Lista completa de Questões sobre Parasitologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A leishmaniose, ou calazar, também conhecida em algumas regiões por doença de Bauru, é uma doença causada por um protozoário denominado Leishmania e é transmitida por um mosquito flebotomíneo, também conhecido como mosquito-palha ou birigui. A pobreza, a falta de recursos, as migrações, a colonização predatória de novas fronteiras e a urbanização descontrolada das cidades compõem o quadro social que possibilita a expansão da leishmaniose. A respeito desse assunto, e com auxílio da figura acima, julgue os próximos itens.
I O agente etiológico das leishmanioses é organismo do reino animal.
II Durante o seu ciclo de vida, a Leishmania se instala somente em hospedeiros vertebrados.
III Para o controle da leishmaniose, é suficiente atacar o ciclo de transmissão. O tratamento dos problemas básicos relacionados à educação, à nutrição e à sanidade, embora importante sob outros aspectos, pouco contribui para a erradicação dessa doença.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1
2.
3.
A ascaridíase é uma das helmintoses mais comuns no Brasil, sendo prevalente em outros países, principalmente nas regiões subtropicais do planeta. Nas sociedades de baixo nível socioeconômico, sua prevalência ultrapassa 80% da população. O quadro clínico pode caracterizar-se por dor abdominal em cólica, náuseas, febre, dispnéia, roncos e sibilos à ausculta e hepatomegalia. Considerando a ascaridíase e seu agente etiológico, assinale a opção correta.
O diagnóstico de ascaridíase é feito por meio de análise de amostra de sangue em microscópio óptico.
A forma amastigota do parasita a que se refere o texto é freqüentemente encontrada na circulação.
A pesquisa de ovos de Ascaris lumbricoides é feita pelo método de Machado-Guerreiro.
Durante o ciclo de vida do Ascaris lumbricoides, ocorre a passagem do parasita pelo intestino, pelo sangue e pelos pulmões.
Considerando o quadro descrito no texto e as células observadas à microscopia óptica, assinale a opção correta.
As figuras I, II, III e IV mostram parasitas que podem ser encontrados em hospedeiro vertebrado, nos mesmos estágios em que são mostrados.
A figura IV mostra um parasita de gênero diferente dos mostrados nas demais figuras.
A forma de diagnóstico laboratorial mais comum para a detecção dos parasitas mostrados na figura é a sorologia.
Durante o ciclo de vida do parasita mostrado na figura II, ocorre a passagem do parasita pela luz intestinal.
A esquistossomose, doença muito comum no Brasil, é causada pela infestação de vermes platelmintos trematódeos do gênero Schistosoma. A respeito do ciclo de vida desse invertebrado, julgue os próximos itens.
Durante um ciclo biológico completo, o Schistosoma mansoni sofre profundas mudanças tanto morfológicas como bioquímicas.
A esquistossomose, doença muito comum no Brasil, é causada pela infestação de vermes platelmintos trematódeos do gênero Schistosoma. A respeito do ciclo de vida desse invertebrado, julgue os próximos itens.
Os ovos desse invertebrado são expelidos pelo portador da doença, depositados em ambientes aquáticos onde se transformam em larvas aquáticas ciliadas.
A esquistossomose, doença muito comum no Brasil, é causada pela infestação de vermes platelmintos trematódeos do gênero Schistosoma. A respeito do ciclo de vida desse invertebrado, julgue os próximos itens.
Durante a fase livre na água, a atividade do Schistosoma mansoni se dá às custas da reserva de glicogênio e de consumo de oxigênio do meio.
Os parasitas podem ser identificados como vermes adultos, segmentos de vermes, ovos e cistos, e os protozoários aparecem sob a forma de cistos e larvas.
As figuras B e C ilustram um cisto e um ovo, respectivamente.
O homem poderá ser hospedeiro no ciclo evolutivo da Taenia solium se:
compartilhar seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue.
No que diz respeito às manifestações gerais da Doença de Chagas, NÃO se deve fazer diagnóstico diferencial para outras doenças, como:
Filariose.
Sífilis congênita.
Leishmaniose visceral.
Mononucleose infecciosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...