Lista completa de Questões de Biologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o novo Código Florestal Brasileiro, áreas de preservação permanente (APP) são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Acerca da intervenção ou supressão de vegetação em APP, assinale a opção correta.
Somente as secretarias do meio ambiente podem autorizar intervenção em APP.
A intervenção ou a supressão de vegetação em APP pode ser autorizada quando a atividade a ser desenvolvida na área for de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental.
A autorização para a intervenção em APP para extração de substâncias minerais independe da realização de estudo e elaboração de relatório de impacto ambiental.
As forças armadas têm de ter licença para desenvolver atividades que impliquem intervenção ou supressão de vegetação em APP.
O manejo adequado de ecossistemas é uma importante estratégia de conservação da biodiversidade, pois, diferentemente do manejo tradicional, cujo foco é a conservação de uma espécie ou recurso natural isolado, caracteriza-se pela análise do recurso natural dentro de sua população ou comunidade. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
As invasões de espécies exóticas plantas, animais e microrganismos causam danos significantes à biodiversidade de ecossistemas naturais, mas não oferecem riscos à saúde humana.
Os corredores ecológicos, mesmo tendo como objetivo evitar a fragmentação de forma definitiva de remanescentes de ecossistemas naturais por meio da criação de corredores de vegetação entre eles, não são considerados medidas de conservação de espécies, dado seu alcance limitado.
A criação de unidades de conservação, a fiscalização e as atividades de pesquisa no ecossistema manejado, diferentemente das atividades de ecoturismo, constituem medidas de conservação de espécies.
O defeso consiste em importante medida de proteção da piracema, adotada com o objetivo de coibir a pesca predatória durante esse período.
As áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade devem ser criadas por meio de simples portaria ministerial, entendendo-se por biodiversidade, a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte, compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
A biodiversidade ainda carece de um conceito jurídico definido e, por não representar uma fonte de divisas significativas para o país, como é o caso do turismo, é um tema que passa despercebido por parte do governo, limitando-se este a promover campanhas educativas, a exemplo da campanha para a redução do desmatamento.
As áreas degradadas e desflorestadas são prioritárias para a conservação e utilização sustentável dos recursos provenientes da biodiversidade, pois, em razão da necessidade de recuperação de sua cobertura florística, para que se alcance o meio ambiente ecologicamente equilibrado, será possível a criação de novas formas de vida e habitats diferenciados para as espécies ameaçadas de extinção.
A Baía de Camamu está excluída das áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e para a repartição dos benefícios da biodiversidade devido à sua vocação prioritária ao turismo e à grande antropização do local.
O texto acima, da década de 60/70 do século passado, ainda se mostra atual quando se trata de políticas para o desenvolvimento do campo. Acerca das atuais políticas públicas de desenvolvimento para o campo, é correto afirmar que elas
favorecem a manutenção e o crescimento do agronegócio intimamente ligado ao aumento da mecanização para alta produção, em detrimento da liberação de mão de obra e da exploração do meio ambiente, dinâmica desleal para o aspecto social.
consideram e protegem os pequenos agricultores que não acompanham o progresso tecnológico da agricultura comercial de grande escala para que eles não precisem se agregar aos grandes latifúndios.
investem significativamente em educação para que os trabalhadores rurais não se direcionem para o meio urbano sem a qualificação necessária, incrementando a diferenciação, ou melhor, a exclusão social, característica do inchaço urbano.
incentivam e subsidiam novas formas de utilização do território, consideram prioritária a diversidade de realidades existentes no campo para os investimentos econômicos e eliminam gradativamente as diferenças no meio rural.
As características biológicas, obtidas por meio de exames bacteriológicos e hidrobiológicos, são fundamentais para avaliação da qualidade da água e escolha da tecnologia de tratamento adequada. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Coliformes totais são bacilos gram-negativos pertencentes, entre outros, aos gêneros Escherichia e Klebsiella, cuja presença não necessariamente determina contaminação fecal.
Coliformes termotolerantes são os principais indicadores de poluição em águas.
Bactérias heterotróficas determinadas após incubação em meio de cultura a 22 ºC são de grande relevância sanitária e indicam poluição recente.
Os humanos são hospedeiros obrigatórios da Escherichia coli, motivo pelo qual a presença desse tipo de bactéria na água determina contaminação por fezes humanas.
No tocante à biodiversidade e aos ecossistemas brasileiros, assinale a opção correta.
As alterações ambientais que ocorreram em diferentes partes do planeta no último ano estão afetando positivamente os ecossistemas naturais, tendo causado, por exemplo, aumento da biodiversidade, por meio da modificação e aumento de habitats naturais e pelo modelo usual de ocupação do solo.
Aproximadamente 10% do território do estado da Bahia é ocupado por UCs federais e estaduais que abrangem diversos biomas brasileiros, como a Mata Atlântica, a caatinga, o cerrado e o Pantanal, além dos biomas costeiro e marinho.
A diversidade biológica pode ser entendida como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos, outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte.
A conservação da biodiversidade brasileira, praticamente inesgotável, tem papel secundário na saúde e no bem-estar humanos.
Considera-se uma espécie extinta de determinada localidade quando
a espécie não é mais encontrada nessa localidade por determinado tempo.
poucos indivíduos dessa espécie são encontrados na natureza.
essa espécie não se reproduz mais em ambientes naturais.
suas populações são muito pequenas.
Considere que um fazendeiro tenha constatado a morte de parte de seu rebanho de gado após os animais terem ingerido água de uma lagoa que margeava sua propriedade. Ao analisar amostras da água, constatou-se a presença de grande quantidade de cianobactérias do gênero Anabaena. Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Grandes concentrações de cianobactérias normalmente estão associadas à alta turbidez da água, que favorece a proliferação do microrganismo.
A morte do gado está associada à ingestão dessas cianobactérias patogênicas, de rápida proliferação no organismo de mamíferos.
A proliferação desses microrganismos afeta a quantidade de oxigênio disponível na água, mas tem pouca relevância como possível causa da morte do gado.
Cianobactérias do gênero Anabaena podem liberar toxinas na água capazes de afetar o sistema nervoso dos animais e leválos à morte.
Os diversos órgãos que compõem o corpo humano trabalham em perfeito equilíbrio para que todos os processos fisiológicos ocorram adequadamente. Com relação à fisiologia do corpo humano, julgue os itens que se seguem.
O processo de bombeamento de sangue para o interior dos átrios no coração é realizado pelos ventrículos.
A respeito de conceitos ligados a biodiversidade global e biologia da conservação, assinale a opção correta.
Extinção é o grau no qual um conjunto de organismos mantém sua composição, sua estrutura e sua função ao longo do tempo, se comparado a um conjunto que não tenha sido alterado pelas ações humanas.
Estocasticidade é uma operação do acaso na natureza, ocorrida de tempos em tempos, como por exemplo: a possibilidade de um indivíduo sobreviver, a chance de gerar um ou dois descendentes, ou a possibilidade de experimentar uma temporada ruim de crescimento.
Integridade ecológica é a variedade de organismos vivos em todos os níveis de organização, incluindo genes, espécies, níveis mais altos de taxonomia e a variedade de habitats e de ecossistemas.
Diversidade biológica se refere ao término de uma linha evolutiva. Pode ocorrer como resultado de ações humanas ou não humanas. No entanto, a taxa de extinção devida à ação humana é muito maior atualmente que a taxa geralmente encontrada nos registros fósseis, antes da interferência humana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...