Lista completa de Questões sobre Meio Ambiente para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os organismos vivos e o seu ambiente estão inseparavelmente ligados e em constante interação. Qualquer unidade especial em que a totalidade dos organismos presentes interage com o ambiente físico por meio da reciclagem de matéria e do uso eficiente de energia constitui um sistema ecológico ou ecossistema. A respeito desse assunto e considerando a organização do ambiente, julgue os itens de 105 a 110.
Uma das características dos ecossistemas é a interação entre os componentes autotróficos e heterotróficos.
A contaminação por mercúrio em áreas de garimpo de ouro na Amazônia chega a exceder em até 40 vezes os níveis estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo constatou pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A pesquisa levantou a situação de solos, sedimentos, rios, peixes e moradores de comunidades localizadas na reserva garimpeira do Tapajós, uma área com mais de 28 mil km2 no estado do Pará.
Segundo a pesquisa, os garimpeiros apresentam sintomas de alta incidência de contaminação. Nos peixes, o mercúrio está presente em 0,5 mg/kg, ou seja, mais de 40 vezes o estabelecido pela OMS. Dada a gravidade da situação, os países que integram a bacia amazônica iniciaram entendimentos visando a unificação da legislação que trata da contaminação por mercúrio nos rios.Internet:
Acerca dos temas abordados no texto acima, assinale a opção correta.
A contaminação por mercúrio deve ser maior em peixes piscívoros que em peixes herbívoros.
A bacia amazônica estende-se por Peru, Chile, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil.
Alguns princípios básicos que descrevem as condições do ecossistema amazônico são: escassez geral de nutrientes no solo, reciclagem contínua de nutrientes na floresta, grande diversidade da biota e reciclagem de grande parte da água de chuva fora da bacia amazônica.
A iniciativa de articular uma política comum aos países da bacia amazônica com relação à contaminação por mercúrio tem pouco impacto na solução do problema, uma vez que as contaminações têm caráter pontual e dificilmente se estendem a longas distâncias.
Um homem fantasiado de capitão e uma mulher vestida de camponesa comandaram a cerimônia de entrega do prêmio Capitão Gancho da Biopirataria, na tenda externa da Expo Trade, em Pinhais, durante a COP8. A premiação "homenageia" empresas, países e pessoas que, segundo as organizações sociais, fomentam a biopirataria internacional. Às entidades e movimentos sociais que a combatem foi entregue o prêmio Cog. Cogs eram navios que repeliam ataques de piratas.
Internet:
O texto acima trata de um tema que tem sido amplamente discutido no âmbito dos movimentos ambientalistas e nos debates sobre políticas conservacionistas: a biopirataria. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
Biopirataria não é apenas o contrabando de diversas formas de vida da flora e da fauna, mas também a apropriação e a monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no que se refere ao uso dos recursos naturais.
O tráfico de animais silvestres está sujeito a penalidades legais que são aumentadas nos casos em que se trate de espécies raras ou ameaçadas de extinção.
Theobroma grandiflorum é uma árvore de porte pequeno a médio, originária da Amazônia, pertencente à mesma família do cacau. O nome do fruto dessa árvore foi objeto de disputa internacional por ter sido registrado como marca por uma empresa do Japão.
A legislação brasileira determina que a exportação de espécies incluídas no anexo II da Convenção Internacional Sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES) está terminantemente proibida.
