Lista completa de Questões sobre Parasitologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São técnicas para exame de parasitas entéricos, EXCETO:
O diagnóstico da Leishmaniose, geralmente, é estabelecido através da visualização de:
Sobre a Toxoplasmose, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O exame parasitológico de fezes tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa de diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes.
Sobre esse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O método mais indicado para exame de Schistosoma e Fasciola nas fezes é:
O meio muito utilizado para isolamento e manutenção de Trypanosoma cruzi ou espécies do gênero Leishmania é:
Biologia - Parasitologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os métodos de concentração de parasitos em fezes envolvem sedimentação, flutuação e migração. Neste sentido, o método de concentração por flutuação que permite uma boa concentração de parasitos e que utiliza formalina-éter é chamado:
Método de Faust.
Método de Hoffmann
Método de Ritchie
Método de Baermann.
Método de Rugai.
Biologia - Parasitologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Entamoeba histolytica é o agente etiológico da amebíase, importante problema de saúde pública, segundo indicado na obra de David Pereira Neves, leva ao óbito anualmente cerca de 100.000 pessoas, constituindo a segunda causa de morte por parasitose. Diante desta realidade, a identificação da Entamoeba histolytica extrema importância, cujas características são:
1. Os cistos da Entamoeba histolytica são esféricos ou ovais, medindo a 8 a 20 µm de diâmetro, aparecendo como corpúsculos hialinos, claros, às vezes de coloração palia, com as paredes refringentes.
2. O corpo cromatóide da Entamoeba histolytica apresenta-se na forma de bastonete, ao contrário de Entamoeba coli, que se apresenta riziforme.
3. O trofozoíto de Entamoeba histolytica, quando fixado e corado pela hematoxilina férrica, apresenta diferenças entre ecto e endoplasma.
São verdadeiras as afirmativas:
1, apenas.
1, 2 e 3
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
Biologia - Parasitologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Das quatro espécies de parasitos da malária humana, Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale, cujo ciclo evolutivo é semelhante em todas as espécies, envolvendo um desenvolvimento sexuado no vetor e o desenvolvimento assexuado no homem. Em relação às características morfológicas eritrocíticas das diferentes espécies causadoras de malária humana, assinale a alternativa incorreta:
O trofozoíto maduro de Plasmodium falciparum apresenta- se em grande quantidade no sangue periférico, com citoplama hialino e cromatina isolada.
O estágio macrogametócito de Plasmodium vivax apresenta citoplasma abundante, com contorno arredondado ou oval núcleo grande e cromatina pouco densa.
O Plasmodium malariae encontra-se no sangue em todos os estágios
O trofozoíto jovem de Plasmodium falciparum apresenta- se pequeno, com citoplasma delgado e núcleo com cromatina pequena e saliente na forma de anel ou dupla.
O aspecto dos eritrócitos infectados pelo Plasmodium falciparum é normal, com raras granulações de Maurer
Biologia - Parasitologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O Schistosoma mansoni apresenta um complexo ciclo biológico, representando uma notável interação adaptativa entre o parasito e seus hospedeiros intermediários e definitivos, com o ambiente natural. Neste sentido, assinale a alternativa incorreta:
A fase adulta do ciclo evolutivo do Schistosoma mansoni ocorre no sistema vascular do homem e de outros mamíferos.
As fêmeas Schistosoma mansoni põem cerca de 400 ovos por dia na parede de capilares e vênulas.
Com a maturação sexual, os vermes adultos de Schistosoma mansoni migram para os ramos terminais da veia mesentérica inferior, principalmente na altura da parede intestinal do plexo hemorroidário.
Os hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni são principalmente moluscos dos gêneros Bulinus, Biomphalaria e Oncomelania.
A formação cercariana de Schistosoma mansoni inicia-se com a disposição das células germinativas em uma mórula, em cujo centro encontra-se uma célula basófila com um núcleo grande e vesícular
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...