Lista completa de Questões de Biologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos conceitos mais consistentes na ecologia relaciona-se à biogeografia, ou seja, à relação entre a riqueza de espécies e a área de um habitat. De acordo com a biogeografia, que considera cada fragmento de uma área fragmentada uma ilha,
nos fragmentos maiores, estão presentes todas as espécies presentes nos fragmentos menores.
nos fragmentos menores, estão presentes as mesmas espécies dos fragmentos maiores, porém em densidades mais baixas.
há menos espécies nos fragmentos menores que nos maiores.
há o mesmo número de espécies nos fragmentos de mesmo tamanho.
Com a abertura de uma clareira em uma floresta, inicia-se um processo de sucessão secundário. Nesse processo, a diversidade
é igual no início e no fim do processo.
final é maior que a diversidade observada antes da abertura da clareira.
inicial é menor que a diversidade final.
mantém-se estável ao longo de todo o processo.
O processo natural de recuperação de área perturbada, denominado sucessão ecológica secundária, se inicia com um conjunto de espécies, conhecidas como pioneiras. Ao longo desse processo, novas espécies surgem e ocupam o lugar de suas antecessoras até chegar ao que se conhece como comunidade clímax. A comunidade clímax
tem a menor diversidade ao longo do processo de sucessão.
é o resultado do aumento de complexidade ao longo do processo de sucessão.
está sempre em expansão.
contém todas as espécies do processo de sucessão.
A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
Trichoderma sp. é um agente de controle biológico e apresenta potencial para controlar podridões radiculares e murchas vasculares causadas por Rhizoctonia, Sclerotinia, Sclerotium, Fusarium, Verticillium e Fusarium. Seu único modo de ação envolve o mecanismo de parasitismo.
As aves desempenham papel importante como dispersores, devido a sua abundância e frequência com que se alimentam de frutos. Elas têm um imprescindível valor na regeneração das florestas, contribuindo para a sua reconstituição. Nesse contexto, na reconstituição de um ambiente florestal, recomenda-se
evitar a introdução de poleiros, porque eles atraem, inclusive, aves que não contribuem para o processo de recuperação.
introduzir espécies de aves para acelerar o processo de recuperação.
eliminar os predadores de aves para acelerar o processo de recuperação.
privilegiar o restabelecimento da avifauna.
A diversidade dentro de um habitat ou tipo de comunidade não deve ser confundida com a diversidade de uma paisagem ou de uma região que contém vários habitats. Assinale a opção correspondente à denominação/definição correta de diversidade.
Diversidade Alfa: corresponde àquela diversidade entre habitats.
Diversidade Ômega: corresponde à diversidade encontrada em determinada população.
Diversidade Beta: corresponde à diversidade dentro de um habitat ou dentro de uma comunidade.
Diversidade Gama: é a diversidade de uma grande área regional, bioma, continente, ilha etc.
Áreas com recursos e condições necessárias para que uma população persista são denominadas manchas de habitat, ou simplesmente habitat. O termo metapopulação corresponde a um conjunto de
populações não conectadas, com funções independentes em um mesmo habitat.
subpopulações conectadas por movimentos ocasionais de indivíduos entre elas.
indivíduos de uma espécie que vivem em uma mancha de habitat.
subpopulações conectadas por comunidades que vivem em manchas diferentes de habitats.
Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva dos pescados cultivados ou oriundos da pesca extrativista, a Bahia Pesca reestrutura e moderniza as unidades de beneficiamento de pescado existentes e implanta novas unidades em diversas localidades do estado. Com isso, agrega-se valor ao produto processado, forma-se mão de obra qualificada e amplia-se o desenvolvimento local por meio da geração de emprego e renda para as comunidades de pescadores e aquicultores. Assinale a opção correspondente às principais unidades de beneficiamento de pescados, implantadas pela Bahia Pesca.
Camacan, Paulo Afonso, Prado, Tamari e Taperoá
Camacan, Paulo Afonso, Prado, Taperoá e Valença
Fonte Nova, Paulo Afonso, Tamari, Taperoá e Valença
Camacan, Fonte Nova, Paulo Afonso, Prado e Taperoá
Uma área degradada pode regenerar-se naturalmente quando há algum fator biológico que seja capaz de iniciar a recuperação, como a existência de um banco de sementes no solo e a presença de vetores de polinização e dispersão no local. A inexistência desses fatores, por sua vez, pode dificultar a regeneração desse ambiente, sendo necessária uma intervenção externa para sua recuperação. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Os termos recuperação e restauração de ecossistemas degradados referem-se ao mesmo processo biológico.
As técnicas de controle de erosão são importantes para a recuperação de áreas degradadas, pois a falta de cobertura vegetal acelera os processos erosivos em áreas mais instáveis, como margens de rios.
Quanto menor for o nível de alteração do ambiente, mais lentamente ocorrerá o processo de regeneração natural.
A presença ou ausência de certas espécies, bem como a sua densidade, pode indicar a qualidade do ambiente, mas não a degradação dos ecossistemas.
A ictiofauna brasileira compreende 2.300 espécies em água doce e 1.298 espécies marinhas. O estudo sistematizado da ameaça de extinção de espécies de peixes no Brasil teve início em 1989, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Zoologia. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A intensa exploração pesqueira, com exceção da pesca de subsistência, incluindo aspectos particulares como a caça submarina e a captura para o comércio aquarista e de medicina popular, tem levado diversas espécies à situação de sobrepesca ou ameaça de extinção.
A bacia Amazônica é, de longe, a mais rica em espécies no Brasil (aproximadamente 1.400 espécies no território brasileiro), deve sua riqueza não apenas à sua grande área, mas também a fatores históricos, juntamente com sua heterogeneidade ecológica e complexidade geomorfológica.
Atualmente, têm-se informações necessárias para a aplicação dos critérios de avaliação do estado de conservação em peixes marinhos, bem como dados populacionais suficientes e informações sobre aspectos biológicos gerais para a maioria das espécies.
Os maiores impactos, estimados a partir dos dados preenchidos nas fichas de avaliação das espécies da ictiofauna marinha brasileira, são causados pela introdução de espécies exóticas e pelas ameaças indiretas, tais como falta de alimentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...