Lista completa de Questões de Biologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para a determinação da qualidade da água para consumo humano, diferentes características devem ser avaliadas, considerando-se os tipos de risco à saúde humana. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A qualidade da água, em saúde pública, deve ser avaliada essencialmente por características organolépticas.
O risco químico está mais frequentemente associado ao surgimento de doenças crônicas, após longos períodos de exposição, afetando sobretudo a população adulta.
O risco radiológico, em razão da dimensão dos seus efeitos adversos, deve ter redução prioritária em relação ao risco químico, independentemente do tipo de comunidade e do histórico do manancial.
Turbidez e dureza são consideradas variáveis de risco físico que geram perigo direto à saúde humana.
A coleta e a análise de amostras de água em ambientes lóticos, como rios, envolvem métodos e técnicas que, se não observados, podem comprometer os resultados da pesquisa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Coletas para determinação de elementos dissolvidos na água devem ser realizadas no mínimo em três profundidades distintas, pois esses elementos geralmente estão distribuídos de forma heterogênea ao longo da coluna dágua.
É possível determinar, por métodos titulométricos clássicos, concentrações iônicas de amostras com condutividades elétricas altas e baixos teores de material orgânico dissolvido.
Condutividade, pH e oxigênio dissolvido devem ser determinados em laboratório, em razão da dificuldade de aferir esses parâmetros durante os procedimentos de campo.
A determinação de nutrientes como nitrato e fosfato em meio líquido somente pode ser feita com auxílio de equipamentos acurados, de alta precisão e sensibilidade, como o espectrômetro de massa.
Uma variável de grande importância para o balanço hídrico de uma bacia é a evapotranspiração, que pode ser considerada como a perda de água por evaporação do solo e transpiração da planta. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Para estimativas diárias de evapotranspiração com base na radiação solar, o saldo de radiação deve ser medido de forma indireta, evitando-se flutuações momentâneas de intensidade.
Em razão do elevado calor específico da água, as medições da temperatura do ar, aliadas a cálculos estatísticos, são satisfatórios para estimar a evapotranspiração potencial em clima de verão úmido.
Os lisímetros, estruturas com reservatório de mais de 1m3 de solo, com bordas pequenas para não prejudicar os fluxos de ar e calor do solo adjacente, são comumente utilizadas para determinar a evapotranspiração.
O balanço hídrico com objetivo de cálculo da evapotranspiração deve ser elaborado para intervalos de tempo curto, não superiores a 24 horas.
Para o preenchimento das falhas nos anos de 2008 e 2010, deve-se utilizar o resultado obtido pela média aritmética dos valores registrados no posto 3 nos demais anos.
Para o ano de 2008, a precipitação média foi de 576 mm.
Esse método desconsidera as variações geográficas da precipitação.
Esse é o método mais indicado para regiões com cobertura de postos de medição pouco densas.
A descarga de água é um dos parâmetros mais importantes no estudo dos rios e influencia diversos fatores, entre eles, a concentração de oxigênio dissolvido. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Para obter uma boa medida de descarga de água, as medições devem ser efetuadas em locais onde haja planícies de inundação ou ilhas que desviem a corrente.
Na medição de descarga em pequenos rios, em razão da maior flutuação desses corpos dágua, a frequência de amostragem deve ser maior quando comparada à medição em grandes rios.
Para medir a velocidade da corrente, deve-se dar preferência a um flutuador, que apresenta precisão superior a do molinete.
Descarga de água pode ser entendida como o produto da divisão da velocidade da corrente pela seção transversal analisada.
Os comitês de bacia hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Compete a esses comitês
estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos.
arbitrar, em última instância administrativa, os conflitos referentes aos recursos hídricos.
manter atualizado o cadastro de usuários de recursos hídricos da bacia hidrográfica.
gerenciar o sistema de informações de recursos hídricos.
A qualidade das águas superficiais é afetada, principalmente, por
despejo de esgotos domésticos sem tratamento.
expansão da fronteira agrícola e da pecuária.
despejo de efluentes industriais.
uso de água para a irrigação na agricultura.
A presença de mata ciliar
provoca o acúmulo de água no corpo dágua, razão por que é uma das principais causas de enchentes.
contribui para a estabilidade das encostas de um rio, apesar de ocasionar a diminuição de seu volume de água.
reduz o efeito dos pingos de chuva sobre o solo, o transporte de partículas do solo e, consequentemente, minimiza o assoreamento dos rios.
auxilia na interceptação da chuva, pois reduz a infiltração da água no solo e, consequentemente, aumenta a disponibilidade de água no rio.
Quanto à poluição ambiental e à contaminação hídrica, assinale a opção correta.
Os principais efluentes responsáveis pela poluição hídrica caracterizada pela alteração das propriedades físicoquímicas de um corpo dágua em decorrência da introdução de qualquer matéria ou energia são resíduos industriais, comerciais, agrícolas e esgotos domésticos.
O lançamento de esgoto nos meios aquosos pode comprometer a qualidade da água, pela interação com a biota do corpo hídrico, o que não acontece no caso de lançamento em lençóis freáticos, devido à capacidade de regeneração das águas subterrâneas.
No processo de purificação da água por decantação, um processo físico, os agentes patogênicos, como os causadores de cólera, meningite e hepatites A e B, são eliminados pela adição de cloro e pela utilização de radiação eletromagnética.
A presença, na água, de coliformes fecais e sedimentos de terra e a dissipação e transferência de calor são consideradas poluição hídrica por agentes físicos.
O impacto ambiental pode ser causado por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança, o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
Os processos ambientais modificados na eutrofização, ciclagem de nutrientes e bioacumulação de metais pesados estão associados somente à poluição atmosférica.
Conforme o grau de perturbação e a resiliência do ambiente degradado, pode ocorrer, mesmo em áreas abandonadas, um processo de regeneração, denominado recuperação espontânea.
Mesmo ações humanas simples, como a lavagem de louça ou a utilização de trios elétricos no carnaval, impactam negativamente o ambiente. Nesses dois casos citados, os principais impactos são a deterioração da qualidade da água, a emissão de compostos orgânicos voláteis e a contaminação do solo.
A substituição de florestas por culturas agrícolas, assim como a abertura de estradas, são ações preventivas à erosão, por favorecerem a integridade do solo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...