Lista completa de Questões sobre Recursos Hídricos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 79 e 80
O balanço hídrico é o resultado da contabilização da quantidade de água que entra e sai de certa porção do solo em determinado intervalo de tempo, sendo influenciado pela precipitação, evaporação, infiltração, entre outros fatores.Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Em regiões como o nordeste do Brasil, a fração da chuva que efetivamente fica retida nas plantas varia ao longo do ano, e, de maneira geral, aumenta em áreas que há elevação dos componentes arbóreos e ao mesmo tempo redução de espécies lenhosas.
Os métodos mais precisos para estimar a interceptação da chuva por uma floresta incluem o numérico de Rutter e o analítico de Gash, sendo necessárias para ambos informações a respeito da capacidade de armazenamento da vegetação na saturação, do coeficiente de chuva livre, da interceptação por galhos e ramos e da evaporação durante a chuva.
Em áreas de reflorestamento, a interceptação da chuva é baixa e depende da espécie, da idade e do espaçamento entre as plantas. Em florestas naturais, esse tipo de interceptação depende de vários outros fatores por exemplo, maior número de espécies, porém, essas florestas apresentam menor variação da interceptação em relação às florestas constituídas artificialmente.
Denomina-se precipitação interna a parte da chuva que atinge a vegetação e fica retida nas partes das plantas.
Texto para as questões 79 e 80
O balanço hídrico é o resultado da contabilização da quantidade de água que entra e sai de certa porção do solo em determinado intervalo de tempo, sendo influenciado pela precipitação, evaporação, infiltração, entre outros fatores.Ainda a respeito do assunto tratado no texto, assinale a opção correta.
O equacionamento geral da infiltração de água no solo é realizado a partir da representação matemática do movimento de água em solo saturado ou pela equação de Darcy.
A equação Manning depende de vários fatores existentes em rios ou em canais naturais, tais como superfície, vegetação, irregularidade, alinhamento, obstrução, tamanho e forma.
A precipitação média em uma área pode ser determinada pelo método da isoietas, que consiste em linhas de igual precipitação, e pelo método de Thiessen, que considera a uniformidade da distribuição dos postos e leva em consideração o relevo da bacia.
O método do balaço hídrico para determinar a evaporação baseia-se na equação da continuidade do lago ou do reservatório, que é teoricamente precisa, e não apresenta dificuldades para a avaliação da vazão afluente e para a precipitação direta sobre o lago.
Uma das principais causas de redução da qualidade da água é a eutrofização, que significa o processo de enriquecimento dos corpos hídricos (rios, açudes, lagos, córregos) por nutrientes (principalmente fósforo e nitrogênio), podendo ocorrer sob condições naturais ou artificiais (aplicação de fertilizantes, dejetos orgânicos, efluentes industriais). São efeitos da eutrofização, EXCETO:
Desenvolvimento de algumas espécies de algas.
Diminuição do oxigênio na água.
Favorece o aumento de bactérias anaeróbias.
Pode atribuir sabor e cheiro desagradável à água.
Incremento da ictiofauna calor específico.
A construção de uma barragem em um rio resulta no acúmulo de água a montante, cujo tempo de retenção é maior do que o originalmente apresentado neste trecho. A lista abaixo apresenta eventos frequentes em represamentos:
I. Aumento da biomassa fitoplanctônica.
II. Redução da produção primária planctônica.
III. Redução da biomassa zooplanctônica.
IV. Acúmulo de sedimento no fundo.
V. Aumento da turbidez da água.
VI. Aumento da profundidade da penetração de luz na água.
Nas condições apresentadas no texto é possível ocorrer APENAS
I, III e V.
I, IV e VI.
II, IV e V.
III, IV e VI.
IV, V e VI.
Os ecossistemas aquáticos continentais podem ser enquadrados em dois tipos principais: lênticos e lóticos, de acordo com a dinâmica da massa de água. Em relação aos ecossistemas aquáticos lênticos, os lóticos apresentam
maior tendência à formação de gradientes ambientais verticais.
maior tendência à autonomia na produção interna de matéria orgânica.
menor tendência ao esgotamento de oxigênio na zona afótica.
ciclos de elementos mais fechados.
menor turbidez na água.
A poluição de um corpo de água pode ter origem pontual (P) ou dispersa (D), dependendo do tipo de fonte. Abaixo seguem diversos tipos de fonte poluidora que entram em uma represa.
I. Efluente industrial.
II. Aplicação de fertilizante em cultivo marginal.
III. Carvão particulado proveniente de queimadas.
IV. Lançamento de esgoto clandestino.
V. Aplicação de agrotóxico em cultivo marginal.
VI. Rompimento de oleoduto.
As fontes I, II, III, IV, V e VI são, respectivamente, de origem
P, P, D, P, D e P.
D, D, P, P, D e D.
P, P, D, D, P e P.
D, P, P, D, P e D.
P, D, D, P, D e P.
Segundo a Resolução CONAMA 357, de 17/03/2005, as águas doces destinadas ao abastecimento humano pertencem às classes "Especial", "1", "2" e "3", que apresentam métodos de tratamento diferenciado:
I. Tratamento convencional ou avançado.
II. Desinfecção.
III. Tratamento convencional.
IV. Tratamento simplificado.
Em relação às classes de qualidade "Especial", "1", "2" e "3", os tratamentos, exigidos para o abastecimento humano são, respectivamente,
II, III, IV e I.
II, IV, III e I.
III, II, I e IV.
IV, II, III e I.
IV, III, II e I.
A eutrofização é um fenômeno, cuja causa primária é o aumento na concentração de N e P no corpo de água. Abaixo são apresentadas algumas consequências desse aumento de nutrientes:
I. Proliferação de algas e plantas superiores.
II. Anoxia na água próxima ao fundo.
III. Aumento da riqueza de espécies.
IV. Aumento da biomassa interna do sistema.
V. Formação de termoclinas.
VI. Redução da condutividade da água.
Está correto o que consta APENAS em
III, IV e VI.
II, IV e VI.
II, III e V.
I, II e IV.
I, II e III.
A DBO e a DQO são, respectivamente, parâmetros utilizados na avaliação da qualidade da água, baseadas nos processos de
produção de oxigênio por algas e oxidação química.
decomposição de matéria orgânica por bactérias aeróbias e oxidação química.
produção de oxigênio por bactérias aeróbias e decomposição química.
decomposição de matéria orgânica por bactérias anaeróbias e oxidação química.
decomposição de matéria orgânica por algas e decomposição química.
As cianobactérias são componentes comuns do fitoplâncton de água doce, tornando-se dominantes em corpos de água eutrofizados. Muitas das espécies deste grupo produzem substâncias tóxicas (cianotoxinas). Foram relacionadas algumas características das cianobactérias:
I. Apresentam limites estreitos de tolerância ambiental.
II. Em altas concentrações indicam características propícias à piscicultura.
III. Podem ter vantagem competitiva sobre outras algas pelo efeito alelopático das toxinas.
IV. Possuem capacidade de fixação de N molecular.
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...