Questões sobre Práticas Laborais

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Em relação a coleta, ao armazenamento e dosagem da glicemia, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Pode ser coletada no tubo seco ou com gel separador e centrifugada dentro de 30 min.
  • B. Pode ser coletada no plasma com fluoreto, o que evita a glicólise.
  • C. Deve ser analisada no soro até 1 hora após a coleta, para evitar a glicólise.
  • D. Pode ser feita no soro que foi congelado após a coleta, para evitar a glicólise.

Assinale a alternativa que indica a associação correta do melhor método para o diagnóstico das diferentes parasitoses.

  • A. Hematoxilina férrica – Cryptosporidium
  • B. HPJ – Proglotes de Taenia sp.
  • C. Baermann-Moraes – Strongiloides stercoralis
  • D. Tamização – Amebíase

Os documentos que certificam a diversidade e a riqueza da flora de uma determinada região ou país encontram-se depositados em coleções botânicas. Essas coleções são bancos de materiais (espécimes ou exemplares) vivos ou preservados, bem como os dados a eles associados. As principais coleções recebem nomes como Herbários, Palinotecas, Xilotecas, Arboretos e Carpotecas. Sobre o tema, analise as descrições a seguir:

I. Coleção de lâminas com grãos de pólen e esporos preservados, fotografados em escala, seguindo um determinado padrão de exposição, contendo o nome da espécie e o número de tombo, além dos nomes dos envolvidos na coleta e na preparação.

II. Espaço destinado a uma coleção de informações sobre plantas frutíferas e frutos.

As duas descrições correspondem, respectivamente, a:

  • A. Xiloteca e Carpoteca;
  • B. Xiloteca e Herbário;
  • C. Palinoteca e Carpoteca;
  • D. Palinoteca e Herbário;
  • E. Palinoteca e Xiloteca.

No primeiro capítulo de sua obra Manual de sobrevivência no laboratório de Química Orgânica, James Zubrick, de forma direta e quase informal (sem deslegitimar a eficácia), sugere uma série de medidas de segurança para laboratórios que usam reagentes químicos.

De acordo com esse autor, assinale uma medida de segurança INCORRETA.

  • A. Se precisar trabalhar em horários alternativos, leve um amigo.
  • B. Saiba a localização dos equipamentos e reagentes.
  • C. Reagentes não necessários devem ser jogados fora.
  • D. Independente do calor, use roupas de mangas compridas.

Analise a situação hipotética a seguir.

Durante o preparo de uma solução bem diluída de ácido clorídrico, um aluno derrubou acidentalmente parte da solução na bancada e nas mãos.

 A medida de primeiros socorros imediata para se tomar nessa situação é:

  • A. colocar amido sobre as mãos do aluno e enfaixar.
  • B. chamar os pais do aluno e aguardar sem fazer nada.
  • C. lavar o local com vinagre e isolar o local.
  • D. lavar o local com água e bicarbonato de sódio.

Em 1795, a Academia Francesa de Ciência adotou o sistema métrico de unidades. Com o passar do tempo, esse sistema passou a ser o principal sistema internacional de medidas.

Sobre esse sistema, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Inglaterra e suas ex-colônias foram, fora da França, os primeiros países a adotá-lo.
  • B. Os padrões de medidas adotados foram desenvolvidos baseados na anatomia humana.
  • C. Os padrões permanentes foram definidos em escalas encontradas no mundo natural.
  • D. O quilograma passou a ser a unidade de massa escolhida pelos franceses.

Se colocarmos uma colher de açúcar em uma xícara contendo 100 ml de água e duas vezes essa quantidade de açúcar em um copo com a mesma quantidade em ml, podemos afirmar que o copo apresenta maior concentração de solução que a xícara. Camparando, então, a concentração das soluções presentes no copo e na xícara, pode-se afirmar que a solução

  • A. do copo e da xícara são isotônicas.
  • B. do copo é hipotônica em relação à xícara.
  • C. no copo é hipertônica em relação à xícara.
  • D. na xícara é hipertônica em relação ao copo.

A figura mostra um tipo de vidraria muito comum encontrada em laboratório conhecida por:

  • A. Béquer.
  • B. Proveta.
  • C. Kitassato.
  • D. Erlenmeyer.

O Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) define o exame de urina de rotina como “o teste de urina com procedimentos normalmente realizados de forma rápida, confiável, precisa, segura e custoefetiva”. As razões para a realização do exame de urina identificadas pelo CLSI incluem: auxílio no diagnóstico da doença, triagem de populações assintomáticas para a detecção de doenças, acompanhamento da progressão da doença e da eficácia do tratamento. Assinale a alternativa correta:

  • A. Para o exame de urina de rotina, a coleta da urina deve ser realizada após, no mínimo, 4 horas da última micção, independentemente se o indivíduo tiver realizado atividade física intensa nas seis horas precedentes.
  • B. Os tipos de amostras mais frequentemente utilizados para o exame de urina de rotina são apenas: amostra aleatória e a primeira urina da manhã.
  • C. A primeira amostra da urina da manhã é a amostra ideal para o exame de urina de rotina, por ser menos concentrada, garantindo, assim, a detecção dos compostos químicos e elementos formados que não podem ser observados em uma amostra aleatória mais concentrada.
  • D. Na coleta de urina para exame de rotina, é desejável que seja feita assepsia da região urogenital e, para a realização deste procedimento, os pacientes devem ser orientados a lavar as mãos antes de iniciar a coleta e a estarem munidos de material de higiene adequado.

São fatores atuantes na indução da resposta imune: as formas de administração, os adjuvantes, a dose do antígeno e a via e o esquema de administração. As vias de inoculação subcutânea, intradérmica e intramuscular levam geralmente os imunógenos para os nódulos linfáticos regionais e, mais frequentemente, induzem a imunidade celular. Os antígenos inoculados por via endovenosa e intraperitonial acumulam-se predominantemente no baço, e mais frequentemente induzem a imunidade humoral. Assinale a alternativa correta:

  • A. Os adjuvantes melhoram a imunogenicidade de compostos com ele misturado, interferindo na especificidade da resposta das vacinas.
  • B. Os adjuvantes não interferem na imunogenicidade de compostos com ele misturado, nem na especificidade da resposta.
  • C. Os adjuvantes não interferem na imunogenicidade de compostos com ele misturado e interferem na especificidade da resposta.
  • D. Os adjuvantes melhorarm a imunogenicidade de compostos com ele misturado, sem interferir na especificidade da resposta.
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