período de 2000 a 2005, cerca de 74% da área desmatada na América do Sul. Isso significa que, dos 42 mil km2 devastados por ano em toda a região sul-americana, pelo menos 31 mil km2 estão localizados em terras brasileiras.
Internet:
A respeito da questão do desmatamento no Brasil e das medidas que visam coibi-lo, assinale a opção correta.
Para buscar minimizar os efeitos do desmatamento, o Código Florestal determina a manutenção de uma reserva legal, correspondente, na Amazônia Legal, a 60% da área total da propriedade.
A largura mínima das áreas de preservação permanente que se localizam ao longos dos rios, definidas pelo Código Florestal, independe da largura do curso de água.
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação proíbe, nas florestas nacionais, atividades que envolvam corte e derrubada de árvores.
Atividades que envolvam exploração econômica de madeira, lenha ou subprodutos florestais devem ser objeto de licenciamento ambiental.
No tratamento dos esgotos das cidades é gerada uma parte sólida denominada lodo de esgoto ou biossólido. Este produto pode ser aproveitado na agricultura, fornecendo nutrientes para as plantas e também matéria orgânica que melhora a qualidade dos solos, além de representar importante alternativa para a prática da disposição de resíduos em aterros sanitários. Entretanto, esse uso depende de uma segura eliminação de agentes patogênicos ao homem e de metais pesados, potencialmente poluidores. Assim, seu uso deve ser principalmente evitado em casos como:
Considerando as principais características da avaliação de impacto ambiental e a administração e uso sustentável dos recursos naturais, julgue os itens subseqüentes.
A avaliação de impacto ambiental é um instrumento restrito ao monitoramento dos efeitos ecológicos, econômicos e sociais gerados por atividades antrópicas, não tendo nenhum papel no planejamento do uso dos recursos naturais.
Considerando as principais características da avaliação de impacto ambiental e a administração e uso sustentável dos recursos naturais, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, a avaliação de impacto ambiental é feita exclusivamente por meio do estudo de impacto ambiental introduzido no sistema normativo brasileiro por meio da Lei n.o 6.803/1980.
Considerando as principais características da avaliação de impacto ambiental e a administração e uso sustentável dos recursos naturais, julgue os itens subseqüentes.
Atualmente, a sociedade civil tem exigido uma nova postura dos governos na resolução de problemas ambientais, não somente em termos de proteção, mas também em termos de gestão de tal modo que os recursos oferecidos pela natureza e utilizados pelo homem permaneçam renováveis.
De acordo com os estudos analíticos de metodologias de Avaliação de Impacto Ambiental pode-se afirmar, corretamente, que o método mais usado atualmente é conhecido como
metodologias retardadas.
modelo de Recarga
metodologias qualitativas.
matrizes de Interações
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Uma área de mata ao leste do Pará foi queimada, perdendo, por isso, toda a sua composição florística. Analisando-se essa área, após algum tempo, observa-se recolonização, na qual a maioria das espécies presentes é de:
especialistas, com pequena sobreposição dos nichos.
especialistas, com sobreposição total dos nichos
generalistas, com sobreposição total dos nichos.
generalistas, com pequena sobreposição dos nichos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A ocupação desordenada associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. Segundo ambientalistas, o cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto. A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo.
I- Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o cerrado brasileiro se transformará em deserto.
II- Sabe-se que a eventual extinção do bioma cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros.
III- A substituição de agrotóxicos (DDT) por agrotóxicos de outras naturezas reduzirá a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado.
É correto o que se afirma apenas em:
I
III.
I e II.
II e III
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Uma espessa mancha de óleo atingiu uma área de manguezal durante a maré alta. Na maré baixa, essa região foi totalmente recoberta por óleo, o que causou a morte, por asfixia, de todos os organismos sésseis do local. Após algum tempo, essa área será repovoada por espécies sésseis que têm distribuição geográfica:
ampla e desenvolvimento indireto, com larvas bentônicas.
restrita e desenvolvimento direto, sem larvas.
ampla e desenvolvimento indireto, com larvas planctônicas.
restrita e desenvolvimento indireto, com larvas bentônicas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado seqüestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica é capaz de absorver até 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle:
das chuvas ácidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas.
das inversões térmicas, causadas pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da nãodispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.
da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos.
do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...