Lista completa de Questões sobre Imunologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A investigação do antígeno e de diversos anticorpos do vírus da hepatite B é importante para se estabelecer a fase evolutiva dessa doença. O anticorpo que caracteriza a fase aguda da hepatite B é o:
O diagnóstico laboratorial da sífilis pode ser realizado através de dois tipos de testes sorológicos: os ensaios treponêmicos e não treponêmicos. São exemplos respectivos desses tipos de testes:
No século XVIII, Jenner descobriu a vacina antivariólica ao observar que, quando se inocula a secreção de uma pessoa portadora da varíola bovina em outra pessoa saudável, esta desenvolve sintomas muito mais brandos e torna-se imune à varíola humana. Considerando os mecanismos de resposta imunológica, bem como a evolução no campo da produção de vacinas, julgue os itens a seguir.
As vacinas conferem resistência a inúmeras doenças por meio da ativação da resposta fagocitária.
No século XVIII, Jenner descobriu a vacina antivariólica ao observar que, quando se inocula a secreção de uma pessoa portadora da varíola bovina em outra pessoa saudável, esta desenvolve sintomas muito mais brandos e torna-se imune à varíola humana. Considerando os mecanismos de resposta imunológica, bem como a evolução no campo da produção de vacinas, julgue os itens a seguir.
No Brasil, a vacinação permitiu a erradicação da varíola e da poliomielite.
Considerando o esquema acima, que representa a estrutura típica de uma molécula de anticorpo, julgue os itens seguintes.
A estrutura básica da molécula de imunoglobulina consiste de quatro cadeias polipeptídicas, sendo duas delas leves (B e H) e duas pesadas (F e G).
Texto para as questões de 31 a 35
Dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução geralmente benigna na forma clássica e geralmente grave quando se apresenta na forma hemorrágica. A dengue é, hoje, a mais importante arbovirose (doença transmitida por artrópodes) que afeta o homem e é um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal vetor do vírus causador da doença.
A circulação simultânea de diferentes sorotipos do vírus da dengue no Brasil favorece a ocorrência de vários casos da forma hemorrágica da doença, que pode ser fatal em algumas situações. A forma hemorrágica pode desenvolver-se com alteração de permeabilidade vascular e coagulação intravascular com formação de trombos, seguida por hemorragias.Na figura acima, está ilustrado o vírus da dengue, um arbovírus ssRNA do gênero Flavivirus. Considerando essa figura e as informações do texto, assinale a opção correta.
A figura mostra um vírus, representado pela área de pontos escuros, invadindo um hepatócito, visualizado, certamente, por microscopia óptica.
A coleta de material para identificação do vírus da dengue deve ser feita por punção lombar, devido à localização preferencial do vírus no sistema nervoso.
Devido à baixa carga viral, a demonstração de IgM em uma única amostra não é estatisticamente significativa para o diagnóstico laboratorial da dengue.
Apesar de ser necessário um vetor para se transmitir a dengue, ao se manipular amostras de sangue para investigação da presença do vírus dessa doença, devem-se usar luvas.
Devido às suas características, o vírus da dengue é sensível a métodos de calor úmido de esterilização, mas resiste aos métodos de calor seco.
Sobre o fenômeno de aglutinação, é INCORRETO afirmar:
As reações de aglutinação ocorrem entre antígenos naturais insolúveis ou adsorvidos à superfície de partículas e anticorpos. O precipitado pode ser visualizado quando há equilíbrio entre as concentrações de antígeno e anticorpo, preenchendo o máximo de valências de ambos.
Rapidez na obtenção de resultados e a possibilidade de análises qualitativas e quantitativas são vantagens das reações de aglutinação.
A aglutinação direta permite a detecção de antígenos particulados ou anticorpos desconhecidos usando, respectivamente, anticorpos específicos ou antígenos particulados conhecidos.
O teste de Coombs direto pode ser usado para a detecção de doenças autoimunes porque as hemácias do indivíduo estão ligadas a um anticorpo presente em seu próprio soro.
O que caracteriza as reações de precipitação é a reação entre um antígeno multivalente solúvel e um anticorpo bivalente, ocorrendo a formação de rede de complexos antígeno-anticorpo na zona de equivalência.
Devido à grande heterogeneidade dos tipos de moléculas que podem funcionar como anticorpos, é comum designá-las pelo termo genérico imunoglobulinas. Essas moléculas possuem peso molecular que varia em torno de 150.000 kD. Sobre as imunoglobulinas, é correto afirmar:
A papaína pode agir sobre a IgG separando-a em dois fragmentos Fab idênticos, que formam com o antígeno um complexo insolúvel, e um fragmento Fc que não se combina com o antígeno.
Na região em dobradiça da IgG há um grande número de resíduos de alanina. A alanina impede a configuração helicoidal normal e mantém essa região da cadeia polipeptídica distendida e acessível às enzimas proteolíticas.
A separação das cadeias polipeptídicas constitutivas dos anticorpos pode ocorrer pela associação de excesso de reagente capaz de romper ligações dissulfeto em conjunto com diminuição do pH.
As imunoglobulinas possuem pequenas faixas de mobilidades eletroforéticas dentro de cada classe devido às diferentes cargas livres nas diferentes moléculas.
Secreções seromucosas como saliva, lágrimas, suor e colostro, entre outras, são ricas em IgE, que são anticorpos capazes de inibir a aderência dos microorganismos por eles recobertos às células da mucosa e de ativar a via alternativa do complemento.
A respeito dos tipos sangüíneos, considere as seguintes afirmativas:
1. Na maioria das pessoas, as substâncias A, B, H e Lea podem ser encontradas nas secreções externas – saliva, urina, líquido seminal, suco gástrico e leite materno – como glicolipídeos de pesos moleculares heterogêneos.
2. A determinação do tipo sangüíneo pode ser feita com a utilização dos testes de absorção-inibição e absorçãoeluição, que necessitam de hemácias íntegras para que possam ser realizados.
3. Mesmo nos indivíduos secretores, as moléculas A, B, H e Lea estão ausentes nos componentes da superfície do tecido conjuntivo e das células musculares.
4. Os antígenos solúveis Lewis podem ser encontrados no plasma e na saliva. As hemácias não produzem os antígenos Lewis, mas podem adquiri-los do plasma.
Assinale a alternativa correta.
O combate à AIDS deve contemplar ações preventivas. Entre as opções abaixo aquela que NÃO se constitui numa ação de prevenção à AIDS é:
a execução de campanhas de vacinação
o uso de preservativos no ato sexual
o uso de seringas descartáveis
o controle laboratorial da doação de sangue
a educação para saúde na escola
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...