Lista completa de Questões sobre Microbiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Microbiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os antibióticos têm um efeito específico sobre as bactérias. Após um período da descoberta do antibiótico, percebe-se que ele não faz mais efeito sobre a população de bactérias que se quer exterminar. De acordo com a teoria evolutiva de Darwin, pode-se afirmar que
os antibióticos estimulam as bactérias a ficarem resistentes a eles, passando a característica aos seus descendentes.
as bactérias são induzidas a produzirem moléculas de resistência quando em contato com os antibióticos.
as bactérias resistentes são selecionadas pelos antibióticos e essa característica é transmitida aos seus descendentes.
os antibióticos fazem com que ocorram mutações dirigidas nas bactérias, deixando-as mais resistentes com o passar do tempo.
as bactérias sempre encontram um mecanismo para se defender dos antibióticos e aprendem a criar resistência a todos eles.
Com a crescente preocupação mundial com a tuberculose, os laboratórios de Microbiologia têm sido cada vez mais exigidos em relação à rapidez do diagnóstico. Uma variedade de técnicas está sendo implantada nos laboratórios para acelerar o diagnóstico, mas as técnicas convencionais ainda ocupam um espaço importante na rotina laboratorial. O perfil de sensibilidade das cepas de M. tuberculosis passou a ter um papel extremamente importante para o clínico, já que a sensibilidade às drogas tradicionais tinha sofrido algumas mudanças, o que ocasionava sérias dificuldades no tratamento. Além do aparecimento de cepas multirresistentes de M. tuberculosis, aparecerem as infecções por outras espécies de micobactérias, como por exemplo M. avium, nestes pacientes, levando a quadros graves.
Com base no quadro apresentado, analise as afirmações com relação ao diagnóstico laboratorial de micobactérias:
I. Todas as amostras clínicas, exceto sangue e medula óssea, devem ser examinadas por algum método de coloração, para a presença ou não de bacilos álcool- -ácido resistentes, usando-se as técnicas de Ziehl- Neelsen, Auramina ou Kinyoun.
II. A coloração de Kinyoun é indicada não só para micobactérias, mas também para Nocardia spp. e outros bacilos Gram positivos ramificados que se coram fracamente pela coloração de Ziehl-Neelsen.
III. Algumas amostras podem apresentar flora mista de bactérias e devem ser tratadas para minimizar o crescimento de microrganismos contaminantes, que crescem mais rápido, impossibilitando o crescimento das micobactérias. Portanto, materiais biológicos como líquor, sangue, medula óssea e biópsias devem ser tratados antes de serem semeados nos meios apropriados.
IV. O N-acetil-L-cisteína/NAOH 2% é um potente agente mucolítico e favorece a utilização de concentrações baixas do descontaminante sem prejudicar a recuperação de micobactérias. A desvantagem é que a solução deve ser preparada diariamente porque ela perde a atividade após 24 horas.
V. Ácido oxálico a 5% é o método de escolha para processar amostras contaminadas com Pseudomonas aeruginosa.
Com relação às afirmações acima:
Somente I e II estão corretas.
Somente I, II e III estão corretas.
Somente I, II, III e V estão corretas.
Somente I, II, IV e V estão corretas.
Somente IV e V estão corretas.
Biologia - Microbiologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Em relação à estrutura física de bactérias, o grupo que se divide em dois ou três planos e permanece unido em grupos cúbicos de oito indivíduos é chamado
estafilococos.
sarcina.
estreptococos.
diplococos.
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, dandolhe um grande potencial para provocar incapacidades físicas que podem inclusive evoluir para deformidades.
Com relação à hanseníase é CORRETO afirmar que:
A hanseníase é causada pelo Mycobacterium hansen.
A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae.
O meio de cultura utilizado para isolamento e identificação do Bacilo de Hansen é o Thayer Martin.
O diagnóstico da hanseníase só pode ser confirmado através de um resultado positivo na baciloscopia.
O diagnóstico da hanseníase só pode ser confirmado através de um isolamento positivo na cultura em Ágar sangue.
Biologia - Microbiologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A bactéria Escherichia coli é largamente utilizada em processos industriais e de biotecnologia. O sucesso da utilização dessa bactéria em relação ao meio de cultura, deve-se ao fato de
conseguir produzir a maioria dos constituintes protoplasmáticos, necessitando apenas do aminoácido triptofano.
necessitar, em seu meio de cultura, de uma pequena dosagem de minerais.
conseguir, com glicose e sais minerais do meio, fabricar todos os componentes do protoplasma.
ser quimiossintetizante, não necessitando da glicose do meio para realizar seu metabolismo.
Considerando os meios de cultura utilizados na microbiologia de Mycobacterium tuberculosis, assinale a opção CORRETA.
O preparo do meio de Lowenstein-Jensen para cultura de micobactérias compreende a adição de azul de bromotimol e de fenolftaleína como indicadores de presença de carboidratos.
Quando a cultura de micobactérias é feita no meio de Lowenstein-Jensen, a leitura final pode ser feita após 48 h de incubação.
Quando se preparam novos lotes do corante de auramina, deve-se fazer um controle de qualidade, sendo recomendado M. tuberculosis para o controle positivo e Escherichia coli para o controle negativo.
Provas de esterilidade de meios suplementados após a esterilização não devem ser realizadas por meio de subculturas.
A sensibilidade da detecção de M. tuberculosis pelo método de Ziehl-Neelsen é maior que por cultura em meio Lowenstein-Jensen.
Biologia - Microbiologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Meios de cultura são essenciais para o desenvolvimento de pesquisas e inovações na área da microbiologia. Existem diversos tipos de meios de cultura, os quais são classificados quanto ao estado físico (sólido ou líquido) e exigências nutricionais de cada organismo. Em um livro de protocolo laboratorial, identificou-se um meio que apresentava 4% de glicose e pH, variando de 3,8 a 5,6. Pode-se afirmar que esse meio seria ideal para o cultivo de
protozoários.
bactérias.
fungos.
algas.
Biologia - Microbiologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Em contraste com a preocupação geral a respeito da presença de bactérias em alimentos, existe um grande número de alimentos que contêm, deliberadamente, bactérias e fungos. Esses alimentos são considerados microbiologicamente seguros e são denominados
nutricionais.
funcionais.
dietéticos.
lights.
Biologia - Microbiologia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Os principais microorganismos deteriorantes dos queijos pertencem a gêneros distintos. Um causa o estufamento precoce e o outro, o estufamento tardio. A presença desses microorganismos está diretamente associada à higiene de produção e à qualidade da matéria prima, correspondendo aos grupos denominados
Listeria monocytogenes e Staphylococcus aureus.
Coliformes e Clostridium spp.
Pseudomonas fluorescens e Listeria monocytogenes.
Coliformes e Staphylococcus aureus.
Sobre meios de cultura utilizados em laboratório de microbiologia clínica, julgue os itens a seguir em V ou F:
I. É observado que usando-se meios nutrientes grande parte das bactérias podem ser cultivadas em laboratório.
II. As bactérias autotróficas, podem ser cultivadas em soluções simples contendo, basicamente, uma fonte de hidrogênio.
III. Os sais minerais são requeridos em quantidades mínimas e, geralmente já existem na própria água utilizada no preparo do meio.
É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):
I;
I e II;
I e III;
II e III;
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...