Lista completa de Questões sobre Microbiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.
A técnica de emprego de filtros anaeróbios, de que trata o texto, corresponde ao nível terciário de tratamento dos efluentes sanitários.
Certos fungos são capazes de produzir substâncias tóxicas para bactérias. Um pesquisador, interessado em descobrir novas drogas bactericidas, extraiu substâncias de 5 espécies de fungos (A, B, C, D e E) e aplicou-as em placas de cultura infectadas com bactérias. Uma das placas, chamada de controle, não recebeu substância vinda de fungos e foi apenas inoculada com bactérias.
Em seguida, o pesquisador deixou as placas em temperatura adequada para o desenvolvimento das bactérias por dois dias. Por último, analisou as placas de cultura e contou o número de colônias de bactérias em cada uma delas. O gráfico a seguir é um resumo dos resultados obtidos.
Sobre o resultado do experimento, é correto afirmar que
nenhuma das espécies de fungos estudadas é capaz de produzir substâncias bactericidas.
houve aparentemente um problema no experimento, pois no controle cresceram bactérias.
as espécies A e D são as que produzem as substâncias mais letais para as bactérias.
ao menos uma das espécies aparenta produzir substâncias bactericidas eficientes.
a espécie C produz uma substância altamente benéfica para as bactérias.
Maré vermelha é um fenômeno natural causado pela proliferação de microalgas no plâncton marinho.
Sobre esses organismos, é correto afirmar que são conhecidos como
diatomáceas, que apresentam uma carapaça típica de sílica e são capazes de produzir toxinas que podem causar várias doenças em adultos.
cianobactérias, que apresentam pigmentos vermelhos conhecidos como ficoeritrinas que causam a coloração típica desse fenômeno.
dinoflagelados, podendo produzir toxinas capazes de matar peixes e intoxicar ou mesmo matar seres humanos.
crisofíceas, algas pardo-avermelhadas, cujos principais pigmentos são carotenoides avermelhados, capazes de intoxicar seres humanos.
bactérias hidrocarbonoclásticas, que degradam o petróleo existente em áreas costeiras.
Numa perspectiva crítica sobre a Ciência e seus procedimentos, novas reflexões podem ser construídas, entre as quais se inclui:
Sobre bactérias extremófilas, na perspectiva de WOESE (1977), é correto afirmar:
Sobre a diversidade metabólica dos fungos, refletida em processos bioenergéticos, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A produção de pão e de vinho depende da degradação parcial de moléculas de glicose e dos produtos em um tipo de fermentação.
II. Leveduras utilizam a fermentação alcoólica como única opção de processo de obtenção de energia para atender suas demandas metabólicas.
III. A quebra da sacarose em moléculas de glicose e frutose é um pré-requisito para a sua utilização como molécula combustível.
IV. A fermentação é um processo compartimentalizado em organela específica, resultando em grande número de moléculas de ATP produzidas ao nível de cadeia.
Considerando aspectos da biologia dos fungos, analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A condição de heterótrofos que se alimentam por absorção foi o critério utilizado para agrupar esses organismos em um Reino distinto.
II. A pluricelularidade, como uma marcante aquisição evolutiva, é um atributo universal entre os fungos
III. As relações ecológicas envolvendo os fungos se restringem à função de decompositores própria do grupo.
IV. O sucesso evolutivo dos fungos esta associado aos seus modos de reprodução, que incluem ciclos sexuados e assexuados.
Julgue os itens a seguir, considerando as classificações dos reinos e domínios, conforme a tabela acima.
Na classificação de Woese de 1990, foi criado o reino Bactéria, que incluiu proteobactérias e cianobactérias, e o reino Archaea, que incluiu espiroquetas e clamídias.
As micoses subcutâneas são infecções fúngicas da derme, de tecidos subcutâneos e dos ossos. Os agentes causadores residem no solo e em vegetação viva ou em decomposição. Uma das micoses subcutâneas encontradas é:
esporotricose
blastomicose
blastomicose
coccidioidomicose
paracoccidioidomicose
Streptococcus pneumoniae é uma bactéria gram-positiva, imóvel e encapsulada. Essa bactéria é também conhecida como alfa-hemolítica devido aos seguintes fatores:
alteração química na hemoglobina das hemácias e aparecimento de um pigmento verde
formação de bolhas no meio de cultura durante o teste de catálase e produção de NH+ 3
lise maciça das hemácias e formação de um anel claro em torno das colônias formadas
ausência de alteração de cor e lise das hemácias presentes nas amostras de sangue
presença nos grupos sorológicos A e B e sensibilidade à cefalosporina
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...