Em uma área de aproximadamente 3.000 km 2 do estado de Rondônia, no oeste da Amazônia, dois assentamentos criados na mesma época, com características biofísicas semelhantes e com colonos de condições socioeconômicas similares, foram comparados com o objetivo de se analisar o impacto de seus diferentes desenhos arquitetônicos e institucionais na dinâmica de uso e cobertura da terra e na transformação da paisagem. O Vale do Anari foi planejado de acordo com um sistema viário ortogonal. A maior parte de Rondônia foi colonizada segundo este modelo. Em Machadinho d'Oeste, além de ter sido dada maior atenção à topografia, na implementação de glebas e propriedades, houve a inclusão de reservas florestais de uso comum dos seringueiros locais. Os resultados da comparação indicam que as reservas comuns são responsáveis pelos menores níveis de fragmentação em Machadinho d'Oeste, onde 66% da cobertura florestal foi mantida até 1998 (após 15 anos de colonização); em Anari apenas 51% foi mantida. Sem as reservas, a cobertura florestal em Machadinho é também de 51%. Embora análises ao nível da propriedade tenham mostrado que a área desmatada por propriedade por ano é a mesma em ambos os assentamentos para o período em estudo, em Anari a taxa de desmatamento foi menor antes de 1988 e maior entre 1994 e 1998. Além disso, a conversão para pastagens é mais significativa no modelo de "espinha de peixe" de Anari. Análises da estrutura da paisagem confirmaram que Machadinho é menos fragmentado, mais complexo e mais interconectado. A combinação de decisões de interesses privados para as propriedades e de decisões comunitárias para as reservas indica que esse desenho arquitetônico e institucional pode produzir efeitos sociais e ambientais positivos.
Tendo como base o texto acima, assinale a opção correta.
O formato do assentamento de Anari promoveu maior desmatamento nas propriedades individuais.
Espera-se que se verifiquem maiores taxas de extinção de espécies em Machadinho d'Oeste que em Anari.
Algumas conseqüências imediatas da fragmentação são a redução e a subdivisão da área de habitat disponível.
As áreas de reserva comum não resultaram em menor desmatamento possivelmente porque nenhum dos proprietários comuns sentia-se responsável pela sua conservação.
Tendo como base o texto acima, assinale a opção correta.
Julgue os itens a seguir, relativos ao tema tratado nos textos acima.
I A existência de sítios históricos e arqueológicos, embora relevante para a comunidade, não é relevante para fins de elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA).
II Despesas relativas à realização do EIA, quando necessárias, correm por conta do órgão de licenciamento.
III Entre os animais da megafauna que habitaram a região do Parque Nacional da Serra da Capivara, incluem-se o megatério, o tigre-dente-de-sabre, o gliptodonte e o toxodonte.
IV Na região citada no texto de Niéde Guidon, há zonas cársticas, muitas das quais abrigam sítios paleontológicos e arqueológicos.
A quantidade de itens certos é igual a
Em um Ecossistema, existem seres vivos e elementos ambientais como o ar, a água, o solo, a temperatura, a umidade, a pressão atmosférica que interagem entre si, em busca de um perfeito equilíbrio.
Os seres vivos e os fatores físicos citados acima representam no Ecossistema:
Os ciclos biogeoquímicos são processos naturais que, por diversos meios, reciclam vários elementos, em diferentes formas químicas, do meio ambiente para os organismos, e, depois, fazem o processo contrário, ou seja, trazem esses elementos dos organismos para o meio ambiente. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
I Os ciclos biogeoquímicos são mecanismos constituintes da dinâmica da Terra, promovendo o balanço de nutrientes e minerais e suprindo as necessidades dos seres vivos.
II O uso crescente de fertilizantes artificiais, com o intuito de aumentar a produção agrícola, e o despejo de esgotos não tratados em rios podem levar a um desequilíbrio nos ciclos do nitrogênio e do fósforo, causando a eutrofização de lagos.
III Os ciclos biogeoquímicos, apesar de estarem relacionados com os processos geológicos, podem ser analisados sem o conhecimento das transformações que o planeta sofreu, pois a Terra é um sistema que não se destaca pelo equilíbrio dinâmico.
IV O fluxo da matéria é unidirecional, ou seja, ele não segue o caminho cíclico.
Estão certos apenas os itens
Biologia - Meio Ambiente - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
"As radiações do Sol passam pela atmosfera e esquentam a superfície do planeta, que emite calor. Uma parte desse calor atravessa a atmosfera e vai para o espaço. Outra parte é absorvida pela atmosfera e irradiada para a Terra. Desse modo, o planeta é aquecido." O texto descreve um fenômeno natural que possibilita a vida na Terra e é chamado de:
aquecimento global
efeito estufa
inversão térmica
ciclo do carbono
clima
Biologia - Meio Ambiente - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A explicação científica que expõe o por quê da posição atual dos continentes é a teoria do(a):
"Big Bang"
Biogênese
Grande Explosão
Geração Espontânea
Tectônica das Placas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...