Lista completa de Questões sobre Zoologia Invertebrados para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A relação ecológica esquematizada na figura acima é umexemplo de:
parasitismo.
predação.
parasitoidismo
inquilinismo
comensalismo.
Texto para as questões de 61 a 63
Interações entre plantas, formigas e hemípteros demonstram como essas relações podem contribuir para a dinâmica e manutenção das comunidades. Hemípteros consomem seiva do floema de plantas e, a partir desta, produzem metabólitos importantes para sua sobrevivência. As exudações de hemípteros são ricas em açúcares, lipídeos, aminoácidos, água e alguns minerais, sendo importante na dieta de muitas espécies de formigas. Nesse sistema, as formigas se alimentam do exudado dos hemípteros e, como benefício, estes são protegidos contra predadores e parasitas.A interação entre planta, formiga e hemíptero
não representa um sistema multitrófico porque dele participam organismos de apenas dois níveis tróficos: plantas (1.º), hemípteros (2.º) e formigas (2.º).
não representa um sistema multitrófico porque os organismos que dele participam não apresentam relações tróficas.
representa um sistema multitrófico, do qual participam organismos de três níveis tróficos: plantas (1.º), hemípteros (2.º) e formigas (3.º).
representa um sistema multitrófico, do qual participam organismos de três níveis tróficos: plantas (1.º), formigas (2.º) e hemípteros (3.º).
Texto para as questões de 61 a 63
Interações entre plantas, formigas e hemípteros demonstram como essas relações podem contribuir para a dinâmica e manutenção das comunidades. Hemípteros consomem seiva do floema de plantas e, a partir desta, produzem metabólitos importantes para sua sobrevivência. As exudações de hemípteros são ricas em açúcares, lipídeos, aminoácidos, água e alguns minerais, sendo importante na dieta de muitas espécies de formigas. Nesse sistema, as formigas se alimentam do exudado dos hemípteros e, como benefício, estes são protegidos contra predadores e parasitas.Os animais herbívoros alimentam-se, exclusivamente,
de folhas, ramos e frutos.
de órgãos vegetais.
de órgãos vegetais e substâncias produzidas pelas plantas.
de folhas e ramos.
Texto para as questões de 61 a 63
Interações entre plantas, formigas e hemípteros demonstram como essas relações podem contribuir para a dinâmica e manutenção das comunidades. Hemípteros consomem seiva do floema de plantas e, a partir desta, produzem metabólitos importantes para sua sobrevivência. As exudações de hemípteros são ricas em açúcares, lipídeos, aminoácidos, água e alguns minerais, sendo importante na dieta de muitas espécies de formigas. Nesse sistema, as formigas se alimentam do exudado dos hemípteros e, como benefício, estes são protegidos contra predadores e parasitas.As defesas químicas das plantas contra os herbívoros são compostos
orgânicos não essenciais para o desenvolvimento e a reprodução da planta.
inorgânicos não essenciais para o desenvolvimento e a reprodução da planta.
orgânicos essenciais para o desenvolvimento e a reprodução da planta.
inorgânicos essenciais para o desenvolvimento e a reprodução da planta.
No seio de uma comunidade biológica, o equilíbrio entre as populações depende das interações que se estabelecem entre as diferentes espécies. Observa-se que, na natureza, os organismos estabeleceram entre si associações mais íntimas, de que resultam melhores condições de sobrevivência. Sobre esse assunto assinale a alternativa CORRETA.
Ocorre a disputa entre indivíduos da mesma espécie e em casos especiais entre indivíduos de espécies diferentes, por um ou mais recursos do ambiente.
Quando os indivíduos de uma colônia são semelhantes, fala-se em colônia mesomórfica, como por exemplo a alga colonial Volvox, que vive em água doce.
O cnidário Physalia pelágica, conhecido como caravela-portuguesa, é um exemplo de colônia isomórfica, apresentando especialização e divisão de funções.
Na sociedade os organismos da mesma espécie apresentam certo grau de cooperação, comunicação e divisão de trabalho, contudo conservam um alto grau de dependência e mobilidade, indispensáveis a sobrevivência.
A Obélia, é uma cnidário que apresenta colônia heteromorfa, em que existe indivíduos alimentadores, chamados gastrozóides, e indivíduos reprodutores, chamados de gonozóides.
O conhecimento científico está em constante construção e a todo momento novas descobertas levam os cientistas a reavaliar hipóteses e teorias consagradas e na classificação dos seres vivos não é diferente. Analise as afirmativas abaixo, em que são apresentadas algumas características de grupos de animais e os respectivos filos biológicos aos quais pertencem.
I. São parasitas, principalmente de vertebrados, como é o caso do agente etiológico da esquistossomose (ou barriga d'água) Filo Cnidaria.
II. Foram antigamente usados em Medicina para sangrias, pois liberam um anticoagulante, produzindo assim hemorragias de difícil hemóstase - Filo Annelida.
III. Liberam toxina que ao entrar em contato com a pele de outros animais, incluindo o homem, provoca uma reação urticante Filo Mollusca (Bivalvia).
IV. Grupo com maior número de espécies bem sucedidas na exploração dos mais variados ambientes: terrestre, aéreo, marinho e de água doce - Filo Arthropoda.
V. Responsáveis pela produção das pérolas Filo Platyhelminthes (Trematoda).
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
As afirmativas II e IV são verdadeiras.
As afirmativas I e V são verdadeiras.
O Reino Animalia inclui grande variedade de organismos, distribuídos em muitos filos. No filo Arthropoda encontramos animais dotados de esqueleto externo e patas articuladas por juntas móveis. Numa aula de biologia, os alunos fizeram as seguintes afirmações:
I. o besouro, assim como a borboleta, apresenta uma fase larval no início de seu desenvolvimento.
II. as lagartas são geneticamente e evolutivamente mais aparentadas às minhocas que os besouros.
III. ao contrário dos besouros, que possuem sistema circulatório fechado, com hemoglobina, as borboletas e as minhocas possuem sistema circulatório aberto, sem hemoglobina.
É CORRETO apenas a afirmativa em:
I
II
III
I e II
II e III
O carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) pode transmitir ao homem a febre maculosa que é uma grave enfermidade. Esse ácaro tem como hospedeiros preferenciais os equinos, mas também ataca bovinos, cães, capivaras e outros animais, além do homem. Nos últimos anos, por falta de predadores naturais, o número de capivaras vem aumentando em algumas áreas urbanas do interior do Estado de São Paulo e com esse aumento casos de febre maculosa têm ocorrido. O agente causador dessa enfermidade é:
Rickettsia rickettsii.
Yersinia pestis.
Coxiella burnetii.
Rickettsia typhi.
Borrelia burgdorferi.
A partir das informações do texto acima, julgue os itens de 85 a 90.
O zumbido dos mosquitos e a zoada dos grilos são oriundos das cordas vocais situadas nas traqueias desses animais.
Sobre a notícia acima, está correto afirmar que
a modificação genética do mosquito A. aegypti foi feita com proteínas de drosófila.
o código genético do mosquito foi alterado com RNA proveniente das moscas.
trechos de DNA de drosófila foram inseridos no DNA de Aedes aegypti.
proteínas geneticamente modificadas foram introduzidas no mosquito.
as proteínas produzidas são responsáveis pela morte de machos adultos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...