Lista completa de Questões sobre Práticas Laborais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue o item abaixo, relativo à microscopia óptica.
Na microscopia óptica, o campo de visão de uma lente descreve o tamanho da área abrangida pela lente e que é compatível com o ângulo de visão máximo alcançado pelo olho humano, ou seja, cerca de 30º.
A principal função de qualquer microscópio é obter imagens ampliadas de objetos de dimensões extremamente pequenas e difíceis de serem observadas por olho humano. A respeito de microscopia, assinale a opção correta.
Em microscópio eletrônico de varredura são observados cortes ultrafinos que variam de 500 a 5000Å de espessura, objetivando a visualização da estrutura interna de células.
O óleo de imersão utilizado em microscopia óptica apresenta o índice de refração semelhante ao do vidro, e tem como função permitir a dispersão, dos raios luminosos, que atravessam a lâmina-óleo, permitindo a entrada de um grande cone de luz na objetiva.
O limite máximo de resolução dos microscópios é estabelecido pelos efeitos de difração, devido ao comprimento de onda da radiação incidente.
O princípio de um microscópio eletrônico de varredura consiste em utilizar um feixe catiônico para explorar a superfície da amostra, ponto a ponto, por linhas sucessivas e transmitir o sinal do detector a uma tela catódica cuja varredura esteja perfeitamente sincronizada com aquela do feixe incidente.
O princípio de um microscópio eletrônico de transmissão consiste em utilizar um feixe de elétrons oriundo do aquecimento de um filamento de tungstênio, alinhado por lentes eletromagnéticas dispostas dentro de um tubo com pressão superior à atmosférica.
Assinale a opção que indica a habilidade exigida em um procedimento analítico para o fornecimento do valor verdadeiro do analito.
aproximação
valor modal
repetibilidade
especificidade
exatidão
Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Não é um fator de risco para o desenvolvimento do carcinoma cervical:
fumo.
infecção por papilomavírus humano (HPV).
infecção por Trichomonas vaginalis.
uso de contraceptivos orais.
múltiplos parceiros sexuais.
Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os principais diagnósticos diferenciais da lesão intraepitelial escamosa de baixo grau são:
células escamosas reativas, pseudocoilócitos, células endocervicais reativas e ASCUS.
atrofia e metaplasia escamosa.
atrofia e metaplasia transicional.
células escamosas reativas, pseudocoilócitos, ASCUS e metaplasia escamosa.
células escamosas reativas, ASCUS e metaplasia escamosa.
O preparo de soluções é uma atividade de rotina em um laboratório de biologia. Para tanto, é necessário escolher as vidrarias corretas, adequando a finalidade ao seu uso. Nesse contexto, assinale a opção que contém apenas vidrarias volumétricas:
Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os principais diagnósticos diferenciais da lesão intraepitelial escamosa de alto grau são:
metaplasia escamosa e células escamosas reativas.
atrofia, metaplasia transicional e ASCUS.
células escamosas reativas e atrofia.
metaplasia escamosa, atrofia e metaplasia transicional.
metaplasia escamosa e atrofia.
As vidrarias de uso corrente em laboratório possuem grau de precisão que varia, sendo cada uma adequada à necessidades específicas. Assim, as vidrarias de elevada precisão, calibradas em temperatura conhecida, que trazem inclusive o erro de calibração impresso, não podem ser aquecidas para a preparação de soluções ou para sua secagem, quando ocorre a lavagem.
Com base na situação acima, assinale a vidraria que deve ser aplicada:Biologia - Práticas Laborais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Nas questões de números 46 a 60, assinale a alternativa que melhor corresponde ao diagnóstico do quadro microscópico apresentado.
Lesão intraepitelial escamosa de alto grau.
Lesão intraepitelial escamosa de baixo grau.
Alterações celulares benignas reativas; presença de Candida sp.
Alterações celulares benignas reativas; presença de alterações compatíveis com herpesvírus.
Alterações celulares benignas reativas; presença de colônias de Actinomyces sp.
No manuseio de aparelhos e equipamentos de um laboratório, os cuidados estão diretamente relacionados aos fundamentos do seu funcionamento, ao cuidado do laboratorista e à infra-estrutura do setor. No que diz respeito aos cuidados básicos na manipulação de alguns equipamentos no laboratório, é correto afirmar que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...